O papel do dentista na prevenção | Colunista

Um belo sorriso faz, sem dúvidas, a diferença na vida de qualquer pessoa. Para isso, é necessária uma boa saúde oral para que o indivíduo possa ter uma boa estética, além da mastigação em condições saudáveis. Entretanto, quando existe algum problema de função ou patologia que prejudica tais condições, o dia a dia da pessoa pode ser afetado radicalmente.

A boca é responsável por dar início à nutrição de todo o organismo e é susceptível a ser favorável a uma porta de entrada para a proliferação de diversos tipos de microrganismos que podem causar várias doenças. Por se tratar de situações de extrema importância, os cuidados do profissional giram em torno da prevenção e conscientização para com os seus pacientes.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Como se diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”

A prevenção é um conjunto de medidas e/ou preparações antecipadas que evitam algum mal. Muitos pacientes não dão a devida importância para os problemas de saúde bucal e não entendem que cuidados diários, tais como a prática frequente da escovação dentária e o uso do fio dental em conjunto com os acompanhamentos periódicos com o dentista, esclarecendo duvidas e ensinando como manter um melhor bem-estar oral. Nesse momento o ato de prevenção é um dos mais importantes processos da saúde. 

A conscientização é o entendimento da existência do processo da doença. Sendo a conscientização é consequência de certos hábitos. Ela envolve a compreensão de processos que resultam em uma doença e na existência de fatores que podem interferir na saúde bucal do indivíduo. Sabendo disso, têm-se em consciência de que se pode prevenir daquilo que potencia uma patogênese, conseguindo também intervir e evitá-la através dos bons hábitos.

A prevenção só é possível por meio da conscientização

As complicações na saúde bucal são evitadas quando é ensinado sobre a temática desde cedo, ou seja, ainda na primeira infância. A Odontopediatria desenvolve um trabalho superinteressante, no qual ensina e conscientiza os pais ou responsáveis, juntamente com as crianças, a criarem hábitos saudáveis desde cedo para que assim elas consigam entender e já empregar o que lhe é ensinado ao longo de sua vida.

Existem também muitos atos de educação em saúde promovidos por políticas públicas onde profissionais visitam escolas e ensinam os estudantes a maneira correta de ter cuidados com a higiene oral. Assim, as crianças crescem sem medo de ir ao dentista e passam a gostar de cuidar dos dentes e da saúde da boca.

Para que os profissionais da medicina dentária possam trabalhar junto aos seus pacientes e salvaguardar a sua saúde bucal, é necessário ter em mente que a prevenção só é possível por meio da conscientização, na qual têm um papel fundamental por serem uma fonte segura e possuírem os conhecimentos e métodos necessários e corretos para poder instruí-los da melhor forma possível, promovendo, assim, a prevenção de doenças.

É importante que ele sempre os lembre da existência de doenças bucais que podem ocasionar manifestações e/ou comprometimentos sistêmicos. Isso ajudará no momento de trabalhar para manutenção da saúde bucal e geral do paciente. 

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Principais maneiras de prevenção:

As técnicas da odontologia preventiva são bem simples, básicas e fáceis, mas precisam ser praticadas diariamente. A higienização dos dentes, alimentação balanceada, uso correto do flúor e acompanhamento semestral pelo dentista são as principais dicas para você manter sua saúde bucal em dia. Além disso, no consultório odontológico deve-se sempre serem recomendados os seguintes itens pelo cirurgião dentista: 

  • Utilizar escova de cerdas macia e de cabeça pequena, evitando assim, a não traumatização da gengiva e de outras estruturas bucais;
  • A melhor técnica de escovação que se encaixa em cada individualidade de acordo com as necessidades pessoais dos pacientes, ajudando-o a fazer com êxito sua limpeza, comisso a importância de se ter uma instrução de higiene supervisionada por um profissional;
  •  O uso diário do fio dental, orientando a técnica correta para que o paciente desorganize a placa bacteriana que se forma nesse espaço;
  • Conscientização da importância de sempre procurar um profissional a qualquer dúvida ou problema e assim, manter consultas periódicas, onde o dentista irá definir o tempo de tratamento, visando a necessidade pessoal de cada paciente;
  • Manter uma alimentação saudável.

A prevenção é o melhor remédio

Com responsabilidade e profissionalismo, a avaliação clínica pelo cirurgião-dentista é um passo importante para manter a boca saudável. 

Por meio de visitas periódicas, o cirurgião-dentista pode acompanhar o crescimento e direcionar o desenvolvimento dos dentes e bases ósseas; prevenir e diminuir a incidência de problemas bucais, o início de doenças da gengiva e a perda de dentes ou tecidos de suporte ósseo.

Com isso, pode-se dizer que a prevenção é essencial em todos os processos de saúde, juntamente com a conscientização que também se torna fundamental, pois é assim que haverá a conservação da saúde bucal, prevenindo e diagnosticando patologias orais. É do conhecimento e das ações específicas levar esse esclarecimento aos pacientes. As atitudes em torno disso, enquanto profissionais responsáveis, só irão contribuir para a melhoria da saúde física e mental dos pacientes e, consequentemente para a melhoria de sua qualidade de vida.

Dessa forma, tanto o paciente como o dentista ficarão atentos a quaisquer problemas que possam surgir. Ao adotar hábitos saudáveis e escolhas inteligentes torna-se fácil manter uma boa saúde bucal.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS 

https://www.scielo.br/j/csp/a/SRK44WWn89nc8pxMjyMVY8m/?lang=pt

https://iajmh.com/iajmh/article/view/86/87

https://tribunahoje.com/noticias/saude/2021/08/17/boca-saudavel-pode-prevenir-a-saude-de-todo-o-corpo/

https://tribunahoje.com/noticias/saude/2021/08/17/boca-saudavel-pode-prevenir-a-saude-de-todo-o-corpo/

https://odia.ig.com.br/sao-goncalo/2021/07/6195388-cuidados-com-saude-bucal-em-pacientes-de-cti-previnem-infeccao-hospitalar.html

https://www.scielo.br/j/csc/a/vYzbD5NkckJvMhFYFBRTyhJ/?lang=pt

https://website.cfo.org.br/preven HYPERLINK “https://website.cfo.org.br/prevencao-na-odontologia-e-a-melhor-acao/”cao-na-odontologia-e-a-melhor-acao/

https://www.osaogoncalo.com.br/servicos/111166/saude-bucal-heat-e-hospital-joao-batista-caffaro-cont HYPERLINK “https://www.osaogoncalo.com.br/servicos/111166/saude-bucal-heat-e-hospital-joao-batista-caffaro-contam-com-equipe-de-odontologia-intensiva”am-com-equipe-de-odontologia-intensiva

https://www.scielo.br/j/csc/a/vYzbD5NkckJvMhFYFBRTyhJ/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/csp/a/SRK44WWn89nc8pxMjyMVY8m/?lang=pt

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?