Como estudar por provas anteriores de residência: veja 4 dicas matadoras

Como estudar por provas anteriores de residência: veja 4 dicas matadoras
Como estudar por provas anteriores de residência: veja 4 dicas matadoras

Para além da concorrência que é cada vez maior, são muitas as possibilidades de atuação na área da saúde. Portanto, saber escolher o melhor caminho faz a diferença. Muitas vezes ele passa pela especialização. E se é isso que você quer, veja a seguir dicas matadoras de como estudar por provas anteriores de residência!

A residência em saúde uni ou multiprofissional é muito procurada por quem é da área e deseja um lugar ao sol. E não é à toa. Voltada para prática e vista com bons olhos no mercado, ela é uma experiência incrível de formação profissional e networking.

Mas, o percurso para conquistar o título de especialista é longo e começa, claro, pela seleção. Uma vez escolhido o campo de atuação e as instituições do seu interesse é preciso correr atrás da tão sonhada aprovação.

Pensando em te aproximar ainda mais dessa realidade, a Sanar Saúde preparou esse conteúdo que cairá como uma luva no seu planejamento de estudos. Dá só uma olhada!


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


Como estudar por Provas Anteriores de Residência

Se você está mirando na residência uni ou multiprofissional de Saúde, este conteúdo é mesmo para você. Afinal, sai na frente quem se prepara de forma eficaz, numa rotina cada vez mais corrida, com distrações a todo momento.

Estudar é de praxe para quem quer ser tornar residente e fazer provas anteriores é fundamental, já que te coloca em contato com uma realidade próxima da que será vivida durante a seleção.

Além disso, é uma estratégia poderosa para colocar em prática seus conhecimentos, fixá-los, ver o que precisa ser mais estudado e por aí vai.  

A importância disso você já sabe. A novidade mesmo vem agora!

4 dicas matadoras para estudar por provas

Aqui elencamos as top 4 dicas que te deixarão ainda mais perto da realização do seu sonho.

1) Monitore erros e acertos e lembre-se: a repetição é importante

Estudar provas anteriores não é somente fazer as questões e pronto. É preciso tomar nota do que você acertou e do que você errou. Veja se você acertou porque sabia mesmo ou se foi na dúvida. Muitas vezes, deixamos de lado temas que parecem estar dominados e é aí que pode morar o perigo.

Avalie sua evolução com o passar do tempo e use os erros a seu favor. Tenha atenção aos conteúdos que precisam de maior dedicação e verifique o que tende a ser cobrado nos editais – sim, além de conferir as provas anteriores de residência, fique de olho também nos editais.

Aqui, portanto, a dica é aquela máxima: vamos aprender fazendo! De quebra, você passa a conhecer o estilo da banca e os principais temas cobrados, o que aumenta suas chances.

Então, já sabe: nada de esperar o edital ser publicado para começar a estudar. Estude já antes. Valerá a pena!


Quer ser aprovado em Residência? Torne-se o candidato mais preparado para as provas com os materiais de estudo da Sanar Saúde!


2) Por onde começo? Crie a sua estratégia e torne o processo mais eficaz

Existem vários caminhos para estudar por questões de provas anteriores de residência e eles podem ditar a forma como você executará a prova no dia da seleção.

Um caminho é começar a responder as questões mais simples, já que levarão menos tempo para serem concluídas, e depois usar o tempo maior para ficar em função das questões mais complexas.

Outra possibilidade é você começar a responder as questões mais difíceis, com a cabeça mais descansada, e depois ir para as questões mais simples.

Você também pode priorizar as questões com maior peso, já que terão mais impacto na nota final, e depois seguir com as demais.

Não sabe o que mais funciona com você? Aproveite que está no momento de estudos e experimente. Use esses caminhos diferentes e veja qual funciona melhor para você!

Veja também o tempo que gasta para já entender onde está sendo o seu calcanhar de aquiles. É importante entender o que está sendo mais difícil para você. Com essa informação, claro, é importante redobrar a atenção a esses pontos.

3) Inove na forma de fixar conteúdos: vá além de responder e conferir gabarito

Seria muito monótono também se o estudo por provas anteriores se baseasse somente em responder questões e conferir gabarito, né?

E como a gente entende que estudar pode ser dinâmico e que isso é uma mão na roda na hora de fixar conteúdos, a ideia aqui é tirar proveito de diferentes recursos que são muito úteis.

Entre eles estão os mapas mentais, os fichamentos e os flashcards. Não sabe o que são os flashcards? São cards que ajudam a fixar o conteúdo uma vez que de um lado trazem a pergunta e de outro a resposta ou a palavra-chave relacionada. Isso, claro, torna o estudo mais leve.

Então, depois de fazer a questão, conferir a resposta e entendê-la, construa seus flashcards para serem consultados até o dia da prova.

4) Use a tecnologia a seu favor

É verdade que as redes sociais e a tecnologia podem comprometer o rendimento na hora do estudo. Ou seja: podem ser aquela distração perigosa, que te faz se esquecer do tempo e tira seu foco.

Mas, é importante também saber que a tecnologia pode ser muito útil! Então, é melhor saber como usá-la a seu favor, não é mesmo? Uma dica é estudar por temas e enriquecer seu estudo, por exemplo, com vídeos, podcasts e aplicativos, como os da Sanar Saúde.

Está fazendo questões sobre saúde pública? Então, aproveite para se aprofundar sobre o tema a partir de diferentes recursos, lançando mão também de exercícios comentados a respeito do assunto.

Isso torna a experiência bem enriquecedora e o processo de estudo mais dinâmico e efetivo!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Leia também:

Facilitando o edital: construindo um cronograma do zero para residência

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?