Se você não perde uma boa oportunidade para se atualizar gastando pouco ou nada, essa é pra você. Confira os cursos gratuitos da UniverSUS com temas atuais e nada óbvios para quem é da área da saúde! Todos eles, claro, importantíssimos para os dias de hoje.
Você já deve saber, mas não custa repetir: a área da saúde está cada vez mais competitiva. Ou seja, sai na frente quem desenvolve conhecimentos e competências para além do tradicional.
São muitas as novidades, tirando os assuntos essenciais para quem é da equipe multiprofissional. Aqui, adoramos a possibilidade de compartilhar com vocês dicas como essas, que te fazem ir mais longe!
Mercado competitivo: Conheça 5 formas para se manter atualizado em sua carreira
Cursos gratuitos da Universus com temas nada óbvios
Atualizações são sempre bem-vindas. Ainda mais quando é possível ter flexibidade, fazer nosso horário. Aqui, você confere quatro cursos gratuitos da UniverSUS com temas nada óbvios.
São oportunidades que estão com inscrições abertas. Em comum, o fato de abordarem temas importantes, atuais e nada óbvios!
Dá só uma olhada! Vamos começar com o mais curto deles. O tema é super sensível e importante!
Entrevista familiar para doação de órgãos
A proposta é auxiliar a equipe assistencial nos momentos delicados de comunicação entre profissionais de saúde e familiares de potenciais doadores de órgãos e tecidos que têm suspeita de morte encefálica.
Esse é um tema que tem tudo a ver com a atenção multiprofissional e vai desde a internação. Ele contempla a abertura do protocolo de morte encefálica e a entrevista familiar para a doação de órgãos.
Sabemos o quanto isso pode ser difícil. Este curso é justamente para apoiar o acolhimento à família que perdeu um ente querido e esclarecer sobre as etapas do processo de doação.
Olha como isso é relevante!
Pois é, o curso dura só 2 horas. Ele é recomendado para: profissionais de saúde que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Central Estadual de Transplante (CET).
Também podem se inscrever profissionais da saúde em geral interessados na temática.
O curso mostra as técnicas utilizadas para apoiar a comunicação. O foco é na qualificação do método de entrevista familiar durante as quatro etapas do processo de doação.
Quem realizar o curso vai se aprofundar sobre a entrevista familiar que deve acontecer entre os profissionais da saúde que prestam cuidados ao paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e os familiares.
As matrículas vão de 21/06/2021 a. 30/11/2021. O Período de realização é 21/06/2021 a 31/12/21.
Prevenção ao Suicídio
O objetivo do curso é promover o acesso à informação sobre prevenção ao suicídio. Nesse sentido, a ideia é contribuir para qualificar adultos na atuação junto a adolescentes de 11 a 18 anos.
Tudo de forma didática e acessível. Entendemos que esse conhecimento é bem necessário para quem é da área da saúde. E você?
Ele se destina a profissionais da saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes e movimentos sociais.
Gostou da ideia? No curso você aprenderá mais sobre Suicídio na atualidade; Os impactos sociais do suicídio e a necessidade de políticas públicas; Transtornos mentais e suicídio na infância e adolescência; Prevenção, proteção e pósvenção ao suicídio.
Ah, a duração é de 40 horas. Dá super para encaixar na rotina, né? Ainda mais que é do tipo autoinstrucional, o que te dá autonomia e mais independência na hora de estudar.
A Matrícula é de 28/06/2021 a 30/11/2021 e o curso fica disponível de 28/06/2021 a 31/12/2021.
Prevenção da Automutilação
Mais outro curso que é bem relevante. A proposta aqui é debater e promover o acesso a informações que podem ser úteis na prevenção de comportamentos automutilatórios.
Assim como no curso anterior, a ideia é, principalmente, contribuir para qualificar adultos para atuar junto a adolescentes de 11 a 18 anos.
O curso é voltado para profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes e movimentos sociais.
Você vai ver no curso: noções gerais sobre a Automutilação; Automutilação: Abordagem prática de prevenção e Intervenção.
Atenção, interessados! A matrícula é 05/07/2021 a 30/11/2021. O curso pode ser realizado de 05/07/2021 a 31/12/2021.
A carga horária é de 20 horas. Curtiu?
Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN)
Este curso tem a proposta de fortalecer o papel dos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) nas ações voltadas ao saneamento e cuidado ambiental.
O foco é contribuir com a melhoria das condições sanitárias e do acesso à água de qualidade.
Ele é oferecido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) / Ministério da Saúde e abordará temas como: Histórico e Estrutura da SESAI; Conhecendo o perfil e trabalho do AISAN e Orientações gerais de Prevenção da Covid-19.
O público-alvo é Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e interessados.
A matrícula pode ser feita de 17/05/2021 a 30/11/2021. O curso fica disponível para acessso de 17/05/2021 a 31/12/2021.
Assim como o curso acima, a carga horária é de 20 horas.
Como ser gestor da sua carreira? 7 dicas para se destacar no mercado
Quer ficar por dentro de mais oportunidades legais como essas?
Acompanhe o blog da Sanar Saúde e acompanhe as novidades que impulsionam sua carreira!