Nutrição: oportunidades depois da graduação

A graduação chegou (ou está se aproximando) e você quer começar a entender as oportunidades na área de Nutrição? Como já deve ter notado durante a faculdade, são várias as possibilidades para a carreira de um nutricionista.

O mercado nessa área é bem dinâmico e você pode empreender abrindo seu próprio consultório, atuar em hospitais, clínicas, escolas, academias ou na indústria alimentícia.

Ainda, pode optar por fazer uma especialização voltada para o mercado de trabalho, como um MBA ou uma Pós-Graduação, ou seguir na academia e complementar o Bacharelado com um Mestrado ou Doutorado.

Oportunidades no mercado de trabalho em Nutrição

O mercado de trabalho está super aquecido nessa área, com diversos nichos que você pode optar por se dedicar. Apesar da concorrência ser alta, a procura por uma melhor qualidade de vida nos mais diversos aspectos também está crescendo.

Assim, seja em uma consulta particular em uma clínica especializada ou montando planos alimentares em escolas, é fácil afirmar que a sociedade como um todo precisa da figura do nutricionista.

Nutrição Clínica

Uma das formas de atuação mais conhecidas é a nutrição clínica, com o atendimento individual ou em grupo.

Nesse cenário, você pode optar por empreender junto com alguns colegas ou sozinho e abrir um consultório, procurar vagas em clínicas já estabelecidas ou mesmo trabalhar com atendimentos online – autorizados pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN) durante a pandemia.

Os atendimentos online são uma ótima opção para quem quer empreender sem depender de um capital inicial de investimentos muito grande. Além disso, possibilita você atender clientes de todos as regiões.

Normalmente, o paciente busca esse trabalho por questões de saúde ou estéticas que já são conhecidas pelos profissionais, mas também existe possibilidades de nichos de atuação.

Nichos de atuação na Nutrição Clínica

Muitos nutricionistas vem estudando a alimentação vegetariana ou vegana, por exemplo, dada a crescente adoção dessa alimentação pela população, que precisa reformular suas refeições para retirar a carne ou demais ingredientes de origem animal.

Outros profissionais estão buscando entender mais sobre saúde geriátrica, dada a expectativa de vida ser cada vez maior, ou sobre nutrição na gravidez e amamentação, para atingir clientes que buscam um acompanhamento específico nesse período.

Ou seja, são várias as formas de se especializar e se tornar uma referência dentro da área de Nutrição Clínica como um todo ou em algum nicho de pacientes.

Além disso, há áreas de atuação como a Nutrição Esportiva, que foca em desenvolver um plano alimentar que leve em consideração os aspectos fisiológicos e bioquímicos do esporte e se adapte aos treinos, visando a alta performance e melhora no desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas.

Por isso, não só atletas como vários praticantes de atividades físicas no geral ou centros de esporte e academias estão buscando cada vez mais profissionais de nutrição esportiva.

Consultoria e Indústria

Já falamos que você pode trabalhar em escolas, indústrias, academias e empresas – e um dos meios de fazer isso é com a consultoria nutricional.

Com essa carreira, o profissional vai se dedicar a entender como auxiliar uma equipe de cozinha, como manter o controle de qualidade da comida ou como fazer a melhor produção para aquele alimento.

Ainda, é necessário entender um pouco sobre a vigilância sanitária e algumas normas e legislações vigentes. Já que parte do trabalho pode ser ajudar a equipe do local a se ajustar a ela.

Locais de atuação

Essa forma de atuação possibilita tanto o profissional trabalhar como contratado de uma empresa, em laboratórios da indústria alimentícia ou na elaboração de novos produtos, quanto prestando consultorias para mais de um local ao mesmo tempo.

Você também pode fazer consultorias em escolas, atuando desde na comunicação com os pais, dinâmicas com os próprios alunos para explicar sobre alimentação saudável ou com os responsáveis pela manipulação das merendas e lanches oferecidos.

Esse tipo de consultoria também pode ser adaptada para empresas e o meio corporativo, oferecendo melhora na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores e fortalecendo a imagem da instituição com palestras ou dinâmicas em grupo.

Oportunidades de especialização em Nutrição

Independente de qual nicho de mercado você pense em seguir, se capacitar sempre é uma boa escolha. Afinal, qualquer que seja a função desempenhada, seu paciente busca um profissional seguro e capacitado para atender suas necessidades.

Por isso, é importante investir em cursos, workshops e seminários durante toda a sua carreira.

Banner Geral - Sanar Saúde

Pós-graduação

Do ponto de vista do estudo formal e mais reconhecido no mercado, também é importante começar a pensar sobre uma Pós-Graduação. As Pós-Graduações podem ser divididas em dois tipos: as de lato sensu e as de stricto sensu.

As duas modalidades são reguladas pelo MEC, então independente da faculdade ou da modalidade escolhida, o curso precisa estar regulamentado.

Lato sensu

De forma resumida, podemos falar que são as melhores opções para quem quer entrar e se desenvolver no mercado de trabalho, como MBAs e o que chamamos mais comumente de Pós-Graduação.

São cursos que normalmente levam um ou dois anos para serem concluídos, com carga horária entre 360 e 450 horas, e podem ser feitos de forma online, híbrida ou presencial. Se quiser saber mais sobre como funciona a Pós-Graduação EAD, é só clicar aqui.

Eles são procurados por profissionais que querem ser mais reconhecidos pelos seus pacientes e colegas, buscam se sentir mais seguros na prática do dia a dia e querem buscar melhores oportunidades de cargos e salários.

Stricto sensu

Já as especializações de stricto sensu são as opções mais voltadas para o meio acadêmico, como Mestrados e Doutorados, ideais para quem se interessa por pesquisa ou quer seguir carreira como professor de faculdade.

O Mestrado tem duração mínima de dois anos e, após ser concluído, você pode optar por fazer um Doutorado, que pode durar entre quatro e cinco anos.


Quer ser aprovado em Residência? Torne-se o candidato mais preparado para as provas com o Curso Preparatório Online para Residências em Nutrição.


Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?