Acupuntura e fisioterapia: utilização, benefício e indicações | Colunista

A acupuntura é uma técnica milenar originada na China e consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo com o objetivo de melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais, além de problemas físicos como, por exemplo, sinusite, asma, enxaqueca ou artrite. O tratamento tem o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do corpo, a circulação de energia, proporcionando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. 

COFFITO regulamenta a prática da acupuntura para a Fisioterapia desde 1985. Atualmente, a acupuntura é reconhecida como especialidade profissional, por meio da Resolução-COFFITO nº 393/2011.

“A Acupuntura tem bases preventivas, é claro e também curativas, hoje utilizada em nosso sistema de saúde, tem suas aplicações nas desordens e disfunções musculoesqueléticas, urogenitais, vasculares, digestivas, neurológicas , porém vistas sobre os aspectos da dualidade do universo em constante mutação, sobre a óptica do desequilíbrio da perda da homeostase do yin/yang (polaridades/dualidades) das energias celestes como: frio, calor, vento, umidade, secura, que quando nosso organismo não se encontra preparado sofre os intemperes das ações desses elementos da natureza, afetados ainda por disfunções psíquicas, sobre seu sistema biológico e assim adoece.” (COFFITO, 2011)

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Utilizações da acupuntura como tratamento complementar: 

Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;

  • Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;
  • Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;
  • Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Distúrbios de sono: insônia e agitação.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

A frequência e o período do tratamento pela acupuntura são diferentes de uma pessoa para outra, dependendo dos sintomas e deve ser indicado pelo profissional que irá realizar a acupuntura. Para que os benefícios sejam maiores é importante incluir atividades de lazer no dia a dia, fazer exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, tomar os medicamentos indicados pelo médico e mudar os hábitos de vida prejudiciais à saúde.

A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

Uma das técnicas mais utilizadas para alívio das dores é a auriculoterapia que consiste na aplicação de agulhas em regiões muito precisas da orelha. Fisioterapeutas e acadêmicos podem fazer esse curso. 

A medicina tradicional chinesa acredita que as alergias são causadas porque as reações das células de defesa fazem com que o fluxo de energia do corpo fique acumulado, provocando sintomas causados pela rinite, como espirros, coriza e coceira. A acupuntura ajuda a melhorar esses sintomas, pois libera a energia acumulada e estimula o funcionamento adequado do sistema imunológico, além de aumentar o fluxo da corrente sanguínea. 

A aplicação de agulhas finas realizada na acupuntura pode ajudar no tratamento para pessoas que queiram parar de fumar, pois traz como benefícios fisiológicos a diminuição da ansiedade, fazendo com que o indivíduo tenha menos vontade de consumir o tabaco. Deve-se ressaltar também que não é um tratamento de primeira escolha para esse caso, é preciso um tratamento multidisciplinar. 

Indicações: 

  • Problemas digestivos e neurológicos;
  • Distúrbios emocionais;

Contraindicações: 

  • Doenças hematológicas; 
  • Não deve ser feita em jejum; 
  • Não é recomendado tomar café ou chá preto antes da sessão. 

Na medicina chinesa, acredita-se que o sobrepeso e a obesidade provoca um desequilíbrio no corpo, causando problemas no fígado, baço, rins, tireoide e alterações hormonais. Por isso, a acupuntura pode ser indicada para emagrecer, pois aumenta o metabolismo e reduz o apetite através da aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo.

A acupuntura também pode estimular o fluxo de energia do corpo e alterar os níveis de hormônios que dão fome, ajudando na perda de peso. Entretanto, é importante manter uma dieta saudável e fazer restrições alimentares, pois em combinação com acupuntura, a perda de peso pode ser mais eficaz.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Eletroacupuntura 

A Eletroacupuntura é usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar. Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho que tem agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo.

Além de melhorar a dor, a Eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade, sendo que pode ser realizado por profissionais da área de fisioterapia e acupunturistas treinados, por isso é importante buscar locais certificados para realização deste tipo de tratamento.

Matérias relacionadas:

Referências 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. A acupuntura pode ser usada no tratamento do tabagista?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/a-acupuntura-pode-ser-usada-no-tratamento-do-tabagista/>. Acesso em 26 Dez 2019

VERCELINO, Rafael; CARVALHO, Fabiana. Evidências da acupuntura no tratamento da cefaleia. Rev Dor. Vol. 11, n.4. 323-328, 2010

MOURA, Caroline de C. et al. Acupuntura auricular para dor crônica nas costas em adultos: revisão sistemática e metanálise. Rev. esc. enferm. USP. Vol.53. 1-14, 2019

AMERICAN ACADEMY OF MEDICAL ACUPUNCTURE. Acupuncture and Seasonal Allergies. Disponível em: <http://www.medicalacupuncture.org/for-patients/articles-by-physicians-about-acupuncture/acupuncture-and-seasonal-allergies>. Acesso em 26 Dez 2019

STIVAL, Rebecca S.M. et al. Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor. Revista Brasileira de Reumatologia. Vol.54, n.6. 431-436, 2014HE, Dong; Medbø, Jon I.; Høstmark, Arne T. Effect of Acupuncture on Smoking Cessation or Reduction: An 8-Month and 5-Year Follow-up Study. Preventive Medicine. Vol.33, n.5. 364-372, 2001

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?