Tecnologia na Odontologia: uma perspectiva do futuro.

tecnologia na odontologia perspectiva do futuro

O uso da tecnologia tem como pressuposto facilitar os processos e quebrar travas operacionais. Nesse artigo vamos focar em como a tecnologia tem ajudado a melhorar o dia a dia para os cirurgiões dentistas e o que podemos esperar do futuro.

A Tecnologia na própria Odontologia

Atualmente, existem diversos equipamentos e técnicas que foram aprimoradas e hoje são quase essenciais para que os cirurgiões dentistas possam atuar. Alguns exemplos são:

  • Aparelho Invisível
  • Impressora 3D
  • Tomografia computadorizada 3D
  • Cirurgia Guiada

O uso da tecnologia nos consultórios odontológicos

Além das tecnologias relacionadas aos procedimentos e técnicas da odontologia, também podemos citar alguns equipamentos que podem ser utilizados para garantir uma melhor experiência e funcionamento do nosso escritório. A exemplos disso:

Lâmpadas inteligentes

A partir das lâmpadas inteligentes você  pode controlar por aplicativo o tom da luz e sua intensidade, podendo em alguns momentos diminuir a luz e garantir maior conforto ao paciente.

Televisão integrada no teto

Sabemos que o paciente fica, muitas vezes, deitado na cadeira. Por isso, embutir um televisor no teto, na visão do paciente, pode manter ele entretido durante o procedimento.

Assistente por controle de voz

Através de uma assistente você pode efetuar comandos de voz para abaixar a temperatura do ar, desligar a televisão ou colocar uma luz específica. Além de não precisar tocar em controles para efetuar os comandos, garantindo a biossegurança.

A odontologia do futuro

Como podemos observar, a tecnologia rodeia a profissão dos cirurgiões dentistas, seja dentro da própria profissão, quanto fora dela. 

Hoje em dia, existem inúmeros aplicativos que podem, por exemplo, simular um procedimento em um paciente, o que ajudaria a comunicar exatamente o tratamento recomendado para ele.

Sendo assim, investir em cursos desde a graduação, se mater atualizado e garantir o uso de tecnologia adequada é altamente recomendado.


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!


Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?