Para além da concorrência que é cada vez maior, são muitas as possibilidades de atuação na área da saúde. Portanto, saber escolher o melhor caminho faz a diferença. Muitas vezes ele passa pela especialização. E se é isso que você quer, veja a seguir dicas matadoras de como estudar por provas anteriores de residência!
A residência em saúde uni ou multiprofissional é muito procurada por quem é da área e deseja um lugar ao sol. E não é à toa. Voltada para prática e vista com bons olhos no mercado, ela é uma experiência incrível de formação profissional e networking.
Mas, o percurso para conquistar o título de especialista é longo e começa, claro, pela seleção. Uma vez escolhido o campo de atuação e as instituições do seu interesse é preciso correr atrás da tão sonhada aprovação.
Pensando em te aproximar ainda mais dessa realidade, a Sanar Saúde preparou esse conteúdo que cairá como uma luva no seu planejamento de estudos. Dá só uma olhada!
Como estudar por Provas Anteriores de Residência
Se você está mirando na residência uni ou multiprofissional de Saúde, este conteúdo é mesmo para você. Afinal, sai na frente quem se prepara de forma eficaz, numa rotina cada vez mais corrida, com distrações a todo momento.
Estudar é de praxe para quem quer ser tornar residente e fazer provas anteriores é fundamental, já que te coloca em contato com uma realidade próxima da que será vivida durante a seleção.
Além disso, é uma estratégia poderosa para colocar em prática seus conhecimentos, fixá-los, ver o que precisa ser mais estudado e por aí vai.
A importância disso você já sabe. A novidade mesmo vem agora!

4 dicas matadoras para estudar por provas
Aqui elencamos as top 4 dicas que te deixarão ainda mais perto da realização do seu sonho.
1) Monitore erros e acertos e lembre-se: a repetição é importante
Estudar provas anteriores não é somente fazer as questões e pronto. É preciso tomar nota do que você acertou e do que você errou. Veja se você acertou porque sabia mesmo ou se foi na dúvida. Muitas vezes, deixamos de lado temas que parecem estar dominados e é aí que pode morar o perigo.
Avalie sua evolução com o passar do tempo e use os erros a seu favor. Tenha atenção aos conteúdos que precisam de maior dedicação e verifique o que tende a ser cobrado nos editais – sim, além de conferir as provas anteriores de residência, fique de olho também nos editais.
Aqui, portanto, a dica é aquela máxima: vamos aprender fazendo! De quebra, você passa a conhecer o estilo da banca e os principais temas cobrados, o que aumenta suas chances.
Então, já sabe: nada de esperar o edital ser publicado para começar a estudar. Estude já antes. Valerá a pena!
2) Por onde começo? Crie a sua estratégia e torne o processo mais eficaz
Existem vários caminhos para estudar por questões de provas anteriores de residência e eles podem ditar a forma como você executará a prova no dia da seleção.
Um caminho é começar a responder as questões mais simples, já que levarão menos tempo para serem concluídas, e depois usar o tempo maior para ficar em função das questões mais complexas.
Outra possibilidade é você começar a responder as questões mais difíceis, com a cabeça mais descansada, e depois ir para as questões mais simples.
Você também pode priorizar as questões com maior peso, já que terão mais impacto na nota final, e depois seguir com as demais.
Não sabe o que mais funciona com você? Aproveite que está no momento de estudos e experimente. Use esses caminhos diferentes e veja qual funciona melhor para você!
Veja também o tempo que gasta para já entender onde está sendo o seu calcanhar de aquiles. É importante entender o que está sendo mais difícil para você. Com essa informação, claro, é importante redobrar a atenção a esses pontos.
3) Inove na forma de fixar conteúdos: vá além de responder e conferir gabarito
Seria muito monótono também se o estudo por provas anteriores se baseasse somente em responder questões e conferir gabarito, né?
E como a gente entende que estudar pode ser dinâmico e que isso é uma mão na roda na hora de fixar conteúdos, a ideia aqui é tirar proveito de diferentes recursos que são muito úteis.
Entre eles estão os mapas mentais, os fichamentos e os flashcards. Não sabe o que são os flashcards? São cards que ajudam a fixar o conteúdo uma vez que de um lado trazem a pergunta e de outro a resposta ou a palavra-chave relacionada. Isso, claro, torna o estudo mais leve.
Então, depois de fazer a questão, conferir a resposta e entendê-la, construa seus flashcards para serem consultados até o dia da prova.
4) Use a tecnologia a seu favor
É verdade que as redes sociais e a tecnologia podem comprometer o rendimento na hora do estudo. Ou seja: podem ser aquela distração perigosa, que te faz se esquecer do tempo e tira seu foco.
Mas, é importante também saber que a tecnologia pode ser muito útil! Então, é melhor saber como usá-la a seu favor, não é mesmo? Uma dica é estudar por temas e enriquecer seu estudo, por exemplo, com vídeos, podcasts e aplicativos, como os da Sanar Saúde.
Está fazendo questões sobre saúde pública? Então, aproveite para se aprofundar sobre o tema a partir de diferentes recursos, lançando mão também de exercícios comentados a respeito do assunto.
Isso torna a experiência bem enriquecedora e o processo de estudo mais dinâmico e efetivo!
Leia também:
Facilitando o edital: construindo um cronograma do zero para residência
