5 Tendências no Setor Farmacêutico para 2022

Tendências no Setor Farmacêutico
Tendências no Setor Farmacêutico

O setor de Farmácias foi um dos que mais cresceu em 2021 – cerca de 15%. As perspectivas continuam positivas e vale saber mais sobre as principais tendências no setor farmacêutico. Elas prometem impactar quem é da área da Saúde e, claro, o consumidor. 

Antes de tudo, precisamos olhar com atenção para o contexto atual. Alguns fatores contribuem para que a curva de crescimento seja ascendente. Dá só uma olhada!


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Crescimento setor farmacêutico 

A pandemia da covid-19 trouxe uma busca maior por saúde, com foco na prevenção. Esse cenário  vem contribuindo para que a expansão do setor de Farmácias seja uma realidade. 

Isso sem dizer dos medicamentos, que passaram a ser essenciais na cesta de compras da população, que não quis correr o risco de precisar de algo e não encontrar. 

E, claro, dos próprios acometidos com a doença, que também passaram a consumir mais medicamentos. Paralelamente a isso, patologias endêmicas como Dengue, Zika, Febre Amarela e, mais recentemente a epidemia de H3N2 aqueceram a movimentação em farmácias. 

Frente a todo esse cenário, vale dizer também que a procura por medicamentos para doenças crônicas cresceu cerca de 15% só em 2020.  Aliás, com o envelhecimento da população, é natural que o setor farmacêutico seja mais demandado. Até 2050, estima-se que os idosos sejam 30% no País. 

Vale frisar que com maior e melhor mix de produtos, a farmácia passou a ser procurada também por consumidores que estão em busca de autocuidado ( e isso não é automedicação, ok? Estamos falando de bem-estar). 

Mas, e o que dizer quando pensamos no futuro da Farmácia? A seguir, veja o que podemos esperar. 


A Sanar Saúde Pós entende de profissionais da Saúde. Venha dar esse novo passo em sua carreira, a gente te ajuda!


5 Tendências no setor Farmacêutico para 2022 

1) Prescrição Eletrônica na farmácia

Esse fato foi acelerado com a pandemia da covid-19. Mas, é inegável que o fortalecimento do universo digital transformaria também processos e relações nas Farmácias. 

A prescrição digital de medicamentos tem suas vantagens em relação ao método “analógico” de receitar medicamentos. Isso porque os pedidos em papéis costumam gerar problemas, principalmente, pela escrita ilegível. 

Erros acontecem e podem trazer  prejuízos à saúde do consumidor, além de erros de dispensação na farmácia

Sendo assim, a prescrição eletrônica é uma tendência quando pensamos no futuro do setor. E, como isso já vem sendo disseminado, é natural que a prática se fortaleça ainda mais em 2022.

A continuidade de consultas online e a possibilidade de se consultar  com profissionais de outras localidades por meio de videoconferências têm acelerado essa tendência. 

Importante: o Brasil já está trabalhando para implementar a rastreabilidade de medicamentos — desde o fabricante até a farmácia. A evolução desse processo será levar a rastreabilidade até o paciente. Para tal, a prescrição eletrônica é indispensável.

Entre as vantagens da prescrição eletrônica também estão: redução de receitas falsas e a  integração com sistemas de interações medicamentosas e contraindicações, por exemplo. 

2) Serviços farmacêuticos 

A farmácia de hoje é bem diferente da farmácia de anos atrás. E, a tendência é que ela siga mudando, ampliando seu portfólio de produtos e, também, de serviços. 

Isso porque além de ser um local para compra de medicamentos e produtos de beleza e conveniência, a tendência é que as farmácias passem a oferecer serviços. 

Elas podem disponibilizar, por exemplo, exames para colesterol e diabetes, além de vacinas. Também podem entrar na relação de serviços programas de saúde como os relativos à perda de peso, parar de fumar  e qualidade de vida. Isso, sem dizer do aconselhamento breve com farmacêuticos. 

Afinal, trabalhar com saúde vai muito além do tratamento de doenças. E essa mentalidade vai se fortalecer cada vez mais, refletindo na relação entre farmácia e consumidor. 


Conheça a Pós-graduação que é uma revolução na carreira dos profissionais da Saúde


3) Dermocosméticos e produtos de higiene

Como já mencionado, a farmácia é cada vez mais um lugar de saúde, qualidade de vida e bem-estar. Vai nesse sentido essa tendência: o protagonismo de dermocosméticos e de produtos de skincare e higiene pessoal. 

Além disso, a comercialização  de protetores solares e de produtos para cabelos, como tratamentos  e até mesmo tonalizantes, tendem a ganhar mais espaço nas prateleiras das farmácias do Brasil.

4) Tecnologia para autonomia de pacientes e fidelização

É um caminho sem volta. O digital veio para ficar. Aplicativos, vestíveis,  telemedicina e consultas online por diferentes profissionais de saúde estão cada vez mais comuns. E essa realidade, claro, impacta o setor farmacêutico, que não pode ficar para trás. 

Ou seja, é preciso criar soluções digitais  para facilitar a vida dos pacientes —seja para comprar medicamentos, como para renovar receitas ou até  mesmo para falar em tempo real com farmacêuticos. 

Os hábitos, principalmente entre os mais jovens, estão cada vez mais digitalizados. Então, falar no futuro da Farmácia é se atentar para essa demanda. Otimizar tempo e entregar agilidade e qualidade tem sido cada vez mais necessário. Sairá na frente quem acompanhar. 

Para isso, as equipes de farmácias e todo seu modus operandi deverão ser adaptados. Treinamentos e desenvolvimento de ferramentas e fluxos de comunicação precisam ser pensados para essa nova era. 

Entre as soluções em tecnologia para farmácias, estão: 

  • Aplicativos com lista dos medicamentos em uso, alertas, lembretes e recompensas dadas aos pacientes que tomam seus comprimidos corretamente.
  • Aplicativos de autocuidado e bem-estar e de monitorização da saúde

5) Farmácia enquanto centro de saúde 

Taí uma importante realidade na relação de tendências no setor farmacêutico. Isso porque a farmácia tem deixado  de ser um local onde se vai somente quando está doente.

Pelo contrário, a proposta é que ela deixe de ser um comércio de balcão, com foco em venda de medicamentos.

Como já dito acima, ganha espaço seu posicionamento enquanto local promotor da saúde —seja pela comercialização de produtos de saúde e bem-estar, como pela oferta de serviços em prol da saúde, com foco na prevenção.

Portanto, mais do que comprar remédios, o consumidor quer hoje encontrar uma gama de serviços e ser bem amparado no que diz respeito  ao atendimento farmacêutico. Ou seja,  é preciso  trabalhar a escuta e a atenção a quem chega na farmácia. 

Se você é farmacêutico, fique atento às tendências do setor farmacêutico e posicione-se de forma atenta a esse novo cenário, que coloca a farmácia num lugar mais central na saúde do indivíduo e da família.  E, claro, estamos aqui partindo do entendimento de que a saúde é bem mais do que ausência de doenças.

Prepare-se para o futuro. Ele já começou!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?