Fisioterapia e exames de imagem: o que preciso saber? | Colunista

Olá, pessoal! Tenho certeza que em algum momento como profissional ou estagiário você já escutou do paciente: “preciso levar meus exames para você olhar?” e, foi pensando nisso que hoje vamos conversar sobre os principais e mais importantes exames de imagem que todo Fisioterapeuta precisa saber!

Para começar, é essencial saber que o fisioterapeuta é um profissional de primeira intenção que pode solicitar os exames de forma independente. Os recursos de imagiologia são utilizados para identificar lesões, deficiências e para adicionar informações ao caso clínico com a finalidade de poder traçar o melhor tratamento para o paciente.

  • Artigo 3º.  – O FISIOTERAPEUTA é profissional competente para buscar todas as informações que julgar necessárias no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos especializados, como resultados dos exames complementares, a eles inerentes. (RESOLUÇÃO Nº. 80, DE 9 DE MAIO DE 1987 – COFFITO)

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Conheçam quais são os exames de imagem mais utilizados pela Fisioterapia:

Radiografia: O famoso raio-x consiste na aplicação de uma radiação ionizante que é capaz de atravessar alguns tecidos do corpo e de ser absorvida por outros. Durante a realização do exame, o indivíduo é posicionado de maneira que a região a ser identificada fique de frente ao feixe de luz emitido pela máquina. 

  • Tecidos mais densos como ossos e dentes, bem como estruturas metálicas absorvem a radiação e bloqueiam a passagem são chamados de radiopacos (aparecem com cor clara na imagem), enquanto que gorduras, ar e estruturas menos densas são radiotransparentes (mais escuros na imagem). 
  • Identificam principalmente infecções, quebras, má oclusão, fraturas, pneumonia, tuberculose, entre outros.

Ultrassonografia: Utiliza ondas sonoras de alta frequência para obter imagens internas, com o auxílio de um gel a ponteira emite ondas ultrassônicas que refletem estruturas internas que são convertidas em imagens. A imagem muda de acordo com a densidade de cada tecido, e de acordo com a intensidade do cinza é possível diferenciar as estruturas. 

  • É um exame muito utilizado durante a gestação, bem como para estudo e detecção de inflamações, sangramentos, hérnias, tumores, lesões ortopédicas em tecidos moles, lesões em ligamentos e articulações, entre outros.

Tomografia computadorizada: A TC produz imagens tridimensionais e com maior riqueza de detalhes quando comparada aos outros exames, o paciente é posicionado deitado e a maca desliza para dentro do tomógrafo, assim, o anel gira ao redor do indivíduo dando origem às imagens. Algumas vezes se faz necessário utilizar contraste para maior nitidez das imagens.

  • As imagens da TC se assemelham com “fatias” do corpo, sendo possível visualizar traumatismo craniano, sangramentos, alterações de cavidades, câncer e metástase em diversos órgãos, desvios de coluna, ruptura discal, fraturas, etc. 

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Ressonância magnética: Diferente da TC que utiliza como fonte o raio-x, a ressonância utiliza ondas de radiofrequência e de um campo magnético para gerar as imagens tridimensionais. Muitas vezes são utilizados contraste para ter melhor nitidez nas imagens. Através da ressonância é possível observar AVC, infarto, aneurismas, esclerose múltipla, infecção de bexiga, endometriose, tendinite, hérnia de disco, rompimentos, fraturas, entre outros.

Os fisioterapeutas podem usar esses exames complementares na rotina de atendimentos para avaliar, embasar tratamentos e reavaliar os casos. Esses citados são os mais utilizados no dia a dia, mas há outros como a eletroneuromiografia, por exemplo. E vocês? Já possuem o utilizar no dia a dia? No dia 30 de julho de 2021 a Justiça Federal decidiu que os fisioterapeutas podem solicitar, realizar e interpretar ultrassonografia cinesiológica! Então espero que tenham gostado e que possam usar da imagiologia a favor do melhor tratamento para seu paciente. Até a próxima! 

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS:

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resolução n° 80/1987. 

BORÉM, Luciana Mendes Araújo et al. O conhecimento dos médicos da atenção primária à saúde e da urgência sobre os exames de imagem. Radiol Bras, v. 46, p. 341-5, 2013.

FERNANDES, Cesar; KOCH, Hilton Augusto; SOUZA, Evandro Guimarães de. O ensino da radiologia nos cursos de graduação em fisioterapia. Radiol Bras, v. 36, n. 6, p. 363-6, 2003.

MACHADO, Fernando Osni et al. Avaliação da necessidade da solicitação de exames complementares para pacientes internados em unidade de terapia intensiva de hospital universitário. Rev bras ter intensiva, v. 18, n. 4, p. 385-9, 2006.

Ferreira LA, Grossmann E, Januzzi E, de Paula MVQ, Carvalho ACP. Diagnosis of temporomandibular joint disorders: indication of imaging exams. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:341-52. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology [online]. v. 82, n. 03. 2016.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?