A atuação do enfermeiro na segurança do paciente | Colunista

No Brasil, a segurança do paciente foi instituída por meio da portaria 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Ela tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional (BRASIL, 2013).

Falar sobre segurança do paciente é de extrema importância, tanto para conscientização da população quanto para a capacitação dos profissionais, para que sejam realizadas ações pertinentes que priorizem a qualidade e segurança da assistência.

A enfermagem é a profissão que atua diretamente no cuidado ao paciente, seja em âmbito da atenção primária, secundária ou terciária. Os enfermeiros podem desempenhar atuação importante no desenvolvimento de boas práticas voltadas para a segurança do paciente.

Neste artigo vamos abordar sobre a atuação do enfermeiro na segurança do paciente e o que vem sendo observado na atualidade.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Uma concepção além do organizacional e de estrutura: a segurança do paciente e a humanização da assistência

Para a implementação de boas práticas assistenciais é necessário a adequação da cultura, dos processos e das estruturas organizacionais. As ações em prol da segurança do paciente englobam a instituição de saúde como um todo, de modo que todos os integrantes da organização estejam envolvidos. Além da premissa de redução de erros/ falhas assistenciais, que é primordial ao se falar em assistência à saúde.

Afinal, quem precisa de atendimento de saúde jamais quer ter seu quadro agravado por algum ato falho. E nem o profissional de saúde sai de sua casa para o trabalho com o intuito de falhar na execução do seu trabalho, certo?!

Com isso é preciso também considerar aspectos além dos estruturais e organizacionais, uma vez que as ações da segurança do paciente podem contribuir para a satisfação do cliente, melhoria da comunicação, maior participação ativa dos pacientes e familiares no cuidado em saúde e consequente contribuir para a humanização da assistência (SILVA et al., 2018).

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

A participação do enfermeiro na segurança do paciente: um exemplo no âmbito hospitalar

Membro da equipe de saúde, atuando diretamente ao cuidado com o paciente, o enfermeiro pode e deve servir de barreira para as falhas assistenciais e assim como, deve ser disseminador e colaborador (junto com outros profissionais) da cultura de segurança dentro da instituição que atua.

No âmbito hospitalar, a equipe de enfermagem pode atuar nas ações em prevenção e redução aos eventos adversos que acontecem nos setores de atuação. Os profissionais de enfermagem devem (assim como todos os outros profissionais) notificar ao núcleo de segurança do paciente da instituição, por meio dos canais de comunicação pertinentes, todos e quaisquer incidentes que podem ou que geraram algum dano ao paciente.

A capacitação da equipe de enfermagem frente a execução dos protocolos de segurança do paciente, como por exemplo: identificação do paciente, lesão por pressão, administração de medicamentos, higienização das mãos, entre outros; também são de responsabilidade do enfermeiro, sendo ele o responsável pela equipe de enfermagem. 

É preciso considerar também que as práticas voltadas para a segurança do paciente estão intimamente ligadas à prática assistencial e atuação do enfermeiro. Sendo sua atribuição também ser intermediador na assistência participativa, priorizando o paciente nas decisões, a participação dos familiares no processo saúde-doença e principalmente, nas ações de segurança do paciente.

            Os pontos destacados neste artigo demonstram a importância da atuação dos profissionais de saúde, principalmente dos enfermeiros, nas ações em prol da segurança e qualidade da assistência. Você já tinha parado para refletir sobre esse assunto? Como é a prática nas instituições de saúde que atuam? O que você como enfermeiro pode fazer para contribuir com as ações de segurança do paciente na instituição que atua?

Para mais artigos sobre segurança do paciente e outros temas acompanhe as publicações no blog da Sanar. Até a próxima!

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Portaria Nº 529, de 1º de Abril de 2013. Diário Oficial da União. 2013. Disponível em:    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html [Último acesso 08-04-2021].

NEVES, Úrsula.  Segurança do paciente e a atuação do enfermeiro no hospital. Portal Pubmed. 2019. Disponível em: https://pebmed.com.br/seguranca-do-paciente-e-a-atuacao-do-enfermeiro-no-hospital/ [Último acesso 08-04-2021].

SILVA, Aline Teixeira et al. SEGURANÇA DO PACIENTE E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM HOSPITAL. Rev enferm UFPE on line.n.12, v.6, p.:1532-8. 2018.

SOUZA, Tábata de Cavatá; MONTEIRO, Daiane da Rosa; TANAKA, Raquel Yurika. Cuidados de enfermagem relacionados à segurança do paciente em âmbito hospitalar: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e8909109224, 2020.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?