CID-11 já está em vigor: veja o que muda

CID-11 passa a valer em 2022
CID-11 passa a valer em 2022

Começou a valer em 1º de janeiro de 2022 a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – a CID -11.  Lançada em 2019, a  CID-11 inclui o distúrbio de games como um problema de saúde mental e traz capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual. 

Entre o anúncio da CID- 11 e a data em que passou a vigorar, um ponto importante foi revisado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Órgão revisou a classificação da velhice que, agora, será considera um possível fator associado à causa de uma morte. Até então, a condição era classificada como causa definida.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Revisão sobre a Velhice

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) encaminhou à OMS e à Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS, em agosto de 2021, a Recomendação n° 20, contra a inclusão do termo velhice, sob o código MG2A, no capítulo 21 da CID-11. 

A revisão foi fortemente influenciada pelo movimento “Velhice não é Doença”, que sinalizou como o fato de tratar a velhice como doença pode ser maléfico para idosos.

Atualizações CID-11

A CID-11 traz algumas atualizações importantes. Entre as mudanças mais relevantes em relação ao CID-10 , estão:

  • conceitos contemporâneos de atenção primária;
  • revisão e atualização da seção voltada à segurança do paciente;
  • codificação sobre resistência bacteriana;
  • atualização sobre HIV;
  • inclusão dos transtornos dos jogos eletrônicos às condições que podem gerar adição.

Alguns pontos merecem destaque:

O Autismo na CID-11

A CID 11 reuniu todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo e o transtorno com hipercinesia, por exemplo, em apenas um único diagnóstico: o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

Assim, as subdivisões passam a ser relacionadas exclusivamente com algum prejuízo da linguagem funcional ou deficiência intelectual. De acordo com a OMS, a proposta é facilitar o diagnóstico, simplificar a codificação e evitar erros, bem como promover melhor acesso aos serviços de saúde.

Transexualidade na CID-11

Em relação ao CID- 10 outra mudança importante diz respeito à transexualidade, que não integra mais a lista de doenças mentais. Agora, ela foi reclassificada como uma “incongruência de gênero”, no lugar de “distúrbio de identidade de gênero”.

Já sabe sabe que a transexualidade não é um distúrbio mental e que a classificação anterior reforça a estigmatização e o preconceito contra indivíduos transgêneros.

Essa alteração garante o acesso pelo Sistema Único de Saúde às intervenções como cirurgias e terapias.

Síndrome de burnout na CID-11

Cada vez mais comum, a síndrome de burnout passou a figurar naa CID 11. A doença integra um capítulo específico que trata de problemas gerados e associados ao emprego ou ao desemprego.

A nova versão do documento é 100% digital. Tudo para promover praticidade de registro e consulta. A ideia é diminuir os erros de notificação e facilitar a disseminação e consolidação da nova versão.

Resistência antimicrobiana na CID-11

O uso desenfreado de antibióticos tem chamado a atençaõ de profissionais de saúde não é de hoje. Os problemas decorrentes dessa prática, no entanto, podem ser mais sérios do que muitos imaginam.

Sendo assim, a OMS alinhou melhor os códigos relativos à resistência antimicrobiana para viabilizar o melhor mapeamento do problema no mundo.

Isso porque diversos microorganismos, por estarem cada vez mais resistentes, não respondem mais a tratamentos.


Quer conciliar sua carreira e sua pós-graduação de um jeito inteligente e com maior aproveitamento? Conheça os cursos e a metodologia da Sanar Saúde Pós


A Cid-11

A CID (Classificação Internacional de Doenças) tem a função de monitorar a incidência e prevalência de doenças. Ela faz isso por meio de uma padronização universal de doenças, levando em conta problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais.

Dessa forma, o documento apresenta um panorama bem amplo da saúde dos países das populações do mundo. Trata-se, portanto, de uma das principais ferramentas epidemiológicas do universo da Medicina.

De acordo com o portal das Nações Unidas (ONU), a CID-111 reflete as mudanças e os avanços da Medicina e da Tecnologia que aconteceram desde o lançamento da CID-10, em 1990.

A CID-11 conta com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte. O número é bem maior do que o da CID-10 com seus 14.400 códigos.

Com a nova classificação, a estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas foram simplificadas. O objetivo é simplificar o manejo da ferramenta pelo profissional de saúde.  

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!