Por que estudar com antecedência para Concursos e Residências em Saúde

Por que estudar com antecedência para Concursos e Residências em Saúde
Por que estudar com antecedência para Concursos e Residências em Saúde

Sonhando com o seu nome na lista de aprovados?  Que se dedicar aos estudos é fundamental, ninguém duvida. Mas, sabia que há uma regra de ouro que pode fazer a diferença? A seguir, veja por que estudar com antecedência para concursos e residências em Saúde é importante.

A recomendação é: não espere o edital sair para começar a estudar. Acompanhe o status do concurso desejado e se organize. Há várias possibilidades para já sair na frente!

Além de consultar editais anteriores, o futuro aprovado pode contar com materiais preparatórios de qualidade elaborados a partir do perfil dos principais certames em saúde no Brasil. 

Vamos falar mais sobre isso?

Prepara-se para Residência com o melhor material da Saúde!

Estudar com antecedência para certames em Saúde

Não é perda de tempo estudar antes do edital. Muito pelo contrário. A estratégia deixa sua rotina de estudos muito mais eficaz. É preciso, claro, organização e planejamento.

Muitos concursos e residências cobram um conteúdo extenso, abordando várias disciplinas. Conseguir se organizar para dar andamento aos estudos de forma mais gradual e organizada faz a diferença, inclusive, no emocional. 

Vale destacar que disciplinas gerais como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Constitucional, por exemplo, podem ser bem adiantadas nesse percurso. Afinal, pouco muda de uma prova para outra.

Há provas que são anuais, como é o caso das residências em Saúde. Então, por que começar depois se você já pode dar início aos estudos de forma mais tranquila, impactando menos a sua rotina?

Quem faz a residência logo após a graduação pode achar que tem a vantagem de estar com alguns conteúdos mais frescos.

Os que buscam algum certame após já estar inserido no mercado de trabalho podem chegar à conclusão de que têm a vantagem de conhecer melhor, na prática, a realidade da profissão. 

Mas, o fato é que a grande maioria dos conteúdos cobrados nos principais certames de Saúde são reforçados mesmo é em preparatórios específicos.

Com linguagem própria e elaborados por quem conhece a fundo esse universo, eles são essenciais. Um exemplo disso é o que ocorre com a plataforma de estudos da Sanar Saúde. 

É importante lembrar que a forma como os conteúdos são cobrados em bancas examinadoras é muito diferente do formato de cobrança em exames universitários. 

Essa compreensão é importante para que você entenda: é preciso sim um estudo direcionado para passar em concursos ou residências em Saúde. 

Seja como for, se dedicar aos estudos e avançar antes de ser dada a largada oficial pode te levar mais longe. Lembre-se disso. 


Seja aprovada(o) no edital dos seus sonhos estudando com os melhores materiais!


Como estudar com antecedência 

O tempo é hoje um dos recursos mais escassos. Então, saber como melhor gerí-lo traz uma série de benefícios para todos os setores da vida. Quando pensamos na construção da carreira, nem se fala.

E se o futuro profissional dos seus sonhos passa pela aprovação em concurso ou residência em Saúde, está na hora de sair em busca do seu SIM. Mas, é preciso traçar um plano e seguir. 

Com o tempo a seu favor, você pode criar um cronograma de estudos e ir se aprofundando nos temas para melhor compreender os principais pontos. Mais vale isso do que aquela decoreba às vésperas da prova.

Para um plano viável, crie algo que seja adequado à sua realidade. Quantas horas você terá disponível para estudar? Como conciliar o trabalho com os estudos?

Quais são os conteúdos que demandam maior atenção? Quais recursos irá usar (livros, questões, vídeos, aulões)? Faça essa relação e já liste ou separe o material preparatório. 

Além dos editais anteriores, você pode conferir as provas das edições anteriores do concurso almejado. Livros preparatórios com questões comentadas são incríveis para preparar o candidato. 

Aliás, estudar por  questões é um método muito eficiente, pois você pode testar na prática seus conhecimentos  e melhor fixá-los. 

Dessa forma, quando o edital sair, você já vai ter trilhado boa parte dos estudos. A ansiedade tende a ficar mais controlada – afinal, aquela corrida contra o relógio não precisará acontecer.

Com o edital publicado, é chegada a hora de atualizar o  plano de estudo para vencer, ponto a ponto, as disciplinas específicas. Fazer resumos dos principais temas e consultá-los nos dias que antecedem a prova é uma boa dica. 

Fique de olho nos conteúdos da Sanar Saúde e veja, entre outros pontos, os melhores métodos de estudo para concursos!

Prepare-se para o concurso com os melhores materiais!

Atributos para se dar bem nos estudos

Disciplina, foco e dedicação são os principais. Não tem como, por exemplo, fixar conteúdos com a cabeça distraída com redes sociais ou fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

Lembre-se: FOCO. Focou? Agora é disciplina do primeiro dia de estudo ao fim da prova. É ela que fará com que você cumpra o que planejou. 

A disciplina fala da capacidade que você tem para, com foco, investir no seu objetivo. Há certames extremamente concorridos e disputados com candidatos de todo o Brasil.

Ou seja: é preciso determinação para seguir – mesmo após alguma reprovação. 

Também é importante que a escolha por determinado concurso ou residência faça realmente sentido. Quando estamos buscando algo com propósito, a chance de nos dedicarmos mais é bem maior, não é mesmo?

Não recomendamos também escolher o certame apenas pelo número de vagas ou pelo salário inicial. Pesquise bem sobre o cargo, a instituição, a especialidade, no caso de residência.  Faça uma escolha que esteja alinhada às suas expectativas.

Afinal, tanto preparo precisa valer a pena!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Dê o próximo passo da sua carreira com a Sanar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?