Depressão em profissionais de saúde aumenta na América Latina

Depressão em profissionais de saúde aumenta na AL
Depressão em profissionais de saúde aumenta na AL

Pesquisa realizada para escutar profissionais de saúde da América Latina no contexto da pandemia da covid-19 trouxe dados preocupantes, acendendo o alerta para o aumento da depressão nesse público. 

Chamado The COVID-19 Health Care Workers Study (HEROES) ou, em português, Estudo dos Trabalhadores da Saúde COVID-19 (HEROES), o relatório revelou que entre  14,7% e 22% dos profissionais de saúde entrevistados em 2020 relataram sintomas associados à depressão.

O  relatório foi realizado pelas universidades do Chile e Columbia, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em diversos países da América Latina. São eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Bolívia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai.

O estudo traz resultados de entrevistas com 14.502 profissionais de saúde.  Além disso, contou com a participação de acadêmicos e pesquisadores de instituições dos países onde foi realizado.

Dê o próximo passo da sua carreira com a Sanar!

Dados do estudo 

Entre os achados da pesquisa, chamou atenção o fato de que entre 5% e 15% dos participantes reconheceram que pensaram em suicídio.

Ainda segundo o estudo, a saúde mental dos profissionais da área foi afetada por razões como: necessidade de apoio emocional e financeiro, preocupação em infectar familiares, conflitos com parentes de pessoas infectadas e mudanças nas funções laborais.

Pela pesquisa também foram evidenciados alguns fatores que contribuíram para proteger a saúde mental desses profissionais. Entre eles, estão a confiança de que as instituições e o governo poderiam lidar com a pandemia,  o apoio de colegas e ser uma pessoa espiritual ou religiosa.

Segundo Rubén Alvarado, pesquisador da Universidade do Chile, “a pandemia aumentou o estresse, a ansiedade e a depressão entre os profissionais de saúde e revelou que os países não desenvolveram políticas específicas para proteger sua saúde mental.” 

Dê o próximo passo da sua carreira com a Sanar!

Caminhos para combater a depressão 

Como forma de propor uma mudança no contexto da saúde mental dos profissionais de saúde, o relatório traz algumas recomendações. Ele aponta, por exemplo, que para atenuar o problema, é necessário  provocar mudanças no ambiente de trabalho.

Além disso, propõe  melhorar salários e condições contratuais estáveis, assim como criar espaços de conversa e incentivo ao autocuidado para que as equipes possam falar sobre seus processos, compartilhando suas dores. 

O relatório recomenda ainda ações no contexto de políticas públicas, com foco em cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde.

Pesquisador da Universidade Columbia, Ezra Susser, faz um alerta: “após dois anos de pandemia, muitos trabalhadores ainda não recebem o apoio de que precisam e isso pode levá-los a desenvolver diferentes transtornos mentais nos próximos anos, algo para o qual temos que estar preparados.”

Para ajudar trabalhadores que atuam em áreas de emergências a prevenir problemas de saúde mental , a OPAS lançou um curso online gratuito de autocuidado.

A proposta do curso é permitir que os participantes reconheçam o estresse no trabalho e os riscos associados. Assim como identifiquem fatores de risco e proteção, detectando sinais de alerta de problemas de saúde mental.


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde

Dê o próximo passo da sua carreira com a Sanar!

Leia também:

Saúde mental dos profissionais de enfermagem

Psiquiatria nutricional – nutrição e saúde mental

Alimentação e depressão: como a nutrição pode ajudar no tratamento

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?