Dependência de opioides: panorama da população brasileira

Dependência de opioides no Brasil
Dependência de opioides no Brasil

O consumo de opioides no Brasil precisa ser debatido. De um lado, temos o paciente que resiste em aceitar o uso; do outro, o médico com suas dificuldades em prescrevê-los. E, por fim, além do estigma, há o quadro oposto: o da dependência de opioides.

A taxa de consumo de opioide na América Central e América do Sul é de aproximadamente 2%. Para entendermos o contexto global, vale frisar que países desenvolvidos como EUA e Canadá apresentam um quadro preocupante. A prescrição de metadona ilustra bem: ela cresceu 933% entre 1997 e 2005 nos Estados Unidos.

Graças às políticas de monitoramento, o consumo de opioides na região tem reduzido. Mas, entre 2016 e 2018, países da América do Norte ainda eram responsáveis por cerca de 60% do consumo de opioides em todo o mundo.

Enquanto isso,por aqui os medicamentos são os principais agentes causadores de intoxicação. E, como as as informações sobre intoxicação medicamentosas no Brasil estão em vários sistemas de
informação, é difícil ter um quadro claro e detalhado sobre a situação no dia a dia.

Dependência de opioide no Brasil

Estudo disponibilizado pela American Journal of Public Health, em 2018, revelou que houve um aumento significativo na prescrição de opioide no País.  A iniciativa avaliou as prescrições entre 2009 e 2015

Vale saber que a codeína é o opioide mais utilizado. Ela corresponde a cerca de 98% das prescrições. Outro dado relevante é que  a oxicodona, que representa menos de 1% desse total, teve o maior aumento proporcional (de 0,07 para 0,8 prescrições por 1000 pessoas (RR = 11,39; 95% IC = 11,18 – 11,59).

O estudo contemplou dados obtidos a partir da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre codeína, fentanil e derivados (alfentanil e remifentanil) e oxicodona.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Opióides

Os opioides são uma classe de drogas derivadas da papoula do oriente (e inclui também suas variações sintéticas). Eles têm efeito analgésico e são altamente suscetíveis ao uso indevido, por isso a preocupação quanto ao consumo inadequado.

Explica muito o fato de que, além de aliviarem a dor, os opioides provocam uma sensação exagerada de bem-estar e, quando usados em excesso, podem levar à dependência.

O uso exagerado pode levar a uma parada respiratória e ser fatal. Vamos falar agora sobre dois opioides bem comuns, citados acima:

codeína é um analgésico oral muito usado para tratamento de dor aguda e crônica, principalmente, em quadros pós-operatórios.

Ela faz parte do grupo de opioides e é usado como antitussígeno. Boa parte da codeína utilizada para fins médicos é preparada por meio da metilação da morfina.

A Oxicodona é utilizada para o tratamento de dores moderadas a severas. Ela é considerada um opioide altamente viciante.


A Sanar Saúde Pós entende de profissionais da Saúde. Venha dar esse novo passo em sua carreira, a gente te ajuda!


Prescrição segura de opioides

O fato é que o opioide é padrão-ouro no tratamento de dor oncológica. Isso sem dizer de outros tipos de dores, principalmente, de forte intensidade, como as neuropáticas e musculoesqueléticas. 

Ou seja, trata-se de algo necessário, desde que seu uso seja feito de forma responsável.

Em primeiro lugar, é preciso acessar a documentação completa do paciente com avaliação da dor, quadro clínico geral, história psicossocial, condições psiquiátricas.

Além disso, é preciso saber sobre eventual abuso de substâncias ilícitas e, claro, ter assinatura do termo de consentimento.

Para rastrear pacientes pertencentes a um grupo de risco de adição, é possível usar o Opioid Risk Tool (ORT). Ele classifica os pacientes de baixo, moderado ou alto risco para abuso de opioides.

A ORT é uma importante ferramenta para avaliar o histórico do paciente e de seus familiares, levando-se em conta questões como: alcoolismo, tabagismo, abuso de drogas (ilícitas ou não), idade, histórico de abusos sexuais, histórico de transtornos mentais e depressão.

Dessa forma, ela permite melhor monitoramento, oferece subsídios para outra forma de tratamento ou até mesmo para associações de tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos). 

Como o tema é complexo e carece de atenção por parte de todos os profissionais de saúde, vale citar a importância da educação continuada. Assim como de políticas públicas que disseminem recomendações cientificas nacionais.

Tudo, claro, para estimular e orientar sobre o uso correto dos opioides, que têm um papel muito importante no tratamento dos pacientes.  

Leia também:

Interferência dos opioides nas emoções humanas

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?