Você sabia que os brasileiros gastam cerca de 20% da sua renda com saúde? E imagina como isso pode afetar seu trabalho e o empreendedorismo na psicologia? Nesse texto vamos te dar algumas dicas sobre como balancear suas contas e ser sustentável.
Psicologia e empreendedorismo: algumas dicas
Infelizmente, muitas vezes falar sobre dinheiro envolvendo a psicologia é visto como algo errado. Ou, ainda, como se não fosse moral que o psicólogo cobrasse pelo seu trabalho.
Enquanto que, na realidade, esse profissional presta um serviço que envolve muito investimento, tanto financeiro quanto de tempo e esforços. E imaginamos que você como psicólogo precisa (e quer) ter um retorno com isso, certo?
Então nada mais justo, e necessário, do que falarmos sobre como empreender de maneira sustentável e lucrativa com a psicologia.
E, para isso, você precisa entender o cenário e o mercado que você está. Afinal, a economia do seu entorno e dos seus pacientes afeta diretamente sua prestação de serviços.
Uma das formas de entender esse cenário é conferir pesquisas em fontes como prefeituras, guias ou mesmo associações de bairro para entender seu mercado alvo. Se pergunte quanto seu paciente está disposto e pode investir em um atendimento?
Ao fazer essa avaliação, aproveite também para entender seus potenciais concorrentes, que podem ser desde estabelecimentos até perfis em redes sociais de outros psicólogos.
Se pergunte como eles estão se comunicando e quais são as formas que mais dão resultado. Ou seja, quais as melhores práticas na hora de aumentar ou fidelizar sua base de clientes.
E nem precisamos falar da importância de investir (dinheiro e/ou tempo) em marketing. A internet, em especial as redes sociais, se tornaram uma forma de abrir as portas do seu escritório para o mundo e conquistar novos públicos, além de se diferenciar no mercado.
Pensando nisso, elaboramos uma guia online e gratuito de Marketing para Profissionais de Saúde para você turbinar seu perfil.
Outra forma de se diferenciar e se destacar como profissional é investindo em capacitações, cursos ou especializações. Afinal, além do acréscimo no currículo, adquirir mais conhecimento vai melhorar seu desempenho e te deixar mais confiante no dia a dia do trabalho.
Aqui na Sanar temos diversos cursos de Pós-Graduação aprovados pelo MEC e focados em profissionais de saúde, dando a base teórica e prática da área com flexibilidade e uma metodologia moderna.
É importante lembrar que as margens de lucro e o retorno de investimentos variam de acordo com sua modalidade de trabalho.
Um atendimento online, por exemplo, pode ser feito da sua própria casa, diminuindo o custo de manutenção de um consultório.
Já um psicólogo que faça o atendimento com crianças, em contraponto, acaba tendo um gasto maior para manter brinquedos ou elementos interativos, além dos gastos do consultório.
E isso precisa ser levado em conta quando você for pensar nas suas finanças de uma forma sustentável, especialmente na hora de implementar a clínica.
Pós-Graduação em Psicologia
Como já falamos, temos cursos de Pós-Graduação em diversas áreas da saúde e a Psicologia é uma delas. As especializações abrangem as áreas de: Terapia Cognitivo Comportamental, Psicanálise Clínica, Terapia Analítico-Comportamental e Psicologia da Saúde e Hospitalar.
Todos os cursos são 100% online, para você ter flexibilidade de estudar sem comprometer seus horários no trabalho, aprovados pelo MEC e tem professores que além de mestres e doutores tem experiência prática na área.
Além disso, temos o CPP (Compartilhamento de Práticas Profissionais), que é uma aula ao vivo mensal para discutir situações clínicas, tirar dúvidas e aprofundar em conteúdos!
Seja protagonista da sua carreira com a Sanar Pós e se torne um especialista em um ano com uma metodologia dinâmica e atualizada.
Outros textos que você pode se interessar: