As Residências em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial mais procuradas na atualidade

As Residências em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial mais procuradas na atualidade
As Residências em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial mais procuradas na atualidade

Formados e estudantes de Odontologia que estão com foco em cursar uma residência devem prestar atenção neste conteúdo. Afinal, vamos falar de uma das áreas mais concorridas da profissão. A seguir, os Programas de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial mais procurados no Brasil.

Assim como as demais residências, elas também contam com regime de dedicação exclusiva e uma bolsa-auxílio. Desde o início de 2022 vigora o valor de 4.106,09 (bruto).

Há vagas ofertadas anualmente, em diferentes instituições pelo Brasil. A duração desta residência é de 3 anos e quem optar por concorrer a uma vaga, deve se preparar bem e saber o que é preciso para se dar bem na carreira como cirurgião buco-maxilo-facial!

Principalmente, quem mirar em programais mais concorridos. É sobre isso que vamos falar agora! Acompanhe!


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Residências em Cirurgia e Bucomaxilo: as mais procuradas

Abaixo está a quantidade de vagas das principais instituições credenciadas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatolologia Buco-maxilo-facial para ofertar programas de residência na área em diferentes regiões do Brasil.

INSTITUIÇÃOESTADOVAGAS OFERTADAS
Universidade de São Paulo- USPSão Paulo4
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMGMinas Gerais 2
Universidade Federal do Pernambuco- UPE/ Hospital Regional do
Agreste/ Hospital Getúlio Vargas/ Hospital Universitário Oswaldo Cruz/ Hospital da Restauração  
Pernambuco9
Universidade Estadual Paulista- UNESPAraraquara- SP2
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJRio de Janeiro2
Universidade Federal de GoiásGoiás 2
Hospital de Câncer do Mato GrossoMato Grosso2
Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRNRio Grande do Norte2
Universidade Federal do Ceará- UFCCeará2
Santa Casa de Piracicaba Piracicaba – SP 2
Universidade Federal do Pará- UFPAPará3
Universidade Federal de Uberlândia- UFUMinas Gerais2
Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGSRio Grande do Sul2
Universidade Federal do Maranhão – UFMAMaranhão2
Instituições com programas de residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial muito concorridos no Brasil.

Saia na frente da concorrência: estude para as provas das melhores Residências do Brasil com os cursos preparatórios do Sanar Saúde +!


Conheça mais sobre as 10 Melhores Residências

Vale ressaltar que todas as residências a seguir possuem cadastro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

A seguir, saiba mais sobre as 10 instituições que encabeçam a lista das residências mais procuradas nesta área tão promissora da Odontologia!

Residência USP

Esta é uma das instituições mais disputadas em várias residências em Saúde. A Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HCFMUSP é realizada em um sistema hospitalar complexo, que permite ao aluno vivenciar a experiência do cuidar, diagnosticando e tratando pacientes politraumatizados com diferentes níveis de complexidade, seja pela afecção buco-maxilo-facial ou pela condição sistêmica. O objetivo é gerar aprendizado no campo da assistência, permeado pelo ensino e iniciando o aluno na pesquisa.  A carga horária total é de 9 mil horas.

Residência UFMG

Essa é Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial mais tradicional no estado de Minas Gerais. O curso é dividido em 05 (cinco) semestres letivos ininterruptos com aulas práticas na FOUFMG e no Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB). As atividades realizadas na FOUFMG estão relacionadas ao atendimento a pacientes com afecções englobadas dentro da cirurgia bucal, sendo realizadas cirurgias em ambulatório sob anestesia local. As atividades realizadas no HMOB estão relacionadas ao atendimento a pacientes vítimas de traumas na região facial, sejam por acidentes de trânsito, agressões físicas, acidentes domésticos ou esportivos. Aqui ocorre um atendimento inicial sob regime de urgência que, quando necessário, será estendido a uma atendimento para realização de cirurgia corretora em bloco cirúrgico sob anestesia geral.

O Programa tem a duração de três anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando cerca de 9.212 horas.


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


Residência UPE

O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco é um dos principais da área no Nordeste. Ele contempla quatro instituições: Hospital Regional do Agreste (2 vagas), Hospital Getúlio Vargas (2 vagas), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (2 vagas) e Hospital da Restauração (3 vagas).

A Universidade de Pernambuco é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Ela conta com15 unidades de ensino e três grandes hospitais no Recife e na Região Metropolitana, nas localidades de Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.

Residência UNESP

A Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp contempla, entre outros assuntos: cirurgia bucal, traumatologia buco-maxilo-facial, tratamento cirúrgico das deformidades faciais (cirurgia ortognática), tratamento das infecções maxilo-mandibulares, cirurgias da ATM, implantes osseointegrados.

Ela envolve atendimento ambulatorial, realizado na Clínica do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Araraquara. Em média, são realizadas 800 cirurgias ano no ambulatório.

O atendimento Hospitalar, por sua vez, acontece nestas instituições: Hospital Santa Casa de Araraquara, Hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara, Hospital São Paulo de Araraquara e Hospital Estadual de Américo Brasiliense. A média de atendimentos por ano é de 1100 pacientes nos hospitais. Os plantões à distância também integram a rotina dos residentes.

Residência UFRJ

Em apresentação do curso, a Universidade frisa que o objetivo do Programa de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é formar profissionais com visão integrada de ensino-serviço, com perfil humanista e crítico. Isso, por meio da construção de conhecimento
pedagógico, promovendo a capacitação dos profissionais e estimulando a produção de conhecimento e pesquisa
nas equipes multiprofissionais nos serviços de saúde.

Essa residência é feito no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF.

Residência UFG

Agora, vamos falar de outra instituição que é conhecida pelo Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que oferta! É a Universidade de Goiás, que tem 59 anos de história e muita tradição no Centro-Oeste brasileiro. Por lá, o curso também terá duração de 3 anos, com carga horária do curso de 60 horas semanais. Ao todo, serão 8.640 horas, sendo 1.728 horas (20%) de atividades teóricas e 6.912 horas (80%) de atividades práticas. Anualmente, o residente terá 30 dias de férias.

Residência UFU

A Universidade de Uberlândia possui sete campi – quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG). Ela é considera um centro de referência em ciência e tecnologia da região do Brasil central que engloba: o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, além do sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

A Universidade oferta Residências em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Uniprofissional), além de vagas para Cirurgiões-Dentistas nas Residências Multiprofissionais em Atenção ao Paciente em Estado Crítico, Atenção em Oncologia, Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais, e Atenção em Saúde Coletiva.

Residência Hospital de Câncer de Mato Grosso

O Hospital de Câncer de Mato Grosso existe desde 1999, sendo referência no atendimento a pacientes com câncer no estado. Ele oferece serviços nos vários níveis de complexidade, priorizando o atendimento multiprofissional e a humanização hospitalar. Cerca de 95% dos pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pela filantropia.

A instituição é classificada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) nos serviços de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica.

No total são 8.640 horas e a entidade de certificação é a Universidade Federal de Mato Grosso.

Residência Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Criada em 1954, é composta de oito campi: Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, localizados no município de Fortaleza , além do Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús, Campus de Russas e Campus de Itapajé.

A Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) da instituição é feita no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Criada em 2010, realiza procedimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados a Cirurgia Ortognática, Trauma Buco-Maxilo-Facial, Patologia Oral, Reconstrução Óssea dos Maxilares, Cirurgia da Articulação Têmporo-Mandibular e Cirurgia em Pacientes Fissurados sob a ótica do Serviço Único de Saúde.

O Programa de Residência em questão dura 3 anos e tem importante vínculo com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO-Centro), Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA) e Instituto Dr. José Frota.

Residência Santa Casa de Piracicaba

O Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Piracicaba (CTBMF) oferece duas vagas anuais para o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Esta ensino de pós-graduação substituiu o antigo curso de especialização que vinha sendo oferecido pelo Hospital na área. O programa de residência se pauta pelo treinamento em serviço, num total de cerca de 7.000 horas/aula, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

O programa exige a atuação dos profissionais no centro cirúrgico e estágios em várias especialidades médicas correlacionadas. Além disso, promove vivência hospitalar para tratamento de traumas faciais complexos, correções de deformidades dento-faciais, tratamento de tumores benignos da boca e face e reconstruções faciais, assim como tratamento de pacientes com comprometimentos sistêmicos.

Dúvidas ou curiosidades sobre alguma das instituições listadas? O site do Colégio disponibiliza os editais das residências. Nesses documentos você pode conferir informações sobre vagas ofertadas e hospitais cadastrados, por exemplo.

Leia também:

Elas na Cirurgia Bucomaxilofacial, os desafios da profissão enfrentados pelas mulheres

Bucomaxilofacial: Residência ou Especialização?


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?