É estudante ou profissional de Odontologia? Então, deve saber que essa é uma área da saúde cheia de possibilidades. Hoje, vamos falar sobre Odontologia Integrada: o que é, como funciona e como se preparar para conquistar uma boa colocação no mercado.
Curtiu? Então, aproveite! Pois, quanto mais informações você tiver para tomar decisões acerca do seu futuro profissional, melhor. A seguir elencamos as informações mais importantes sobre essa área para quem quer decolar na carreira!
Odontologia Integrada: o que é
O próprio termo já sinaliza sobre o que estamos falando. Pois bem, Odontologia Integrada nada mais é do que a integração dos serviços de Odontologia em um mesmo espaço. Ou seja, em um único local o paciente consegue ter um atendimento de forma integral para suas demandas bucais.
Para que isso seja possível, como podemos imaginar, é necessário que esse local conte com a presença de uma equipe multidisciplinar. Só assim é possível promover um atendimento integrado.
A ideia é uma mão na roda para o paciente, que não precisa mais ficar de um lado para o outro. Isso porque as etapas necessárias são executadas no mesmo local, por meio da atuação de vários profissionais com diferentes especialidades.
Por ser cada vez mais demandado, esse serviço tem sido bem comum em grandes redes de clínicas. Afinal, mais do que nunca as pessoas estão buscando facilidades…
Benefícios da Odontologia Integrada
E por falar em facilidades, aqui vale lembrar que em se tratando de saúde, a excelência precisa andar de mãos dadas com as vantagens práticas que você confere agora:
Menos gastos
Pacientes que acessam essa modalidade economizam com deslocamentos, estacionamentos e, de quebra, podem negociar descontos para pacotes de serviços.
Os profissionais também economizam, já que conseguem comprar materiais e um volume maior, o que reduz o custo por unidade de cada instrumento ou medicação, por exemplo. Isso é uma ajuda e tanto, hein?
Mais agilidade
E não é só o bolso que fica feliz. Com a Odontologia Integrada também é possível fazer as pazes com o relógio, já que cumprir os atendimentos do início ao fim em um só lugar economiza tempo.
Isso é bom tanto para pacientes quanto para profissionais, já que o ritmo de atendimentos fica dinâmico, sem interrupções, e é possível fazer encaminhamentos de forma ágil, bem como consultas e trocas de saberes entre especialistas. Isso, inclusive, traz mais praticidade e, também…
Mais independência
E por falar em benefícios para os profissionais, é bom destacar que a Odontologia Integrada permite maior independência, já que as clínicas ficam com mais autonomia, não dependendo tanto de outras empresas ou de terceiros.
É comum nessa modalidade, por exemplo, a atuação em parceria entre dentistas de várias especialidades.
Mais eficiência
Com um trabalho integrado e diferentes especialidades somando força, é mais fácil promover um atendimento completo, com equipamentos de qualidade, num espaço estruturado.
Para que a Odontologia Integrada consiga cumprir o seu papel, é fundamental que a equipe esteja articulada. Afinal, o cerne dessa modalidade é a colaboração e a complementariedade. Tudo, com foco no atendimento de qualidade, com segurança e excelência, de olho nas especificidades de cada paciente.
Carreira em Odontologia: concursos, residências, salários e mais!
Odontologia Integrada: como atuar na área
Para atuar em Odontologia Integrada você precisa se especializar em algum campo da Odontologia. Antes, claro, é preciso concluir a graduação.
Hoje são cerca de 20 especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia. Entre elas, estão: Cirurgia e tratamento Bucomaxilofacial, Implantodontia e Endodontia, por exemplo.
Pós-Graduação em Odontologia:conheça as possibilidades!
Na hora de escolher uma pós-graduação, já sabe: certifique-se de que o curso é reconhecido pelo MEC. Confira a grade de aulas, as ementas das disciplinas e o corpo docente.
Pesquise também sobre a área. É fundamental que você escolha algo alinhado aos seus objetivos e às suas preferências.
Também estão entre as possibilidades de especialização a residência e o mestrado, apesar de que este segundo é mais escolhido por quem quer atuar na área acadêmica ou com pesquisas. Seja como for, sai na frente quem se especializa.
E, quando pensamos em Odontologia Integrada, isso é fundamental. Portanto, mire no seu futuro e impulsione sua carreira!
Antes de ir, confira também:
Residência em Odontologia 2022: saiba tudo aqui
A importância da pesquisa e da extensão para odontologia