Isolamento covid-19: veja novas regras

Novas regras de isolamento para pacientes com covid-19
Novas regras de isolamento para pacientes com covid-19

Pacientes com covid-19 devem seguir novas regras de isolamento no Brasil. O anúncio, feito em coletiva de imprensa pelo Ministério da Saúde, no dia 10 de janeiro, altera o período de quarentena. Essa é a quarta atualização do Guia de Vigilância Epidemiológica voltado para o combate à doença.

Novas regras de isolamento covid-19

A partir de agora, pessoas com resultados positivos para covid-19 e que tenham quadro leve ou moderado, devem se isolar por, no mínimo, sete dias.

E, se no quinto dia completo o paciente estiver sem febre e sem usar antitérmico por 24 horas, ele pode realizar o RT-PCR ou o antígeno. Vale frisar, no entanto, que o primeiro é mais recomendado, pela acurácia no resultado.

A partir do teste, se o resultado for negativo, é permitido sair do isolamento, desde que sejam cumpridas medidas como: seguir usando máscara e higienizando as mãos, evitar aglomerações, viagens e contatos com pessoas com comorbidades até o décimo dia, contados a partir do dia do primeiro teste, com o positivo.

Agora, se após o 5º dia, mesmo sem sintomas, o teste der positivo, é necessário manter o isolamento até completar o décimo dia. 

De toda forma, caso o paciente prefira não realizar o teste no quinta dia, ele deve cumprir os sete dias de isolamento conforme preconizado. Para isso, é preciso estar sem sintomas respiratórios e quadros de febre, bem como sem usar antitérmico por pelo menos 24 horas.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Testagem covid-19

Se caso o paciente estiver com sintomas no sétimo dia, o recomendado é continuar o isolamento e fazer a testagem por RT-PCR ou antígeno.

Se o resultado for negativo, pode sair do isolamento mantendo os cuidados já citados, de evitar aglomerações e contatos com pessoas com comorbidades. O uso de máscaras também deverá ser mantido, bem como outras medidas protetivas. Se no sétimo dia positivar, é preciso manter o isolamento até o décimo dia.

Vale destacar que, se após o décimo dia o paciente estiver sem febre, sintomas respiratórios e sem uso de antitérmicos por pelo menos 24 horas, não será preciso testar para sair do isolamento. 

Referências

Para propor essas novas mudanças, o Ministério da Saúde tomou como referência o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), bem como as recomendações usadas na Inglaterra.

No final de dezembro de 2020, o CDC atualizou as diretrizes para casos confirmados de covid-19 em pacientes assintomáticos e para aqueles que não estejam mais com sintomas – ou percebam claramente a regressão deles.

Com a atualização mais recente, o tempo recomendado passou de 10 para cinco dias.

Quer conciliar sua carreira e sua pós-graduação de um jeito inteligente e com maior aproveitamento? Conheça os cursos e a metodologia da Sanar Saúde Pós

Regras para isolamento covid-19:

  • Isolamento é de, no mínimo, sete dias, sem teste para quem estiver com covid-19 e apresentar sintomas leves ou moderados;
  • Chegou ao quinto dia completo sem sintomas? Recomenda-se que o paciente que não apresentar sintomas respiratórios ou febre por um período de 24 horas, e não estiver fazendo uso de antitérmico, faça o teste antígeno ou RT-PCR. Em caso de resultado negativo, a pessoa pode sair do isolamento.
  • Está no sétimo dia da confirmação da doença com sintomas respiratórios ou febre? O paciente pode fazer o teste RT-PC ou antígeno. Se der negativo, é permitido sair do isolamento, respeitando as medidas protetivas, como uso de máscaras.
  • Chegou ao sétimo dia da confirmação da doença com sintomas respiratórios ou febre e o teste deu positivo? Neste caso, é preciso seguir o isolamento até o décimo dia e só sair quando não apresentar mais sintomas.
  • Após 10 dias de confirmação da doença, se estiver sem sintomas, não é necessário realizar a testagem.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?