5 motivos para fazer uma Pós-Graduação em Saúde

Finalizar a graduação é uma grande conquista e um passo marcante para entrar no mercado de trabalho. Contudo, o campo da saúde está cada vez mais exigente e competitivo, levando muitos profissionais a buscarem uma Pós-Graduação.

Investir em uma Pós é uma forma de expandir os seus conhecimentos, melhorar sua qualificação, se destacar no mercado…

São muitos motivos e, para te ajudar a se decidir, elencamos nesse texto 5 principais razões para você cursar uma Pós.

Motivos para fazer uma Pós-Graduação

1 – Conquistar oportunidades melhores, com salários melhores

Com o passar dos anos, a graduação parou de ser um grande diferencial no currículo. Agora, a Pós passou a ser vista como uma forma de se diferenciar e ampliar as oportunidades de carreira.

Cada vez mais vagas são abertas em hospitais e clínicas com Pós-Graduação como uma necessidade e, para quem é empreendedor, os clientes e pacientes também estão buscando profissionais qualificados.

Algumas vagas em concursos também incluem a especialização como requisito eliminatório. Já outras seleções, como o concurso da Marinha, oferecem até 20 pontos para pós-graduados, podendo fazer toda diferença na hora de conseguir a vaga.

E, normalmente, as oportunidades que aparecem para especialistas tem um salário acima da média.

2 – Conseguir trabalhar enquanto estuda

Sabemos que esse é um tópico sensível para quem já está trabalhando, mas podemos te garantir que é possível trabalhar e fazer uma Pós-Graduação.

Essa é a realidade da maioria dos estudantes de Pós, que conseguem ganhar uma renda enquanto se preparam para novas oportunidades na carreira.

Inclusive, não só empreendendo e trabalhando como CLT ou PJ como também como estagiário, já que a Pós também permite ao estudante concorrer a vagas de estágio.

E o estágio é uma boa opção para quem ainda não conseguiu entrar no mercado, tendo a possibilidade de ser contratado após a formação. Ou para aqueles que querem diminuir o ritmo de trabalho, já que os contratos de estágio são de até 6 horas por dia com redução em semanais de prova.

E vale lembrar da importância de buscar cursos que tenham uma proposta de flexibilidade e que, assim, permitam você adaptar as aulas e/ou as provas aos seus horários no trabalho.

3 – Especialização em “curto” tempo

Diferentemente da graduação, que pode levar até mais de 5 anos para ser concluída, normalmente os cursos de Pós-Graduação tem duração de um ano ou dois anos, com carga horária variando de 350 a 450 horas.

Então, basicamente, estamos falando de um ano estudando que pode trazer seu reconhecimento profissional, a conquista de um novo cargo, um aumento no salário, o aumentar a segurança na prática, entre muitas outras coisas.

4 – Conseguir uma vaga no concurso

Como já falamos acima, muitos concursos estão dando pontos ou mesmo colocando a pós-graduação como pré-requisito.

No caso da seleção da Marinha de dezembro de 2021, por exemplo, foi dado 10 pontos para cada Pós-Graduação concluída com no mínimo 360 horas e a remuneração inicial para dentistas, farmacêuticos, psicólogos e outras áreas da saúde era de R$9mil.

5 – Trabalhar e ser reconhecido fazendo o que você gosta

Quem não quer ser reconhecido no trabalho, né? E vamos te falar a verdade: a Pós-Graduação não é necessária para isso, mas ela pode te ajudar a chegar nesse estágio de reconhecimento e de fazer o que você gosta.

Afinal, se capacitar vai te deixar mais confiante na hora da prática e te dar mais conteúdo para lidar com os desafios do dia a dia do trabalho. Além disso, o currículo muitas vezes leva ao reconhecimento, e ter uma Pós é uma forma de deixá-lo mais atrativo.

Já no que diz respeito a fazer o que você gosta e se encontrar profissionalmente, uma Pós também pode te ajudar, uma vez que ao longo do curso você terá contato prático e teórico com oportunidades e áreas da carreira e poderá conversar com professores e outros alunos.

pós-graduação

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?