Somos acostumados a valorizar os acertos e a condenar os erros. Mas, sabia que é possível ter outra perspectiva e ainda sair no lucro? Portanto, não chore pelo leite derramado. Pelo contrário: aprenda com seus erros.
Errar faz parte do processo de aprendizagem. E isso vale para tudo na vida: inclusive, para conquistar aquela vaga dos sonhos. Seja no concurso, na residência ou na instituição almejada.
Sempre escutamos que errar é humano. Mas, longe de querer banalizar o erro, a ideia aqui é reforçar a importância de saber lidar com ele e aprender para fazer diferente, principalmente, nos estudos.
A seguir, vamos dar algumas dicas sobre como você pode aprender com seus erros. E isso é fundamental para quem quer evoluir e colecionar acertos!
Vamos lá?
Aprenda com os erros: 5 dicas para tirar de letra
Ninguém gosta de errar e isso é fato. Mas, do mesmo jeito que há males que vêm para o bem, há erros que chegam para nos levar mais longe.
Então, a ideia aqui é mostrar na prática como o erro pode ser um aliado no aprendizado. A seguir, dicas importantes!
1) Reconheça os erros
Em primeiro lugar, é preciso identificar o erro e reconhecê-lo, sem julgamentos. A partir daí, veja onde errou e entenda o que te levou a errar. No caso de exercícios e simulados, por exemplo, mais importante do que saber a resposta certa, é entender o caminho para chegar até ela.
Então, já percebeu, né: o erro é um problema quando não é percebido. Se você olhar para ele com atenção, ele pode ser seu aliado.
Aprenda com seus erros e siga adiante!
2) Entenda por que errou, para acertar na próxima vez
Essa dica tem relação com a anterior. Mais do que identificar o erro, é importante entender por que é errado e quais caminhos devem ser feitos para acertar na próxima vez.
Pensando em um profissional de saúde que quer se sair bem numa prova, já sabe: é preciso praticar.
As publicações com questões comentadas para processos seletivos de residências e concursos, ajudam muito. Afinal, mais do que apresentar as questões certas, elas contextualizam e trazem conceitos para que você possa entender a questões, deixando de lado a decoreba.
E isso vale não só para provas, como também para comportamentos em entrevistas ou em deslizes no trabalho e até na vida pessoal.
3) Veja o erro como oportunidade
Aqui falamos da importância de mudar a sua mentalidade. Sentimentos como culpa, vergonha e raiva não levam a lugar nenhum. Com esse entendimento, fica mais fácil identificar o erro, sem resistência e, também, entendê-lo.
Agindo dessa forma você também pode ampliar seu olhar. Já pensou que um erro pode te tirar da zona de conforto? Você pode descobrir um caminho diferente e muito melhor do que até então conhecia para solucionar problemas.
Não se trata de banalizar o erro, mas de encará-lo como propulsor da criatividade.
4) Saiba tirar proveito do erro ( ele pode ajudar na busca de soluções criativas, acredite!)
É muito comum relaxarmos na nossa zona de conforto. Quando trata de um assunto que dominamos, por exemplo, tendemos a estudá-lo menos ou de forma menos dedicada.
Em um cenário como esse, erramos por desatenção, quando relaxamos o nosso estado de alerta. Então, aqui reforçamos a importância do foco e da disciplina.
Outro ponto importante é o fato de que quando temos um olhar menos resistente ao erro, nos arriscamos mais em busca de soluções criativas.
Sabe aquele tema difícil para você? O caminho em busca do acerto pode te mostrar novas possibilidades de aprendizado, enriquecendo seu repertório de conhecimentos!
5) Aprenda também a lidar com o erro dos outros (e aprenda com eles!)
Esse é um aspecto fundamental para quem quer trabalhar em cargos de liderança. E, claro, para os que querem desenvolver habilidades em relacionamentos interpessoais, no trabalho e fora dele.
Ninguém quer ser prejudicado por um erro cometido por outra pessoa, mas é preciso também evitar julgamentos e desenvolver o sentimento de empatia.
Se o erro vier de algum colega ou liderado e ser um bom líder faz parte dos seus planos, saiba que é preciso lidar com isso de uma forma positiva. Assim, todos saem aprendendo. Mais do que julgar ou punir, o que vale é aprender e somar.