Você sente dificuldade em estudar Farmacologia? Então, confira 9 dicas incríveis de como estudar essa matéria desafiadora!
O conhecimento acerca dos fármacos e sua interação com o organismo é fundamental para profissionais da área de saúde que lidam direta ou indiretamente com prescrição. Todavia, durante a graduação, muitos estudantes sentem dificuldade em estudar Farmacologia.
Os desafios para o estudo desta matéria são diversos:
- Quantidade de conteúdo;
- Densidade dos assuntos;
- Memorização dos diversos mecanismos de ação, representantes das classes, entre outros.
A boa notícia é que, apesar da Farmacologia ser uma matéria desafiadora, existem métodos de estudo e materiais que podem otimizar seu aprendizado.
Quer saber quais? Confira 9 dicas incríveis de como estudar Farmacologia!
ÍNDICE
- Se conheça
- Saiba o básico sobre Farmacologia
- Use mnemônicos
- Faça mapas mentais e flashcards
- Responda questões de Farmacologia
- Realize revisões estratégicas
- Explique o que estudou
- Saiba quais assuntos estudar em Farmacologia
- Invista em bons materiais
1 – Se conheça
Para começar, lembre-se que não existe maneira correta de estudar. O que existe são métodos que costumam funcionar melhor para diferentes pessoas.
Portanto, é importante conhecer o que funciona melhor para você. Observe seu nível de aprendizado e evolução enquanto testa métodos diferentes e invista tempo naqueles que te dão um melhor resultado.
2 – Saiba o básico sobre Farmacologia
Nunca pule etapas! Não adianta querer avançar nos conteúdos se você ainda não sabe o básico, pois ter domínio do mesmo é fundamental para o entendimento de assuntos mais difíceis.
Dessa forma, se dedique em aprender Farmacocinética, Farmacodinâmica e outros assuntos base da Farmacologia.
3 – Use Mnemônicos
Uma das maiores dificuldades no estudo da Farmacologia é a memorização de algumas informações. Uma forma de superar isso é fazendo uso de técnicas mnemônicas, pois elas te ajudam a memorizar e fixar o que já foi estudado.
Um exemplo é o uso do acrônimo de RESPIração para fixar os fármacos utilizados no tratamento da tuberculose: Rifampicina, Etambutol, Streptomicina e Isoniazida.
Esse e outros exemplos de mnemônicos você encontra no Coleção Farmácia Resumida.
4 – Faça mapas mentais e flashcards
Mapas mentais e flashcards possuem muitos benefícios para a rememoração de conteúdos. Por serem métodos de estudo ativos, eles são importantes ferramentas para a construção da memória de longo prazo.
Mapa mental é uma estratégia que utiliza palavras-chave, setas, fluxos e imagens, contribuindo para a memorização dos assuntos. Nele, você pode utilizar mnemônicos também, o que auxilia ainda mais no processo de aprendizagem.
Veja um exemplo de mapa mental na imagem abaixo:
Esse e outros mapas mentais você encontra no livro Coleção Farmácia Resumida – Volume 1.
Os flashcards, por sua vez, podem ser usados para revisar o que foi estudado e testar conhecimentos. Eles consistem em cartões com perguntas e respostas ocultas.
Com isso, ao estudar através de flashcards, você pode se desafiar a acertar as respostas, o que ajuda ainda mais no armazenamento das informações.
Veja um exemplo de flashcard nas imagens abaixo:
Esse e outros flashcards você encontra no livro Coleção Farmácia Resumida – Volume 2.
5 – Responda questões de Farmacologia
Uma estratégia de estudo clássica e muito eficiente é responder questões. Elas te inserem em um contexto prático e te ajudam a exercitar o conteúdo que foi estudado.
Todavia, mais importante do que responder questões, é observar, a partir delas, suas dificuldades e qual o seu nível de aprendizado. Fazendo isso, você saberá quais assuntos precisa estudar mais.
6 – Realize revisões estratégicas
A curva de esquecimento é um conceito que demonstra que algumas informações adquiridas são esquecidas com o passar do tempo.
Para evitar esquecer assuntos importantes da Farmacologia e de outras matérias, realize revisões dos conteúdos com intervalos de alguns dias entre as revisões:
- 1ª revisão: nas primeiras 24h.
- 2ª revisão: 7 dias depois.
- 3ª revisão: ao final de 30 dias.
- Outras revisões: de 30 em 30 dias.
Você pode fazer as revisões através de flashcards, mapas mentais, fichamentos ou resumos.
7 – Explique o que estudou
Algumas pessoas dizem ter maior facilidade em aprender assistindo aulas, outras realizando leituras ou escrevendo. Mas, segundo a pirâmide de aprendizagem proposta pelo psiquiatra William Glasser, a melhor forma de aprender e fixar o que foi aprendido é ensinando!
Você pode explicar a si mesmo em voz alta ou a alguma outra pessoa. Se tiver um grupo de colegas para discutir o que estudaram, melhor ainda!
Fazendo isso, você estará aplicando tudo o que foi estudado a partir dos métodos e dicas anteriores e terá um melhor rendimento.
Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!
8 – Saiba quais assuntos estudar em Farmacologia
Agora que você já sabe métodos para estudar Farmacologia, que tal seguir uma ordem de estudo para os assuntos?
Depois de aprender os conteúdos básicos da Farmacologia e construir uma base sólida, podemos caminhar para o estudo de assuntos mais específicos!
Uma forma de fazer isso é dividindo os estudos por cada classe de medicamentos: Antidiarreicos, Anticoagulantes, Antiagregantes plaquetários e por aí vai…
Estude sobre os principais representantes dessas classes, bem como mecanismo de ação, indicação e contraindicação, interações medicamentosas e efeitos adversos.
E não esqueça de aplicar os métodos de estudo citados anteriormente para ter um processo de aprendizagem ainda mais eficiente!
9 – Invista em bons materiais
Depois de ver dicas sobre como estudar, saiba agora onde encontrar os melhores materiais de estudo!
A Sanar Saúde possui diferentes recursos que podem facilitar o seu aprendizado sobre a Farmacologia, como os livros Coleção Farmácia Resumida e Mapas Mentais em Antibióticos.
Se você é estudante de Farmácia ou farmacêutico, o Sanar Note Farmácia pode te ajudar a realizar consultas rápidas sobre informações da prática e conduta profissional!
Os assuntos do Sanar Note Farmácia são categorizados em três seções: Fundamentos para a Prática Profissional, Farmácia Hospitalar e Drogarias. Tudo isso de forma resumida e esquematizada, que cabe no bolso do seu jaleco!
Posts relacionados: