Ministério da Saúde anuncia editais para programas de Residência Multiprofissional em Saúde

Ministério da Saúde anuncia editais para programas de Residência Multiprofissional em Saúde

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, confirmou na quinta-feira (16/02) a publicação, para março, de editais do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), com a oferta de 837 bolsas para programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde e 963 bolsas para programas de Residência Médica.

“Estamos em diálogo com o MEC (Ministério da Educação) no sentido de discutir e mapear as especialidades mais necessárias para o SUS”, afirmou Isabela.

A definição da quantidade de vagas e as especialidades está baseada nos dados apresentados pelo estudo coordenado pelo professor Mário Scheffer, “Demografia Médica no Brasil 2023”. O estudo aponta os desafios enfrentados no país e destaca a dispersão de profissionais.

De acordo com Mário, é preciso atualizar e regulamentar a abertura de cursos e vagas, além de criar um novo modelo de avaliação da qualidade de formação e o equilíbrio aceitável entre ofertas e necessidades. “É necessário definir, por exemplo, quais especialidades são estratégias para a saúde e como atrair e fixar esses profissionais em locais mais vulneráveis”, afirmou.


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros da Sanar!


Você quer ser aprovado em Residência Multiprofissional em 2023? Então estude com materiais desenvolvidos por especialistas que já aprovaram milhares de profissionais da Saúde pelo Brasil!

Sabemos que você não arriscaria jogar sua aprovação fora, por isso te aconselhamos a investir na melhor preparação possível para este Concurso. Com os livros da Sanar, você terá garantido um estudo bem direcionado, focado no que cai na prova e com as metodologias mais assertivas do mercado!

Fazemos produtos especialmente voltados para profissionais da Saúde, porque estamos ao seu lado na luta por maior reconhecimento profissional, sucesso na carreira e realização pessoal. Acreditamos no melhor da Saúde! Por isso te ajudaremos a chegar o mais longe possível. Começando pelo seu nome na lista de aprovados!

Estaremos ao seu lado em toda a jornada, pode confiar!! Confira abaixo os materiais preparatórios de acordo com sua área:
Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia

Dê o próximo passo da sua carreira com a Sanar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?