Residência em odontologia, esclarecendo suas dúvidas! | Colunista

Diante do leque de opções pós graduação, as residências lideram o ranking de procura por ofertarem inúmeros benefícios como o ensino em serviço, habilitando a carreira profissional do  indivíduo no enfoque na promoção, prevenção e reabilitação da saúde, colocando em prática os princípios e diretrizes do SUS e costumam possuir cargas horárias semanais  de 60 horas que incluem plantões e costumam ter durabilidade entre 2 e 3 anos.

Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!

Mas afinal,porque optar pela residência é trilhar um caminho de sucesso?

Além dos benefícios supracitados, a residência permite que o indivíduo possa realizar suas práticas acompanhados de coordenadores e profissionais com bastante experiência, tendo a oportunidade de aperfeiçoar práticas e técnicas, o residente também passa a receber uma bolsa remunerada para assegurar que o compromisso e dedicação exclusiva dele seja apenas com a residência.

Outros sim, vale ressaltar ainda que as chances para adentrar no mercado de trabalho são enormes, visto que além de se tornar especialista em sua área novas atribuições podem ser dadas a ele, sofisticando suas capacidades.

Quais os requisitos para o ingresso em uma residência?

Primeiramente, é necessário que o diploma esteja validado e registrado no conselho regional de odontologia, além disso existem instituições que não exigem um tempo mínimo ou máximo de atuação do indivíduo, dando-lhe autonomia para escolha do melhor momento para o ingresso, porém, ainda se torna necessária a leitura do edital para esclarecimento de eventuais dúvidas e algumas regras pré-estabelecidas pela entidade a fim de evitar a aparição de possíveis problemas.

Ademais, é permitido ao residente que ele faça outras residências em outras áreas de atuação caso ele tenha interesse sem prejudicá-lo.

O que acontece durante a residência?

Diante de inúmeros aprendizados os principais serão o conhecimento da rotina profissional como ela é, assumir compromissos e responsabilidades se envolvendo diretamente com o seu trabalho, além disto a criação de vínculo e trabalho em equipe, promovendo o trabalho em união com a finalidade de prestar atendimento e assistência para todos é primordial, a comunicação de uma forma compreensível para os pacientes que serão atendidos também é imprescindível, o preparo e a capacidade para tomada de iniciativas durante urgências a serem resolvidas.

Saia na frente da concorrência: estude para as provas das melhores Residências do Brasil com os cursos preparatórios do Sanar Saúde +!

O que se entende com tudo isso?

Torna-se evidente que tais experiências durante a residência contribuem significativamente para o crescimento profissional e pessoal do residente, capacitando-o para diversas situações que serão enfrentadas durante sua carreira e deixando-o mais seguro de si após entender todo o processo de funcionamento da área escolhida.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

SAÚDE, Sanar. 5 competências que você não imaginava aprender na Residência Multiprofissional. Sanar Saúde, Salvador, ano 2020, 8 jul. 2020.

SAÚDE, Sanar. Residência Multiprofissional em Saúde: saiba tudo sobre!. Sanar Saúde, Salvador, ano 2020, 8 mai. 2019.

Confira 7 vantagens da residência multiprofissional para a sua carreira. CEEN, Goiás: Centro de estudos.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?