Grimace Scale: conheça a escala de dor dos gatos | Colunista

Se você é profissional ou estudante da área Veterinária, com certeza já percebeu a dificuldade que existe em mensurar a dor nos pacientes felinos. O texto abaixo traz uma nova ferramenta para facilitar a aferição deste parâmetro na rotina de clínica médica e de intensivismo.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

O que é a Escala e como surgiu?

A Grimace Scale, traduzida por Escala Grimace e abreviada de GS, é um método usado para mensurar a dor e desconforto de animais não humanos, e foi criada a partir de ideias de escalas de nocicepção usadas em humanos, principalmente com o crescimento da preocupação com o bem estar dos animais. Ela é dividida em diversas vertentes segundo a espécie do animal, uma vez que se baseia nas expressões faciais e hábitos particulares destes – de onde vem o nome ‘’grimace’’, em tradução livre, careta.

A Feline Grimace Scale

Mais recentemente, tem sido desenvolvida a Feline Grimace Scale, ou FGS, a escala específica para os pacientes felinos domésticos, que em tradução adaptada pode ser chamada de Escala Facial Felina.

A escala começou a ser elaborada em 2018, a partir de um estudo de Steagall et al, que se propôs a desenvolver e validar o método por meio da avaliação da dor aguda e de ocorrência natural nos gatos participantes do estudo.

Segundo a FGS, o comportamento dos animais é pontuado com base nas 5 unidades de ação (action units, ou AU) que fazem parte da escala, sendo que cada AU vale de 0 a 2 pontos.

As unidades de ação, consideradas os pontos-chave para diagnosticar a algesia no felino, são:

  • posição das orelhas;
  • contração da região orbital;
  • tensão do focinho;
  • mudanças na posição dos bigodes;
  • posição da cabeça.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Assim, o animal recebe as pontuações segundo as considerações da tabela esquematizada abaixo, sendo que o score 0 é uma característica de ausência de dor, o score 1 de dor leve a moderada, e o score 2 de dor moderada a severa:

Ao final da avaliação de cada uma das unidades de ação contabiliza-se o score final. A nota máxima é 10, significando o nível máximo de dor que o gato apresenta. Porém, uma pontuação total de 4 ou mais já indica a presença de dor relevante, sendo necessário que o médico veterinário entre com um protocolo de analgesia específico para o quadro do paciente.

Pontos importantes

Apesar da escala ser aparentemente de fácil compreensão, existem outras diversas características e exames a serem realizados a partir da suspeita da presença de dor em um gato, e a avaliação direta de um médico veterinário ao animal é sempre imprescindível, uma vez que são necessários exames como a palpação, observação da postura corporal e da atividade (presença de vocalização, inquietação, depressão, agressividade, comportamentos compulsivos etc), entre outros.

No entanto, a pontuação é extremamente útil para que haja um consenso entre os profissionais da área no reconhecimento da dor e desconforto nesta espécie, sendo considerada um grande avanço para a Medicina Felina. Um exemplo da popularização da Escala foi o surgimento de um aplicativo para celular, chamado Tably, que avalia a presença de dor nos gatos, utilizando os dados gráficos desenvolvidos pelos estudos da Grimace Scale.

Assim, entende-se a importância da utilização da Escala na rotina veterinária, principalmente em atendimentos emergenciais e em internações, em que ‘detalhes’ como a posição das orelhas do gato podem não ser notados ou serem subestimados.

Acesse também o Manual de Treinamento desenvolvido pelos pesquisadores responsáveis pela criação da FGS.

Matérias relacionadas:

Referências:

Feline Grimace Scale. Avaliação da dor aguda em gatos baseada em alterações nas expressões faciais, 2019. Disponível em: https://pt.felinegrimacescale.com/. Acesso em 10 de dezembro de 2021.

Facial expressions of pain in cats: the development and validation of a Feline Grimace Scale. Scientific Reports 9, Article number: 19128 (2019). Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-019-55693-8. Acesso em 09 de janeiro de 2022.

Folha de São Paulo. Aplicativo usa escala de careta felina para mostrar se gato está com dor, 2021. Disponível em: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1706494493557277-aplicativo-usa-escala-de-careta-felina-para-mostrar-se-gato-esta-com-dor. Acesso em 09 de janeiro de 2022.

Ficha técnica – Feline Grimace Scale, 2019. Sci Rep 9, 19128. Disponível em: https://pt.felinegrimacescale.com/_files/ugd/103d43_94b2429bbc8448c98c6194e1bbb18ad2.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2022.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?