Biossegurança: eu me cuido, você se cuida e nós nos cuidamos! | Colunista

Em 2020, o CFO divulgou o E-book: MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM BIOSSEGURANÇA PARA AMBIENTES ODONTOLOGICOS elaborado pelos doutores Dr. Geninho Thomé, Dr. Sérgio Rocha Bernardes, Dr. Sérgio Guandalini e Dra. Maria Claudia Vieira Guimarães. O manual foi criado para profissionais da área da odontologia: Cirurgiões Dentistas e equipes auxiliares. O intuito é reforçar conceitos básicos da biossegurança, e orientar esses profissionais, a como se comportar diante da nova realidade.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
Imagem 1: Capa do E-book Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos. Site: https://website.cfo.org.br

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

As pandemias ocasionadas pelos H1N1 e Sars-CoV-2, nos levaram a refletir a quão arriscada e perigosa se tornou (ou sempre foi) a odontologia. Nós aprendemos desde o início, a identificar os perigos que nos cercarão durante nossa jornada profissional, e a como contorná-los.

Acidentes de natureza física, química, mecânica ou biológica, são as maiores preocupações dos profissionais durante os atendimentos, porém, tendemos a nos preocupar mais quando ocorre uma exposição biológica, principalmente por acidentes com perfurocortantes. A pandemia vieo para nos lembrar que, A TODO MOMENTO ESTAMOS EXPOSTOS! Afinal trabalhamos em contato direto com saliva, sangue e aerossol. 

De forma clara e objetiva o manual:

  • Explica toda a dinâmica da contaminação e disseminação, 
  • Orienta em relação ao manejo dos pacientes,
  • Orienta a conduta profissional em ambientes clínicos adaptado a esse período de pandemia.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

No manual você encontra: 

  • Os cuidados são divido em 4 bases: clínica, dentista, equipe e paciente, com protocolos para cada um.
  • Além de reforçar os conceitos básicos da biossegurança, o manual traz também informações sobre covid;
  • Explica de forma bem objetiva, o porquê da necessidade das adaptações e a importância das medidas de prevenção;
  • Traz uma série de orientações com passo a passo esquematizado; 
  • Relação de insumos necessários para uso do profissional, da equipe e do paciente;
  • Possui também link de acesso a posters para impressão e uso em consultório com alertas visuais.
  • Orientações como higienizar o ambiente clínico e recepção; 
  • Tabela com principais características das substâncias utilizadas para higienização;
  • Orientações como atender pacientes com covid (somente em urgência);
  • Ao final possui uma relação de emergências e de urgências para ajudar o profissional a decidir qual a melhor conduta. 

O foco do manual é o risco biológico e sua disseminação através da contaminação, porém, as orientações acabam servindo para proteção e prevenção de contaminação por outros patógenos. O que não podemos esquecer é que acidentes com perfurocortantes também podem acontecer, e são também uma forma de contaminação. E para minimizar esse tipo de risco é muito importante atentar para: a postura ergonômica correta, organização e planejamento antes de iniciar os procedimentos, uma iluminação adequada, dentre outros.

Matérias relacionadas:

Referência: 

https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC%A7a-Manual-de-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7a-para-Ambientes-Odontologicos.pdf

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?