1. As Recomendação para prevenção da Covid-19 a partir da proteção da Saúde Bucal são de inteira importância, quais seriam?
- Sempre lavar as mãos antes de escovar os dentes;
- Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
- Utilizar uma escova de dentes com cerdas macias e cabeça pequena;
- Escovar dentes com creme dental fluoretado;
- Usar o fio dental para limpar a região entre os dentes;
- Limpar a língua (com escova de dentes ou limpadores especiais);
- Usar um enxaguatório bucal, após escovação, como complemento.
2. Vocês sabiam?
- As escovas de dentes podem servir como reservatórios de micro-organismos, como bactérias e vírus, causadores de algumas doenças como gripes e até a covid-19! Quando as escovas são guardadas juntas pode haver uma contaminação dos micro-organismos de uma escova para outra, contaminando, assim, outra pessoa. Portanto, guarde-as separadamente!
3. Como cuidar das nossas escovas de dente?
- Depois de realizar sua higiene bucal, lave sua escova de dentes com água corrente e bata o cabo na pia para remover o excesso de água;
- Nunca seque as cerdas da escova com papel higiênico ou toalha, pois eles podem ser fonte de contaminação;
- Guarde sua escova na posição vertical e em local seco, para facilitar a secagem das cerdas;
- É importante que a escova de dentes seja guardada distante do vaso sanitário;
- Para uma limpeza mais completa da escova de dentes pode borrifar nas cerdas um pouco de Clorexidina 0,12%, um antimicrobiano presente em alguns antissépticos.
4. A Higienização da prótese dentária também é muito importante!
4.1 Método Mecânico:
Pode ser realizado com escovações diárias , após as alimentações, com escova individual (apenas para a prótese) de cerdas macias, sabão neutro e lavagem em água corrente.
4.2 Método Químico
Imersão em substâncias químicas de fácil utilização.Entre os agentes químicos destacam-se os hipocloritos, peróxidos alcalinos, ácidos diluídos, enzima e clorexidina (CATÃO et al.; 2007)
5. Estresse e medo causados pela pandemia podem acentuar problemas bucais
Entre os principais problemas bucais que podem aparecer são cárie dental, a doença periodontal e a perda de dentes. Estes problemas estão ligados a alguns fatores, como o estresse, o medo e a preocupação com a saúde.
As mudanças de rotina, as alterações nos padrões de sono, higiene e alimentação, além de um possível aumento de consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, também contribuem para isso.
6. Bruxismo na Pandemia é comum?
Casos de bruxismo tiveram um aumento significativo na Pandemia da Covid-19.
Há uma correlação grande entre o bruxismo do sono e questões como depressão, ansiedade e estresse. Todos esses fatores atrapalham o sono.
80% das pessoas que chegam aos consultórios dos dentistas com sintomas de bruxismo são do sexo feminino.Há hipótese que está relacionada é que as mulheres se cuidam mais ou que a musculatura dos homens demoram mais pra desencadear algum sintoma.
7. Conclusão
Através do momento que estamos vivendo que é da Pandemia da Covid-19, a ansiedade , estres e depressão se tornaram mais evidentes ou mais intensos nos indivíduos que já possuíam. Podendo assim desencadear problemas bucais com maior frequência como cárie dentária, doença periodontal, bruxismo e DTM.Então torna-se aconselhável para se ter uma melhor saúde bucal, realizar a escovação dentária , uso do fio dental e dieta não cariogênica de forma correta e com frequência e tê-los como aliados para que o nosso meio bucal não seja prejudicado pelo momento pandêmico que estamos vivendo.
Matérias relacionadas: