Terapia Cognitivo-Comportamental: como é o trabalho do terapeuta

A Terapia Cognitivo-Comportamental, ou TCC, surgiu por volta dos anos 1960 a partir das pesquisas do psiquiatra Aaron Beck em pacientes com depressão. Desde então, ela vem sendo amplamente utilizada e buscada, fazendo muitos psicólogos se perguntarem: como é o trabalho do terapeuta nesse campo?

Afinal, apesar de ter sido desenvolvida pensando na depressão, com o passar dos anos e a aplicação da metodologia, a TCC passou a ser considerada eficaz para tratar diversos outros transtornos.

Entre eles, podemos mencionar: ansiedade, síndrome do pânico, burnout, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre muitos outros. Inclusive, a TCC é conhecida por se adequar a diferentes tipos de questões, transtornos e dilemas enfrentados pelos pacientes.

Como é o trabalho do terapeuta cognitivo-comportamental?

Uma parte fundamental do trabalho do terapeuta cognitivo-comportamental é identificar pensamentos distorcidos e trabalhar em conjunto com o paciente para a solução.

Ou seja, essa é uma metodologia que busca promover a autonomia do paciente, levando ele a participar ativamente do processo de resolução.

No primeiro momento, o terapeuta deve utilizar técnicas para identificar essas crenças disfuncionais, como a descoberta guiada.

Depois de ter esse registro dos pensamentos e pressupostos do paciente, são definidas as principais questões a serem resolvidas, que serão trabalhadas no dia a dia do trabalho.

Lembrando que é comum que o trabalho ultrapasse o consultório para o paciente, que pode levar tarefas para fazer durante o período entre as consultas.

Guia de carreira em Terapia Cognitivo-Comportamental

Retiramos as informações que você leu nesse texto do Guia de carreira em TCC da Sanar Saúde Pós, um guia definitivo para você se aprofundar na área.

Então se você quiser saber mais sobre o trabalho do terapeuta cognitivo-comportamental, quais situações demandam a atuação desse terapeuta, como se tornar um e qual o perfil desse profissional, é só clicar aqui e conferir o guia gratuito.

Outros textos que você pode se interessar:

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?