Farmácia e Gestão Hospitalar: relação entre preço e valor

Você está atuando como um gestor farmacêutico ou pensando em trabalhar na área e está se perguntando quais são os principais desafios da área?

Convidamos nosso professor da Pós-Graduação em Farmácia, Everton Fias, mestrando em assistência farmacêutica, para conversar sobre uma das principais dificuldades que ele passou: a relação entre preço e valor e o equilíbrio financeiro do hospital.

Preço e valor na gestão hospitalar

Um dos grandes desafios que Everton enfrentou na vida prática como gestor farmacêutico, principalmente iniciando na gestão pública, foi o entendimento de preço e valor.

Infelizmente, é comum que alguns gestores acreditem que para ter o menor custo empenhado dentro do hospital é necessário realizar a compra mais barata do produto.

Ou seja, comprar o produto mais barato do mercado, achando que, quanto menor for o gasto, maior será a economia do hospital, fazendo com que, consequentemente, a balança dos gastos do hospital esteja sempre positiva.

Mas nem sempre essa é a resposta e, às vezes, “o barato sai caro”. Para o professor Everton, é nesse momento que entra o entendimento das diferenças entre preço e valor.

Qual a diferença entre preço e valor?

Preço é o que está empenhado para ter o produto, o famoso “custa quanto?”. Por sua vez, valor é a importância e o resultado que esse produto vai desempenhar durante a assistência.

Dois antibióticos, por exemplo, podem atender ao mesmo público e tratar pacientes com a mesma condição. Um dos produtos pode ter um preço consideravelmente menor e, dessa forma, um gestor que não consegue entender estrategicamente o tratamento poderia facilmente comprar esse medicamento, sem realizar mais avaliações.

Contudo, com o passar do tempo, esse produto pode se tornar mais caro por demandar mais tempo de internação, mais aplicações ou ainda desenvolver outras complicações nos pacientes, por exemplo.

Por isso, e tendo sempre o paciente como foco do atendimento, é necessário levar em conta outros fatores além do preço na hora de comprar ou gerenciar um medicamento ou serviço.

Banner Geral - Sanar Saúde

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?