Quero ser residente, e agora? | Colunista

Para quem tem em mente a tão sonhada residência, muitas vezes se vê perdido de o que fazer para alcançar esse grande objetivo disputado por muitos graduandos. Afinal, a residência é uma imersão completa na vivência prático-teórica no programa em questão escolhido pelo profissional (um estágio turbinado, não?).

A residência é um processo de pós-graduação lato-sensu, com enfoque em atividades práticas, que ao longo das 5670 horas propostas pelo programa, se tem uma aprendizagem completa e vasta concedendo o título de especialista ao final do processo.

Como se dá de fato o processo de seleção da residência é bem particular, cada instituição possui seus critérios, mas, na grande maioria das vezes, a seleção se dá em mais de uma etapa, sendo constituída de uma prova escrita e uma análise curricular. Por isso, além de um bom desempenho na prova, o candidato deve se preparar com um bom currículo a fim de ter um diferencial para ser selecionado (vamos turbinar esse currículo tá bom?).

Vamos aqui abordar algumas dicas importantes (de uma residente para os futuros residentes) sobre como se preparar bem para a seleção de residências:

1- Escolha qual especialidade você quer seguir

Por ser uma especialização, você deve escolher qual área que pretende seguir. Escolha um tipo de especialidade que você goste e se identifique, tenha facilidade nos conteúdos e por fim, que gostaria de ter experiência trabalhando. Em todo o Brasil, existe vários tipos de especialidades para os profissionais de saúde.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

2- Escolha em qual instituição você quer realizar sua residência

Como dito antes, cada instituição possui um edital próprio para seleção do ingresso de novos residentes, suas formas de avaliação, conteúdos cobrados nas provas, datas… a ideia é procurar instituições de renome e que são uma boa referência para a especialidade que você pretende. 

3- Encontre os editais passados da seleção

Quer qualquer informação a respeito do processo seletivo daquela residência que você se interessou? Baixa o edital! Lá você encontra tudo que você precisa saber. É muito importante que você leia tudo e analise com cuidado todas as informações ali descritas: como é feita a seleção, critérios de desempate, análise de títulos, datas, conteúdo das provas etc… tem alguma dúvida? Corre lá e olha o edital que provavelmente tem lá algo que possa lhe auxiliar!

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

4- Super dica de preparação

Pesquise as últimas provas da residência que você escolheu. Muitas instituições disponibilizam as provas passadas e assim dá para dar uma boa estudada e ter uma noção de como é o modelo de prova imposta pela instituição. Ou seja, quais conteúdos mais caem, como é o modelo das questões… isso é muito importante para guiar seus estudos e direcionar para uma boa preparação!

5- Crie uma programação de estudos

Sabe aquele famoso cronograma de estudos? Pois é … depois de destrinchar todo o edital com os assuntos cobrados, você deve se preparar e se programar para estudar tudo isso! Se organize com base no seu tempo disponível, os conteúdos que possui menor e maior dificuldade, revisões, resolução de questões; isso ajuda a cumprir suas metas e objetivos nos seus estudos, e de acordo com seus critérios.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

6- Não espere o edital ser publicado para começar a estudar

Aquela dica DAQUELAS. Várias pessoas esperam que o edital do ano que vai prestar a seleção seja publicado, mas a grande sacada de mestre está em não esperar por isso! Com a busca realizada e feita a análise dos editais passados, você já possui condições de se preparar com base nisso, use isso a seu favor! Comece desde já a estudar com base nisso! Se possuir alguma alteração no edital, você terá tempo de sobra para se adequar a isso, afinal, você já terá estudado toda a base do conteúdo.

E aí futuro residente, pronto pra começar? Te vejo na lista de aprovados! 

Matérias relacionadas:

Referências

Portaria Ministerial (MEC/MS) nº 2117, de 03/11/2005 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?