Queimaduras em crianças: o que a população precisa saber? | Colunista

De acordo com o Ministério da Saúde, a queimadura é definida como uma lesão ocasionada por agentes (de origem física, química ou biológica) capazes de produzir calor que danifica os tecidos e causa a morte celular. As queimaduras podem ser classificadas em primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. Essa classificação leva em consideração a profundidade da lesão. 

A queimadura de primeiro grau acomete a camada superficial da pele também chamada de epiderme, caracterizada por vermelhidão local sem formação de bolhas geralmente dolorosa. A queimadura de segundo afeta a epiderme e parte da derme com formação de bolhas ou flictenas, a dor pode ter intensidade variável. Por fim, a queimadura de terceiro grau acomete epiderme, derme e estruturas mais profundas apresentando de coloração esbranquiçada ou enegrecida, possui textura de couro e indolor. 

Estima-se que no Brasil, ocorrem cerca de um milhão de queimaduras por ano, tornando esse trauma um grande problema para a saúde pública. Ainda, segundo a Sociedade Brasileira de Queimadura, ocorrem cerca de 150 mil internações por ano em razão de queimaduras apenas no nosso país. Desse total, em média 30% são crianças. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o risco de morte por queimadura é alto, com uma taxa de 3,9 mortes por 100.000. Crianças menores de 5 anos têm as maiores taxas de mortalidade por queimaduras. A abordagem do tema queimaduras em crianças faz-se extremamente necessária devido ao maior risco de morte dessa população e as consequências psicológicas, sociais e de trabalho ao longo da vida. 

A criança é mais vulnerável à queimadura em razão de sua capacidade física e mental e seu julgamento não serem adequados para reagir rapidamente perante fatores de risco do meio ambiente. A pouca percepção do risco juntamente com a curiosidade de explorar onde vivem associado, muitas vezes, ao descuido de pais e cuidadores faz com que a criança esteja mais exposta a acidentes domésticos dentre eles, a queimadura. 

Nos estudos recentes publicados sobre esse assunto, foi apontado que a população infantil mais atingida pela queimadura é a masculina, principalmente, na faixa etária de 1 a 4 anos. O domicílio é o principal local onde o trauma acontece na sua grande maioria de forma acidental. O líquido quente é citado em diversas literaturas como o principal agente etiológico da lesão. 

Nas crianças, ocorre uma situação conhecida como Síndrome da Chaleira Quente, em que a criança puxa a panela ou a chaleira com líquido quente que se encontra sobre o fogão atingindo as áreas de face, tórax e membros superiores. Em relação ao grau da lesão, a prevalência é da queimadura de segundo grau nesse público. 

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Como prevenir as queimaduras na população infantil? Segue as 10 dicas de prevenção de queimaduras em crianças: 

  1. Crianças devem sempre estar acompanhadas por um adulto para supervisiona-las para evitar possível queimadura;
  2. Os recipientes utilizados para cozinhar devem permanecer com cabos ou alças para o lado de dentro do fogão;
  3. Certifique a temperatura do leite ou outros alimentos antes de dar à criança;
  4. Mantenha líquidos inflamáveis, produtos químicos, fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças e em local protegido;
  5. Sinta a temperatura antes de dar banho na criança;
  6. Mantenha tomadas, fios, cabos e extensão protegidos corretamente;
  7. Nunca deixe a criança próximo enquanto usa o ferro de passar roupas;
  8. Evite expor a criança muito tempo ao sol em praia, clube e rios;
  9. Não permita que crianças empinem pipas próximo aos fios condutores de corrente elétrica;
  10. Certifique se na escola do seu filho há saídas de emergências e/ou alarmes para incêndio.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Mesmo tomando as medidas de prevenção a queimadura, aconteceu, o que devo fazer?

Afastar a criança da fonte de calor, lavar a região com água corrente em jato leve por 10 minutos, no caso de queimaduras extensas pode colocar a vítima debaixo do chuveiro por 30 minutos após isso cobrir a região com pano limpo e seco; e em caso de vestes pegando fogo abafar com um lençol ou pedir para que o acidentado role no chão e retirar adornos (pulseira, anel, etc). 

O que não devo fazer?

Não romper as bolhas, não retirar as roupas aderidas a pele, não aplicar pomadas, creme dental, café, manteiga, ovo ou outras substâncias na queimadura e nunca aplicar gelo na região da lesão. A principal recomendação é buscar o serviço de saúde especializado o mais rápido possível para início dos cuidados específicos ao queimado.  

O processo de reabilitação da queimadura vem acompanhado, geralmente, de desordens psicológicas, dor, uso de medicamentos, grandes cirurgias e o processo de cicatrização pode envolver alterações cutâneas e da imagem corporal. A queimadura é um evento estressante e tem potencial de gerar consequências que vão persistir desde a infância até a vida adulta, interferindo diretamente na qualidade de vida dessa população.  

Por isso, é importante que os adultos (pais e cuidadores) coloquem em prática as ações de prevenção. Cabe aos profissionais de saúde atuarem na educação em saúde acerca do tema, seja de forma individual ou coletiva no domicílio, em vias públicas e nas escolas. Por fim, é isso pessoal. Um grande abraço e até mais. 

Matérias relacionadas:

Referências

ANDRADE, G. F. D. Noções básicas de primeiros socorros. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Dez, 2020.

BARROS, L. A. F; SILVA, S. B. M. D; MARUYAMA, A. B. A; GOMES, M. D; MULLER, K. D. T. C; AMARAL, M. A. D. O. D. Estudo epidemiológico de queimaduras em crianças atendidas em hospital terciário na cidade de Campo Grande/MS. Rev. Bras. Queimaduras. 2019;18(2):71-7. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 20 p.: il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde)

GUIMARÃES, R. W; PORCIUNCULA, M. B; AVILA, J. H. G; DIAS, M. F. G; ADORNO, J; SUASSUNA, S. M. S. S; AGUIAR, G; RODRIGUES, C. F. Tratamento pediátrico de grande queimado agudo: Manejo clínico, cirúrgico e uso de matriz de regeneração dérmica. Rev. Bras. Queimaduras. 2019;18(1):62-6.

HERNÁNDEZ, C. M. C; NÚÑEZ, V. P; SUÁREZ, F. A. P; BANQUERIS, R. F; GARCÍA, M. S; MENDOZA, D. P. Queimaduras e sua prevenção em crianças. Rer. Bras. Queimaduras. 2020;19(1):84-8.

QUEIROZ, J. H. M. DE; BARRETO, K. L; LIMA, J. D. S. Crianças vítimas de queimaduras hospitalizadas em centro de referência de Fortaleza-Ceará em 2017. Rev. Bras. Queimaduras. 2019;18(1):23-6. 

ROMANOSKI, P. J; SIMAS, C; DANIEL, D. F. M; COIMBRA, R. S; COSTA, P. T. L. D; ECHEVARRÍA-GUANILO, M. E. Qualidade de vida de crianças e adolescentes após queimadura: Revisão integrativa. Rev. Bras.  Queimaduras. 2018;17(2):113-22. 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?