O que é TAP | Colunista

O exame físico completo, realizado na primeira consulta, enriquece as informações sobre a criança, ele permite ao enfermeiro um conhecimento maior, podendo assim observar e diagnosticar alterações desde físicas até psíquicas, reconhecendo as necessidades da criança, facilitando assim o planejamento da assistência da Enfermagem.

Tap é uma ferramenta criada em 2000 pela Academia Americana de Pediatria (AAP), utilizada em urgência e emergência, usada para avaliação rápida, chamada de triângulo de avaliação pediátrica em que possibilita uma impressão geral da criança doente ou ferida, usando ferramentas visuais e auditivas, no pré- hospitalar.

Triângulo de Avaliação Pediátrica      

A aparência é componente importante, para determinar a gravidade da doença ou da lesão, reflete a ventilação, oxigenação, perfusão cerebral, homeostase corporal e função do sistema nervoso, avaliada através da interatividade, consolabilidade, e força do choro da criança.

Trabalho de respiração descreve o estado respiratório da criança, exige uma ausculta cuidadosa para avaliar

 Sons anormais audíveis das vias aéreas, (como estridor, grunhidos e roncos), avaliar sinais de aumento no esforço de respiração. O tipo de ruído anormal nas vias aéreas, pode determinar o local da doença, ao passo que a frequência e o local das retrações relatam a intensidade do trabalho de respiração.

Aspecto da pele em caso de Choque a circulação da pele reflete a perfusão sanguínea de todo corpo

Observa-se a cor e o padrão da pele e da mucosa, perda de sangue e de fluídos ou alteração do tônus venoso, mudam o mecanismo compensatório, fazendo com que o sangue seja desviado da periferia para os órgãos vitais, coração e cérebro. Com esse tipo de agravamento é perceptível a mudança da coloração da pele (como palidez, cianose ou moteamento) relatam sinais precoces de choque.

Uma anormalidade em qualquer das características do TAP,denota uma criança não estável, que necessita de uma intervenção clínica imediata. O padrão de características do TAP, classifica a criança em até cinco categorias

  • Dificuldade respiratória, insuficiência respiratória, choque, distúrbio metabólico e insuficiência cardiopulmonar

“Avaliar um paciente é uma habilidade importante dos profissionais de saúde. Uma abordagem organizada diferenciará pacientes que necessitam de cuidados de emergência e certificará que nenhum problema significativo seja perdido” SARMENTO PIRES,(2018 pg 21)

Referência

  1. American Heart Association. (2011). Systematic approach to the seriously ill or injured child.Inl.Chameide,R.A. Samson, S.M.Schexnayder,& M.F.Hazinski (Eds.), Pediatric -Advanced life support provider manual (pp. 7-30). Dallas, TX: American Heart Association.
  2. BAKED,K.;SHARIEFF,G.Q.(2013).Pediatric trauma. In J.G.Adams (Ed.), Emergency medice: Clinical essentials, ed, 2, pp.190-199). Philadelphia, PA: Saunders.
  3. MANUAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIAS EM PEDIATRIA, SANAR [1] 2018; (pp.21-27)

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?