Diferente de outras áreas da Saúde, como Medicina e Odontontologia, a Farmácia Clínica não demanda uma prática manual que exige um exercício relacionado a isso. Contudo, não imagine que por isso as aplicações práticas dessa área são menos complicadas.
A clínica da Farmácia demanda uma forte base de conhecimento técnico e de correlação de ciências. Só assim você vai conseguir exercer a prática das condutas terapeutas, de acompanhamento e orientação.
Ainda, ela pode muitas vezes envolver a comunicação, a educação em saúde e a orientação para o paciente ou para a população no geral. Como você já deve ter ouvido falar, um farmacêutico é um bom comunicador.
E precisa ser, já que muitas vezes tanto o paciente (lidando diretamente com o profissional) ou toda a sociedade (em momentos de entrevistas públicas ou planos amplos de atuação) dependem da comunicação do farmacêutico para entender e lidar com determinadas situações.
Aplicação prática da Farmácia Clínica
Para pensar a execução da Farmácia Clínica é necessário compreender e elencar alguns tópicos relacionados a essa área e aos seus ambientes de atuação.
Contudo, é importante ter sempre em mente o paciente, afinal, o foco do exercício sempre será o paciente, que também pode ser chamado de usuário do medicamento ou cliente, a depender do ambiente que está inserido.
Ambientes da Farmácia Clínica
Um ambiente importante de atuação do farmacêutico é a saúde coletiva, uma vez que o clínico pode (e muitas vezes deve) trabalhar com medidas preventivas, como a vacinação ou campanhas de prevenção contra o câncer.
Relacionados a isso também podemos elencar as chamadas doenças de saúde coletiva ou comunitárias, que demandam um entendimento básico do farmacêutico clínico.
Para o professor da Pós-Graduação em Farmácia Clínica da Sanar, Rodrigo Taminato, um Farmacêutico Clínico precisa entender o perfil clínico, saber fazer uma anamnese e o acompanhamento farmacêutico de doenças como a diabetes, que são amplamente encontradas na população.
Sem deixar a coletividade de lado, um outro ponto importante para essa questão é o atendimento individualizado e a saúde individual.
Cada cliente, ou paciente, age de uma maneira diferente, anuncia os sintomas e lida com o tratamento de uma maneira diferente. E conseguir identificar isso é uma parte importante da execução da Farmácia Clínica.
Inclusive, um serviço que vem se popularizando para farmacêuticos é o home care, onde um profissional pode ser encaminhado diretamente para a casa do paciente, fazendo um atendimento cada vez mais individualizado.
Um outro ambiente de execução da Farmácia Clínica são as farmácias comunitárias e toda a inserção do farmacêutico no sistema único de saúde – que é importantíssimo pensando tanto na gestão de medicamentos e no serviço prestado ao paciente quanto na atribuição profissional da área clínica.
Por fim, há também ambientes como clínicas e, principalmente, hospitais. Nesse tópico, é importante ressaltar que o número de farmacêuticos em hospitais vem crescendo vertiginosamente, especialmente nos últimos 5 anos, trabalhando direta e indiretamente com o paciente.
Como se tornar um especialista em Farmácia Clínica
Com uma especialização no seu currículo você será mais reconhecido profissionalmente e poderá concorrer a novos cargos em clínicas, hospitais e concursos públicos.
E imagina poder fazer tudo isso de casa, sem atrapalhar o horário do seu trabalho? A Pós-Graduação da Sanar Saúde é flexível e tem cursos em Farmácia, Psicologia e Nutrição. Vamos falar um pouco mais sobre dois deles, mas você pode conferir todos clicando aqui.
Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica
A Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica aprimora seus conhecimentos sobre a terapêutica medicamentosa e uso racional de medicamentos na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias.
Nela você irá aprender sobre farmacologia e farmácia aplicada, manejo de problemas de saúde, atendimento clínico e cuidado farmacêutico, serviços clínicos realizados por farmacêuticos e muito mais.
Farmácia Clínica e Hospitalar
A Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar desenvolve a formação clínica do farmacêutico junto a habilidades de gestão.
Nela o profissional será preparado para monitorar o tratamento farmacoterapêutico e quadro clínico de pacientes, também sendo responsável pela logística farmacêutica, elaborando editais de compra e especificações técnicas de medicamentos, além de normas para controle de qualidade.