Desafios da Gestão Hospitalar

Se você trabalha na gestão hospitalar ou começou a se interessar pela área, já deve ter percebido os inúmeros desafios enfrentados no dia a dia do profissional responsável.

Aqui, vamos falar sobre a cadeia da saúde e quais os problemas mais comuns de serem enfrentados em cada etapa e estratégias que podem ser usadas para auxiliar nesse processo.

O que é Gestão Hospitalar?

Gestão Hospitalar, Gestão da Saúde ou Administração Hospitalar são termos utilizados para se referir ao campo de atuação relacionados ao gerenciamento de sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados.

No escopo dessa área estão presentes atividades que vão desde a gestão da equipe de trabalho aos processos hospitalares – dependendo da demanda da empresa, hospital, laboratório ou clínica.

Esse é um campo que vem se desenvolvendo e aumentando a demanda por profissionais especializados, uma vez que há um aumento na abertura de estabelecimentos de saúde por todo o país.

Esse movimento também está levando a alta procura de especializações em farmácia hospitalar e em gestão farmacêutica.

Gestão Hospitalar e desafios na cadeia da saúde

De modo geral, se tratando da cadeia da saúde, podemos dividir os desafios do profissional que atua em gestão hospitalar em:

  • Relativos ao paciente, como: coleta de dados, aplicações clínicas, conduta da informação e problemas de saúde que aparecem durante a internação e demandam produtos ou tratamentos específicos.
  • Relativos a equipe médica, com a interface entre a farmácia e a medicina.
  • Relativos ao hospital, que tem uma complexidade e um tipo de serviço específico, além de questões envolvendo os recursos
  • Relativos aos fornecedores que, por exemplo, podem acabar realizando uma entrega incorreta ou atrasada.
  • Relativos as fontes pagadoras, tanto no sistema público quanto privado, precisando levantar o material, as notas, os prontuários ou mesmo justificar o uso de um material.

Lembrando que esses são apenas alguns dos problemas que podem ser enfrentados pelos profissionais da área.

Estratégias na gestão hospitalar

Para lidar com todas essas questões se faz necessário o desenvolvimento de estratégias e metodologias para serem aplicadas na tomada de decisão do profissional.

Ou seja, para alcançar os melhores resultados tanto para o paciente quanto para a empresa, é necessário traçar estratégias.

Um exemplo prático dessa demanda por metodologia é a seleção e padronização, que devem estar presentes no planejamento do gestor hospitalar.

Se você atua em um hospital especializado, por exemplo, há determinados medicamentos que fazem parte do escopo de atuação dos profissionais e que precisam estar em estoque para atender a necessidade do paciente.

Pós-Graduações da Sanar

Aqui na Sanar temos diversos cursos de Pós-Graduação para profissionais de saúde online feitos sob medida para seu tempo e sua carreira, com flexibilidade para você estudar da nossa plataforma quando e onde puder.

Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC, tem uma metodologia moderna e professores que além de acadêmicos, mestres e doutores são também atuantes na área, tendo uma forte experiência prática.

Entre os cursos de Farmácia temos: Farmácia Clínica e Prescrição FarmacêuticaFarmácia Clínica e HospitalarFarmácia em Oncologia e Gestão Farmacêutica. Todos os cursos tem carga horária entre 360 e 428h e duração de um ano.

Já em Psicologia temos especializações em: Terapia Cognitivo ComportamentalPsicanálise ClínicaTerapia Analítico Comportamental e Psicologia da Saúde e Hospitalar. A duração de todos também é de 12 meses e a carga horária varia de 390 a 420 horas.

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?