O desenvolvimento de novos fármacos e novas tecnologias para melhoria dos mesmos é de extrema complexidade. Devido a isso, muitas empresas têm aderido a inteligência artificial (IA) para a criação de novos produtos.
Muitas vezes as indústrias acordam com terceiros, como startups, para combinar técnicas humanas com inteligência artificial. Isso representa diminuição de tempo e dinheiro para a empresa. Não somente para a criação de novas substâncias ativas, como também para mecanismos de melhorias, como polímeros e até mesmo fragrâncias para perfumes e cosméticos.
COMO FUNCIONA?
A IA funciona através de algoritmos, por isso é muito importante a forma como os dados serão inseridos. Eles funcionarão a partir de uma programação pré-estabelecida.
Ele junta as informações e começará a criar junções, criando combinações possíveis, até formar as formas que podem ser criadas.
ATUALMENTE
Atualmente existe uma molécula criada pela IA, em fase de teste. A medicação será testada para o tratamento de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e foi produzida pela parceria entre a Sumitomo Dainippon Pharma e a start-up britânica Exscientia.
Ao ser desenvolvida com a técnica de IA, o tempo para chegar na etapa de teste foi de um ano, bem menor do que normalmente ocorre, geralmente, cerca de cinco anos.
LIMITAÇÕES:
Atualmente ainda há algumas limitações para a Inteligência Artificial. Grande parte dos dados não estão estruturados para análise do mesmo. Isso porque pesquisa, artigos ensaios clínicos estão armazenados de forma desconectas nos sistemas.
Para isso seria necessário criem formas de material onde essas tecnologias possam entender, adiantando o sistema, facilitando o processo. PARA QUE? Para que essa inteligência integre todo o processo e otimize a criação de medicamentos.
Matérias relacionadas:
- O que pode ser cobrado nas provas de residência sobre Covid-19
- Demandas das visitas domiciliares do farmacêutico residente em Saúde da Família
- Como agem os antibióticos?
Referência:
- Canal Tech. Inteligencia Artificial deve acelerar desenvolvimentos de novos medicamentos. Disponível em : https://canaltech.com.br/saude/ia-deve-acelerar-desenvolvimento-de-novos-medicamentos-151351/.
- ICTQ. Inteligencia Artificial desenvolve novo medicamento para transtorno obsessivo compulsivo. Disponível em: <https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1170-inteligencia-artificial-desenvolve-novo-medicamento-para-transtorno-obsessivo-compulsivo-toc>.
- Fundação Instituto de Administração. Inteligência Artificial. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/>.