Finalizar a graduação é uma grande conquista e um passo marcante para entrar no mercado de trabalho. Contudo, o campo da saúde está cada vez mais exigente e competitivo, levando muitos profissionais a buscarem uma Pós-Graduação.
Investir em uma Pós é uma forma de expandir os seus conhecimentos, melhorar sua qualificação, se destacar no mercado…
São muitos motivos e, para te ajudar a se decidir, elencamos nesse texto 5 principais razões para você cursar uma Pós.
Motivos para fazer uma Pós-Graduação
1 – Conquistar oportunidades melhores, com salários melhores
Com o passar dos anos, a graduação parou de ser um grande diferencial no currículo. Agora, a Pós passou a ser vista como uma forma de se diferenciar e ampliar as oportunidades de carreira.
Cada vez mais vagas são abertas em hospitais e clínicas com Pós-Graduação como uma necessidade e, para quem é empreendedor, os clientes e pacientes também estão buscando profissionais qualificados.
Algumas vagas em concursos também incluem a especialização como requisito eliminatório. Já outras seleções, como o concurso da Marinha, oferecem até 20 pontos para pós-graduados, podendo fazer toda diferença na hora de conseguir a vaga.
E, normalmente, as oportunidades que aparecem para especialistas tem um salário acima da média.
2 – Conseguir trabalhar enquanto estuda
Sabemos que esse é um tópico sensível para quem já está trabalhando, mas podemos te garantir que é possível trabalhar e fazer uma Pós-Graduação.
Essa é a realidade da maioria dos estudantes de Pós, que conseguem ganhar uma renda enquanto se preparam para novas oportunidades na carreira.
Inclusive, não só empreendendo e trabalhando como CLT ou PJ como também como estagiário, já que a Pós também permite ao estudante concorrer a vagas de estágio.
E o estágio é uma boa opção para quem ainda não conseguiu entrar no mercado, tendo a possibilidade de ser contratado após a formação. Ou para aqueles que querem diminuir o ritmo de trabalho, já que os contratos de estágio são de até 6 horas por dia com redução em semanais de prova.
E vale lembrar da importância de buscar cursos que tenham uma proposta de flexibilidade e que, assim, permitam você adaptar as aulas e/ou as provas aos seus horários no trabalho.
3 – Especialização em “curto” tempo
Diferentemente da graduação, que pode levar até mais de 5 anos para ser concluída, normalmente os cursos de Pós-Graduação tem duração de um ano ou dois anos, com carga horária variando de 350 a 450 horas.
Então, basicamente, estamos falando de um ano estudando que pode trazer seu reconhecimento profissional, a conquista de um novo cargo, um aumento no salário, o aumentar a segurança na prática, entre muitas outras coisas.
4 – Conseguir uma vaga no concurso
Como já falamos acima, muitos concursos estão dando pontos ou mesmo colocando a pós-graduação como pré-requisito.
No caso da seleção da Marinha de dezembro de 2021, por exemplo, foi dado 10 pontos para cada Pós-Graduação concluída com no mínimo 360 horas e a remuneração inicial para dentistas, farmacêuticos, psicólogos e outras áreas da saúde era de R$9mil.
5 – Trabalhar e ser reconhecido fazendo o que você gosta
Quem não quer ser reconhecido no trabalho, né? E vamos te falar a verdade: a Pós-Graduação não é necessária para isso, mas ela pode te ajudar a chegar nesse estágio de reconhecimento e de fazer o que você gosta.
Afinal, se capacitar vai te deixar mais confiante na hora da prática e te dar mais conteúdo para lidar com os desafios do dia a dia do trabalho. Além disso, o currículo muitas vezes leva ao reconhecimento, e ter uma Pós é uma forma de deixá-lo mais atrativo.
Já no que diz respeito a fazer o que você gosta e se encontrar profissionalmente, uma Pós também pode te ajudar, uma vez que ao longo do curso você terá contato prático e teórico com oportunidades e áreas da carreira e poderá conversar com professores e outros alunos.
