As residências vêm ganhando grande destaque atualmente. Elas são responsáveis por um aprofundamento teórico específico e uma vivência e imersão na prática.
Vamos compreender o que é Residência em Saúde?
São Programas que constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a profissionais formados na área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizada por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, incluindo plantão, e duração de 2 (dois) ou 3 (três) anos, segundo Portaria Interministerial MEC/MS nº1077, de 12/02/2009.
Durante todo o período de formação o residente tem o acompanhamento de um profissional da área. Tudo visto de perto por um professor da instituição de ensino denominado como tutor.
O residente recebe uma bolsa no valor de R$3.330,43. Mas, o valor da bolsa-auxílio de residentes deve aumentar em 24%, futuramente. Essa medida faz parte do Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde.
Para ingressar em uma residência, é preciso passar por um processo seletivo. A forma como será feita a seleção depende da instituição.
Visto isso, ao pensar em cursar este tipo de especialização, é importante que façamos uma pesquisa sobre as instituições de interesse, os cursos de sua preferência e as diferenças entre as residências uniprofissional e multiprofissional e dentre elas qual se adequa ao seu perfil.
Então sobre os tipos de residências temos:
- Residência Uniprofissional: É composta por uma única profissão na área da saúde. Sendo – para enfermeiro OU nutricionista OU farmacêutico OU psicólogo ou outros profissionais.
As residências uniprofissionais em enfermagem possuem especializações como: Cardiologia, Centro Cirúrgico e Centro de Material e de Esterilização, Clínico – Cirúrgica, Cuidados Intensivos ao Adulto, Neonatologia e Pediatria, Obstetrícia, Urgência e Emergência e outras.
- Residência Multiprofissional: É composta a partir das necessidades e realidades locais e regionais e abrangem as profissões da área da saúde, como: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, de acordo com a Resolução CNS n° 287/1998.
Ressalvo que, uma mesma área (enfermagem, nutrição, farmácia e psicologia) pode ser uniprofissional ou multiprofissional.O importante antes de tudo, é fazer uma pesquisa sobre a instituição e o programa ofertado pela mesma, atrelado ao que você deseja.
Então futuro residente… Mais do que entender o que é residência em enfermagem, é fazer uma boa escolha da área, pois essa decisão te ajudará a caminhar em direção ao mercado de trabalho.
Matérias relacionadas:
- Inovações tecnológicas e aplicações em enfermagem
- Auditoria em serviço de saúde: o papel do enfermeiro durante o processo logístico
- Saberes e práticas humanizadas no parto: contribuições do enfermeiro obstetra
Referências:
O que é a Residência. Comissão de Residência Multiprofissional Universidade de São Paulo. Disponível em: https://prceu.usp.br/residenciamulti/a-residencia/
O que é Residência em Enfermagem?Confira as principais áreas. Artigos e Notícias Sanar. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/as-3-principais-residencias-em-enfermagem
Brasil. Ministério da Educação, Brasília, 2018. Residência Multiprofissional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional
Residência Uniprofissional em Enfermagem – Lato Sensu.Sírio Libanês,2020. Disponível em: https://iep;hospitalsiriolibanes.org.br/lato-sensu/residencia-uniprofissional