Relembrando a anatomia muscular para HOF | Colunista

A harmonização orofacial tem ganhado destaque nos últimos anos, com a maior procura não apenas por um sorriso bonito, mas sim por um sorriso que combine com todo o restante da face. Apesar de ser sabido entre os profissionais da área quais são os limites de atuação do cirurgião-dentista, é inegável que a HOF vem tirando do imaginário popular a ideia de que “odonto é só dente”.

Essa nova área tem feito brilhar os olhos de profissionais e estudantes de Odontologia, mas é preciso estudar muito para conseguir realizar os procedimentos com segurança e responsabilidade. Além do conhecimento técnico sobre os materiais e técnicas mais utilizadas, também é primordial o conhecimento anatômico, para identificar os pontos de aplicação e a finalidade de cada tipo de injeção. Além disso, também é importante para desviar de locais que podem ser perigosos, como o interior dos vasos sanguíneos.

Falando especificamente sobre a anatomia muscular, sabemos que muitas técnicas da HOF envolvem aplicações intramusculares. Porém, esse conhecimento também é importante para o diagnóstico e indicação correta dos procedimentos, já que a análise facial faz parte do começo dos atendimentos. Ademais, como os músculos da face são importantíssimos para a comunicação e expressão facial, é fácil imaginar que qualquer alteração neles pode ter um impacto enorme na vida, aparência e outras funções dos nossos pacientes.

Sabendo dessa importância e do crescimento dessa área, que tal relembrar um pouco daquilo que aprendemos lá no comecinho do curso?

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

QUESTÕES

  1. Os músculos da face (também chamados de músculos da expressão facial ou músculos da mímica) desempenham mais de uma função no dia a dia, quais são elas?

    a. Expressão facial e mastigação.
    b. Alimentação e fonação.
    c. Alimentação, piscar de olhos, expressão facial, fonação e respiração.
    d. Piscar de olhos, expressão facial, fonação e alimentação.
  2. Qual é a inserção desses músculos?

    a. Cútis e mucosa.
    b. Osso mandibular e/ou maxilar.
    c. Ossos do crânio.
    d. Lábios.
  3. Estes músculos compartilham um nervo em comum, qual é ele? E qual sua caraterística?

    a. Nervo Vestibulococlear (VIII par); sensorial.
    b. Nervo Facial (VII par); misto.
    c. Nervo Trigêmeo (V par); misto.
    d. Nervo Acessório (XI par); motor.
  4. Durante um procedimento de preenchimento labial qual o músculo com o qual devemos ter cuidado e que estará mais próximo da agulha?

    a. Músculo bucinador.
    b. Músculo zigomático maior.
    c. Músculo zigomático menor.
    d. Músculo orbicular da boca.
  5. Quais músculos são responsáveis por produzir, respectivamente, as linhas de expressão (famosas rugas) na testa e nas laterais dos olhos (também chamadas de pés de galinha), alvos da aplicação da toxina botulínica?

    a. Músculo corrugador do supercílio e occipitofrontal.
    b. Músculo orbicular do olho e corrugador do supercílio.
    c. Músculo occipitofrontal e orbicular do olho.
    d. Músculo prócero e orbicular do olho.

    Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!
  6. Identifique, na imagem abaixo, quais números correspondem respectivamente aos músculos: orbicular do olho; levantador do ângulo da boca; occipitofrontal; levantador do lábio superior; e orbicular da boca.

(Imagem do livro Anatomia da Face, do autor Miguel Carlos Madeira e Roelf J. Cruz Rizzolo)

a. 13; 6; 16; 1; e 10.
b. 13; 5; 14; 2; e 1.
c. 16; 6; 15; 7; e 9.
d. 1; 2; 14; 5; e 13.

GABARITO

  1. Resposta correta: letra D!

São esses músculos os responsáveis por produzir nossas expressões faciais (por isso o nome de músculos da mímica), movimentar nossos lábios para nos comunicarmos e nos alimentarmos e, ainda, abrir e fechar os olhos. Porém, apesar de ter alguns músculos relacionados ao nariz, não são eles que nos fazem respirar.

2. Resposta correta: letra A!

Todos eles se inserem na pele, e é por isso que conseguem alterar as expressões faciais, criando depressões em forma de linhas perpendiculares às suas fibras que, depois de um tempo, originam as rugas (muito abordadas nos tratamentos da HOF).

3. Resposta correta: letra B!

O nervo Facial é o responsável pela função motora de todos os músculos faciais.

4. Resposta correta: letra D!

É o músculo que constitui a maior parte dos lábios, se inserindo na pele e mucosa dos lábios e também no septo nasal. É importantíssimo para comer, falar e realizar outras funções dos lábios.

5. Resposta correta: letra C!

O músculo occipitofrontal tem origem na aponeurose epicraniana e se insere tanto na região occipital quanto na pele do supercílio, formando as linhas horizontais na testa quando se contrai. Já o orbicular do olho é o responsável por fechar as pálpebras (se inserindo nelas), e gerando as rugas quando as comprime conta os olhos.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

6. Resposta correta: letra B!

O músculo orbicular do olho está circundando os olhos; o levantador do ângulo da boca é um músculo vertical que se insere no ângulo; o occipitofrontal é o que recobre o osso frontal e occipital (na foto apenas aparece o ventre frontal); o levantador do lábio superior é um músculo oblíquo que se origina próximo à margem infraorbital e se insere na lateral do lábio; e, por fim, o orbicular da boca está circundando os lábios.

E aí? Como você se saiu? Anatomia é uma das primeiras matérias que estudamos na graduação e é muito fácil esquecer alguns detalhes com o passar dos anos, por isso é importante sempre revisar esses conteúdos para deixar sempre fresquinho na memória!

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

LUIZA FERANANDES DUARTE, A. N. A.; CARDOSO LÍRIO, FERNANDA. HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: REVISÃO DE LITERATURA. 2020.

MADEIRA, Miguel Carlos; RIZZOLO, Roelf J. Cruz. Anatomia da Face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012. 244 p. Com desenhos de: Paulo Henrique Ferreira Caria e Renata Solci Madeira Cruz.

SUAREZ, Alexandre Vicente Garcia; LABUTO, Mônica M.; CELANO, Letícia S. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FACIAL NO PLANEJAMENTO DA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL. Cadernos de Odontologia do UNIFESO, v. 3, n. 1, 2021.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?