Normas de biossegurança: você sabe para que servem? | Colunista

Rotineiramente a biossegurança encontra-se presente em todos os âmbitos odontológicos, visando a diminuição da exposição de pacientes e profissionais a possíveis riscos que venham a comprometer a sua saúde, contendo os riscos biológicos de forma que todo e qualquer perigo seja eliminado ou minimizado.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Porque seguir as normas de biossegurança são tão importantes?

As normas passam a ser mais rígidas dentro de consultórios odontológicos,pois o potencial de contaminação é bastante considerável,visto que o dentista está em constante contato com fluidos,sejam eles saliva ou sangue e manuseiam com frequência instrumentos perfurocortantes.Sendo assim,o cuidado precisa ser potencializado para evitar meios de criação de fungos e bactérias,preservando a proteção à saúde das pessoas presentes no local.

Quais os tipos de classificações para o âmbito clínico?

A partir da existência de diversos ambientes clínicos criaram-se divisões a fim de estipular o nível de risco que cada um oferta,são eles:

→Área Crítica: Vai da sala de atendimento direto ao paciente até o centro cirúrgico,as quais costumam ter contato contínuo com secreções que possam causar riscos patológicos.

→Área semi-crítica: Consiste em locais como lavanderia ou laboratórios que não oferecem tanto perigo mas ainda assim podem ser contaminados quando em contato com algum agente infeccioso.

→Área não crítica: Lugares não utilizados para atendimentos de pacientes como cozinhas e outros lugares da clínica onde os clientes não têm acesso que não apresentam contato algum com patógenos.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Quais métodos devem ser utilizados pelos dentistas?

Para garantia de proteção e cuidados devidos,impedindo a disseminação de doenças existem alguns procedimentos que são indispensáveis como:

→Higienização correta de instrumentos que foram utilizados em atendimentos odontológicos,evitando contaminação entre pacientes diferentes.

→Uso de equipamentos de proteção individual (EPI),protegendo os dentistas do contato com agentes nocivos.

→Limpeza correta das mãos antes e depois do atendimento.

Considerações finais

Compreende-se, portanto, que se todos esses métodos forem realizados corretamente as chances de contração de alguma infecção são ínfimas, reforçando a importância da reprodução correta de todos os protocolos necessários para um atendimento eficaz e da forma mais segura possível tanto para quem está atendendo, como para quem está sendo atendido.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

IDE, Faculdade. “Afinal, Você Sabe Qual a Importância Da Biossegurança? – Blog.” Faculdade IDE, 20 July 2018, www.faculdadeide.edu.br/blog/afinal-voce-sabe-qual-a-importancia-da-biosseguranca.

Laboratórios, Freitag. “A Importância Da Biossegurança.” Freitag Laboratórios, 19 Aug. 2021, freitag.com.br/blog/a-importancia-da-biosseguranca/.

Vidal, Tathiane. “Biossegurança: O Que é E Porque Prestar Atenção Nela?” Dental Office, 29 May 2020, www.dentaloffice.com.br/bioseguranca-odontologica-o-que-e-e-porque-prestar-atencao/.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?