Psicoterapia Infantil: como funciona

A Psicoterapia Infantil, também chamada de atendimento psicológico infantil, é um ramo de atuação do Psicólogo que está em alta e que tem como objetivo cuidar e auxiliar a criança em lidar com medos, angústias e inseguranças comuns dessa fase.

Assim, o terapeuta tem como maior objetivo estimular uma infância saudável, sendo responsável por identificar possíveis momentos e vivências que necessitam de uma intervenção com a criança e, também, orientar os pais quando necessário.

O que é a Psicoterapia Infantil e quais seus benefícios

Como falamos acima, a Psicoterapia Infantil é uma área do atendimento psicológico voltada especificamente para o cuidado da criança. E, por ter essa especificidade, por vezes demanda recursos e habilidades do terapeuta para observar e atuar.

A Ludoterapia, por exemplo, usa de recursos jogos e brincadeiras de faz de conta para ensinar a criança novas formas de comunicação e reação, assim como desenvolver a capacidade lógica e de imaginação e criatividade.

Da mesma maneira que no atendimento a outros públicos, são diversos os motivos que podem levar os pais ou outros profissionais da saúde para direcionarem uma criança ao psicólogo.

Contudo, as queixas mais comuns vistas no consultório giram em torno de questões como: timidez e problemas de comunicação, a chegada de um novo irmão, separação dos pais, dificuldades escolares ou qualquer grande mudança no comportamento.

Ainda, com a pandemia e o isolamento, a procura pelo atendimento cresceu significativamente. Muitas crianças tiveram toda sua dinâmica de dia a dia alterada, com as restrições e a mudanças no regime escolar.

Por isso, responsáveis familiares e escolas começaram a procurar por orientação e direcionamento tanto para lidar com o período de isolamento quanto com possíveis alterações de comportamento geradas pela mudança radical de rotina que foi necessária de ser adotada.

Além disso, também há o aumento nos casos de crianças que perderam membros da família ou que tinham convívio, que também pode demandar um atendimento psicológico para ajudar o paciente a lidar com a situação.

Como funcionam as sessões da Psicoterapia Infantil

Geralmente, as primeiras sessões são feitas com a participação dos pais ou responsáveis pela criança ou mesmo apenas com os adultos, a depender da situação.

Nesses primeiros encontros, é necessário entender qual o contexto que a criança está inserida. E, também, explicar para a família como funcionam os atendimentos e a importância do envolvimento familiar ou até da escola nesse processo.

Por isso, lembre-se de perguntar sobre tópicos relacionados a aprendizagem (se a criança sabe identificar e trabalhar com números e/ou letras assim como outras da sua idade), a gestação e o desenvolvimento psicomotor e ao relacionamento com outros adultos e crianças.

Mas não precisa se preocupar com isso. Desenvolvemos junto com a Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Psicologia da Sanar Pós, Ludmilla Fonsêca, um modelo exclusivo de avaliação para atendimento do público infantil.

Um material totalmente gratuito que você pode acessar aqui com o passo a passo da terapia infantil, desde a triagem inicial à conclusão diagnóstica e encaminhamentos do seu paciente.

E desde os momentos iniciais de contato com o paciente as atividades lúdicas podem auxiliar no diagnóstico e nas conversas. Essas “brincadeiras” podem ajudar a criança a se comunicar melhor, assim como criar um vínculo entre o terapeuta e o paciente.

Depois de entender o ambiente e os principais objetivos a serem alcançados, as sessões podem ser realizadas apenas com a criança.

Durante todo o processo, é necessário ter paciência para seguir com a terapia no melhor tempo para a criança. Nem sempre ela vai falar sobre os problemas que está enfrentando e essa comunicação vai se desenvolver ao longo do tempo, por isso não adianta tentar correr.

Como começar a atuar na Psicoterapia Infantil

E se você está se perguntando como atuar como um psicólogo com o público infantil, agora vamos tirar suas dúvidas. Primeiro, é importante ressaltar que esse trabalho não está restrito ao consultório, apesar deste ser o cenário mais comum.

Um psicólogo pode atuar com crianças em hospitais, clínicas especializadas ou grupos de apoio a determinadas situações.

Ou, ainda, em conjunto com a Pedagogia no ambiente de escolas e colégios, fazendo o acompanhamento de questões relativas a processos cognitivos, de aprendizagem e comportamentais.

Independente da sua escolha, o primeiro passo para começar a trabalhar é ser formado ou estar cursando (no caso de estagiários) Psicologia.

Contudo, com um mercado concorrido como estão as áreas de Saúde, nem sempre a graduação basta para você entrar e se consolidar em um bom trabalho. Por isso, é importante estar atento a especializações e Pós-Graduações que possam te ajudar a trabalhar nessas e em outras áreas da Psicologia.

Aqui na Sanar, por exemplo, temos 4 cursos de Pós-Graduação em Psicologia. Todos 100% online para você ter flexibilidade de estudar onde e quando quiser, com uma metodologia dinâmica e aprovados pelo MEC, para você se tornar um especialista pós-graduado em um ano.

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?