Cuidados com a Saúde Bucal em Tempos de Pandemia da Covid-19 | Colunista

1. As Recomendação para prevenção da Covid-19 a partir da proteção da Saúde Bucal são de inteira importância, quais seriam?

  1. Sempre lavar as mãos antes de escovar os dentes;
  2. Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
  3. Utilizar uma escova de dentes com cerdas macias e cabeça pequena;
  4. Escovar dentes com creme dental fluoretado;
  5. Usar o fio dental para limpar a região entre os dentes;
  6. Limpar a língua (com escova de dentes ou limpadores especiais);
  7. Usar um enxaguatório bucal, após escovação, como complemento.

2. Vocês sabiam?

  • As escovas de dentes podem servir como reservatórios de micro-organismos, como bactérias e vírus, causadores de algumas doenças como gripes e até a covid-19! Quando as escovas são guardadas juntas pode haver uma contaminação dos micro-organismos de uma escova para outra, contaminando, assim, outra pessoa. Portanto, guarde-as separadamente!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

3. Como cuidar das nossas escovas de dente?

  • Depois de realizar sua higiene bucal, lave sua escova de dentes com água corrente e bata o cabo na pia para remover o excesso de água;
  • Nunca seque as cerdas da escova com papel higiênico ou toalha, pois eles podem ser fonte de contaminação;
  • Guarde sua escova na posição vertical e em local seco, para facilitar a secagem das cerdas;
  • É importante que a escova de dentes seja guardada distante do vaso sanitário;
  • Para uma limpeza mais completa da escova de dentes pode borrifar nas cerdas um pouco de Clorexidina 0,12%, um antimicrobiano presente em alguns antissépticos.

4. A Higienização da prótese dentária também é muito importante!

4.1 Método Mecânico:

Pode ser realizado com escovações diárias , após as alimentações, com escova individual (apenas para a prótese) de cerdas macias, sabão neutro e lavagem em água corrente.

4.2 Método Químico

Imersão em substâncias químicas de fácil utilização.Entre os agentes químicos destacam-se os hipocloritos, peróxidos alcalinos, ácidos diluídos, enzima e clorexidina (CATÃO et al.; 2007)

5. Estresse e medo causados pela pandemia podem acentuar problemas bucais

Entre os principais problemas bucais que podem aparecer são cárie dental, a doença periodontal e a perda de dentes. Estes problemas estão ligados a alguns fatores, como o estresse, o medo e a preocupação com a saúde.

As mudanças de rotina, as alterações nos padrões de sono, higiene e alimentação, além de um possível aumento de consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, também contribuem para isso.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

6. Bruxismo na Pandemia é comum?

Casos de bruxismo tiveram um aumento significativo na Pandemia da Covid-19.

Há uma correlação grande entre o bruxismo do sono e questões como depressão, ansiedade e estresse. Todos esses fatores atrapalham o sono.

80% das pessoas que chegam aos consultórios dos    dentistas com sintomas de bruxismo são do sexo feminino.Há hipótese que está relacionada é que as mulheres se cuidam mais ou que a musculatura dos homens demoram mais pra desencadear algum sintoma.

7. Conclusão

Através  do momento que estamos vivendo que é da Pandemia da Covid-19, a ansiedade , estres e depressão se tornaram mais evidentes ou mais intensos nos indivíduos que já possuíam. Podendo assim desencadear problemas bucais com maior frequência como cárie dentária, doença periodontal, bruxismo e DTM.Então torna-se aconselhável para se  ter uma melhor saúde bucal, realizar a escovação dentária , uso do fio dental e dieta não cariogênica de forma correta e com frequência e tê-los como aliados para que o nosso meio bucal não seja  prejudicado pelo momento pandêmico que estamos vivendo.

Matérias relacionadas:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?