Fisioterapia na criança portadora de Síndrome de Down | Colunista

Para começar, vamos caracterizar a Síndrome de Down?

Conhecida comumente como Síndrome de Down, e por nome técnico de trissomia do 21, é a alteração cromossômica mais comum atualmente.

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

 A síndrome é caracteriza através da categoria Q90, que subdivide em:

  • Trissomia simples: é a mais comum e possui um cromossomo 21 extra livre.
  • Translocação: presente em cerca de 3/4% dos pacientes, é caracterizado por possuir um cromossomo livre (21) ligado a outro cromossomo.
  • Mosaico: se faz nos casos mais raros, cerca de 1%, possui como característica células que possuem 46 cromossomos, e células com 47, sendo o cromossomo 21 extra de forma livre.

As causas da síndrome ainda não são totalmente definidas, mas estão frequentemente associadas a: idade materna/paterna avançada, exposição a raio-x, uso de drogas pela mãe e herança familiar. 

Todas as características das síndromes são relevantes para que se tenha um trabalho multidisciplinar efetivo, mas aqui vamos citar algumas características importantes para a nossa abordagem fisioterapêutica:

  • Alterações na estrutura do SNC: cérebro e cerebelo são menores;
  • Comprometimento cognitivo, geralmente leve ou moderado;
  • Alteração de tônus;
  • Fraqueza muscular;
  • Frouxidão ligamentar: leva a problemas ortopédicos como a luxação de quadril e especialmente instabilidade atlantoaxial;
  • Hipermobilidade articular: levando a redução da estabilidade articular;
  • Alterações posturais: pé plano, joelho valgo.

PS: caso queira aprofundar seus estudos deixo como sugestão o livro de CAMARGOS, A.C.R.; LEITE, H.R.; MORAIS, R.L.D.S.; LIMA, V. Fisioterapia em pediatria – Da evidência à prática clínica

Todas essas alterações levam a uma criança com dificuldade de socialização e frequentemente um atraso no desenvolvimento motor típico, como o ganho de marcha e alterações nos reflexos primitivos.

Bom, agora que você já conhece as principais alterações, vamos buscar soluções para elas, baseado na nossa atuação profissional:

  • Alterações na estrutura do SNC: o paciente possui a necessidade de adquirir marcha, equilíbrio, diminuir o seu atraso no desenvolvimento (lembrando que para tudo isso é necessário o estímulo adequado) com intervenções sensório-motoras e métodos evolutivos como o Pediasuit;

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Alguns recursos que podemos utilizar são: treino em diferentes superfícies de contato (algodão, areia…), treino em bozu, subir degraus e etc. 

PS: recomendo que você acesse o site seguinte para conhecer sobre o métodos Pediasuit: BRASIL, Pedia Suit. Sobre o Pediasuit. Disponível em: https://www.pediasuitbrasil.com.br/index.php/pt-br/. Acesso em: 25 maio 2021.

  • Promover o fortalecimento muscular pois os pacientes possuem alteração de tônus e fraqueza muscular;

Recursos: exercícios com o uso de caneleira, bola suíça…

Hidroterapia: exercícios na água são facilitadores, porém devemos se atentar a temperatura, pois se muito quente pode favorecer o tônus hipotônico, ok?

Equoterapia: pode servir como método de tratamento se aplicado corretamente.

OBS: em alguns casos não é necessário realizar técnicas de alongamento, pois os pacientes já tendem a hipotonia e a hipermobilidade articular; também é contraindicado movimentos bruscos em razão da instabilidade atlantoaxial!

  • Trabalhar exercícios respiratórios para melhora do desempenho funcional;

É importante se ter em mente que o paciente precisa da abordagem multiprofissional, precoce e com participação familiar para que se tenha constante estimulação.

Os pacientes com Síndrome de Down possuem capacidade para se desenvolverem de forma próxima ao normal e o tratamento não deve ser negligenciado.

Espero que você tenha aprendido muito, e não se esqueça de fazer a leitura recomendada lá em cima!

Até a próxima, beijos!!

Matérias relacionadas:

Referências bibliográficas:

CAMARGOS, A.C.R.; LEITE, H.R.; MORAIS, R.L.D.S.; LIMA, V. Fisioterapia em pediatria – Da evidência à prática clínica. MedBook Editora, 2019. 9786557830024.

Santos, C. C. T. ., Rodrigues, J. R. S. M. ., & Ramos, J. L. D. S. . (2021). A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DOWN. Revista JRG De Estudos Acadêmicos4(8), 79–85. https://doi.org/10.5281/zenodo.4603138

CASTILHO-WEINERT, LUCIANA VIEIRA; FORTI-BELLANI, CLÁUDIA DIEHL. Fisioterapia em neuropediatria. Curitiba: Omnipax, 2011.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?