Estudar por livros para concursos e residências: veja 7 dicas

Estudar por livros para concursos e residências
Estudar por livros para concursos e residências

Estudar por livros para concursos e residências ainda é a forma mais recorrente para absorver conteúdos. A seguir, veja dicas de como tornar essa maratona de aprendizado menos cansativa e mais eficaz. A tecnologia pode ajudar!

Já nas escolas e faculdades ele é destaque. E isso não é de hoje. O livro se firmou como instrumento do conhecimento no decorrer dos tempos e segue firme nessa posição. 

Mesmo depois de formado, o profissional de saúde tem no livro um aliado e tanto. Não só para atualização. Quem sonha em ser aprovado em concursos e residências não pode abrir mão desse recurso. 

E como a proposta da Sanar é aproximar você da realização do seu sonho, vamos compartilhar a seguir 7 dicas infalíveis para incrementar seus estudos.

7 dicas para estudar por livros para concursos e residências  

Muitos ficam desanimados ao pensar que terão que ler livros e livros para se preparar para um certame. Seja por falta de tempo ou por receio de encontrar um conteúdo denso dividido em muitas páginas.

Tem gente que já cansou só de imaginar, né? Mas, saiba, estudar por livros não precisa ser tão cansativo. 

A seguir, dicas  para quem quer saber a melhor forma para assimilar conteúdos e ficar em dia com os estudos.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


1) Escolha os livros adequados para o seu objetivo 

Essa dica pode parecer óbvia ou muito abstrata, mas vamos explicar aqui como essa escolha é importante. São muitos os livros no mercado que têm o objetivo de preparar candidatos para os certames.

Mas, é bom destacar que os livros adquiridos devem ser atualizados e produzidos por autores que se destacam na área do conhecimento em questão. E, mais do que isso: é necessário que eles saibam como construir esse saber com o leitor. 

Aí entram em cena pontos como linguagem, clareza, objetividade. É preciso que esses autores conheçam o contexto de aprovação em provas para concursos e residências e preparem um conteúdo com esse foco.

Saber a melhor forma de conduzir um aprendizado por meio da leitura é um diferencial e tanto. Livros com questões comentadas são fundamentais para quem quer ficar craque num assunto.


Está estudando para as provas de Residência? Conheça os livros Preparatórios para Residência 2021 e garanta a sua vaga na Residência dos sonhos!


2) Sublinhe pontos importantes 

Livros certos na mão, é hora de começar a leitura. Como são muitas informações, é natural que haja o receio de que não seja possível absorver tudo. 

E não precisa. O que é importante é você entender os principais pontos e compreender o tema de forma geral. Atente-se ao edital (vigente ou anterior) e às provas anteriores. 

Foque em pontos necessários e sublinhe o que julgar importante destacar. O ideal é que antes de sublinhar, seja feita uma leitura geral. Numa segunda leitura, fica mais fácil entender o que realmente é mais relevante. 

3) Faça resumos

Depois de ter sublinhado os principais pontos, fica mais fácil resumir capítulos, por exemplo.

Aliás, é sempre melhor escolher uma forma de organizar as informações – por capítulos ou temas pode ser uma boa.

O resumo é eficiente pois reforça a absorção do conteúdo e faz com que com a compreensão da leitura seja mais natural. 

Essa dica é antiga e continua em alta. Sempre consulte seus resumos e, também, acesse outros resumos sobre o assunto para que possa incrementar seus estudos.

4) Faça esquemas ou mapas mentais

Taí uma ideia que é muito boa para dar dinamismo aos estudos. É uma forma diferente de resumir o que é importante. Ela tem a proposta, principalmente, de facilitar a memorização, permitindo uma leitura dinâmica do conteúdo. 

Aqui podem ser usados códigos, palavras-chaves, gráficos, ilustrações, cores e fontes diferentes. Tudo para promover uma sequência lógica que promova um entendimento rápido do assunto.

Os conhecidos mapas mentais são excelentes e podem tornar o processo de estudo mais descontraído. Sem dúvida, é uma boa forma de fixar conteúdos, indo muito além da decoreba.


Quer ser aprovado em Residência? Torne-se o candidato mais preparado para as provas com os materiais de estudo da Sanar Saúde!


5) Alie livros a outras formas de estudo 

O livro geralmente traz informações mais detalhadas e aprofundadas de um tema. A partir de uma leitura atenta, lançando mão das dicas já mencionadas acima, você pode beber em outras fontes complementares.

Vale muito aproveitar esse embasamento mais profundo para complementar o estudo de forma eficaz. Vídeos, podcasts e aplicativos incrementam o aprendizado quando associados à uma boa leitura.

Isso sem dizer da possibilidade de acessar livros em PDF que contribuem para o mecanismo de busca de palavras. 

6) Siga um planejamento de estudos

Não adianta estar com os melhores livros para concursos e residências em mãos e não ter um cronograma que oriente seus estudos. A partir de um planejamento, você poderá seguir um roteiro de estudos alinhado ao cronograma montado. 

Esse cronograma deve levar em conta sua rotina, tempo disponível e objetivos. Além disso, ele deve prever etapas como exercícios e revisão.

Portanto, dedique-se a produzir um planejamento levando em conta o que será preciso estudar para concursos e residências. Ou, caso já tenha um edital em vista, foque nele.

7) Elabore perguntas e busque respostas a partir da leitura

Aqui podem ser usados o que chamamos de flashcards, que são cartões de memória. De um lado, eles trazem a pergunta. De outro, a resposta. 

Produzir os flash cards já é um exercício e tanto para fixar o conteúdo. Lembre-se, sempre, que mais importante do que decorar é realmente entender, assimilar as questões.

Você pode criar perguntas com base no que é mais demandado sobre o tema em certames, que tal?


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?