Carreira em Odontologia: concursos, residências, salários e mais!

Carreira em Odontologia: concursos, residências, salários e mais!
Carreira em Odontologia: concursos, residências, salários e mais!

 

Você já se perguntou porque está ficando para trás no mercado de trabalho? Já pensou no que poderia fazer para dar uma guinada na sua carreira? E você recém-formado, já sabe que caminho seguir na Odontologia, essa profissão tão diversa?

A profissão tem crescido cada vez mais e o caminho dos concursos e residências tem sido uma grande oportunidade para o exercício profissional!

Para acabar com todas as suas dúvidas, trouxemos um artigo com as informações que você precisa para tomar o caminho certo na sua carreira. Nesse artigo vamos abordar:

  • A carreira em Odontologia
  • Áreas de atuação do profissional de Odontologia
  • Principais concursos em Odontologia
  • Assuntos mais cobrados em concursos de Odontologia
  • Residências mais concorridas em Odontologia
  • Média de salários do profissional de Odontologia
  • Comece já a sua preparação!

A carreira em Odontologia

O dentista é um profissional responsável, principalmente, pela saúde bucal das pessoas. Ele está apto a atuar na prevenção, no diagnóstico por meio de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais, e no tratamento mais adequado. Além disso, atualmente, os profissionais de Odontologia estão se capacitando para realizar procedimentos estéticos envolvendo a região facial.

Os principais caminhos que o dentista pode trilhar após a graduação envolvem:

Pós-graduação lato sensu: o dentista tem, atualmente, 21 especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia. Entre elas, estão: Cirurgia e tratamento Bucomaxilofacial e Odontologia Legal, por exemplo.

Residência Multiprofissional: a residência é uma excelente escolha após a graduação. Isso porque, além de garantir a titularidade de especialista, é uma pós-graduação com mais horas práticas do que teóricas.

É bom reforçar que o valor da bolsa para residentes vai subir a partir de janeiro de 2022. A remuneração será de R$ 4.106,09 (bruto). Atualmente, a remuneração fixa, na forma de bolsa-auxílio, é de R$ 3.330,43.

Vale lembrar que os residentes precisam ter dedicação exclusiva. Ou seja: não podem exercer outras atividades enquanto estiverem na residência

Concursos Públicos: a estabilidade profissional e financeira do concursado são as grandes vantagens dessa carreira.

Clínica particular: Esse, pode-se dizer, é o caminho mais clássico de exercer a profissão, sendo ainda um dos maiores focos dos profissionais da área.

Empreendedorismo: Cresce cada vez mais as oportunidades para empreender na Odontologia. Seja na gestão de clínicas, de escolas docentes-assistenciais ou hospitalar, entre outras.

Carreira acadêmica/docência: Este caminho pode ser árduo, pois produzir e defender dissertações e teses não é simples e exige muito empenho e dedicação.  Ainda assim, a academia é uma carreira que pode ser incrível para aqueles que são apaixonados por produzir conhecimento e ensinar!


Pós-Graduação em Odontologia:conheça as possibilidades!


Áreas de atuação do profissional de odontologia

Por ser um campo de atuação amplo, existem várias áreas de especialização em Odontologia que abrangem os mais diversos interesses, oferecendo oportunidades para que o profissional possa optar por trabalhar com o que mais se identifica.


A escolha da especialização vai depender muito mais das preferências, das habilidades e dos objetivos do profissional do que propriamente da área escolhida.

Um profissional de Odontologia pode atuar em áreas como: 

  • Endodontia
  • Periodontia
  • Ortodontia
  • Prótese
  • Implantodontia
  • Dentística
  • Odontopediatria
  • Odontolegista
  • Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
  • Harmonização Orofacial

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

O que faz um endodontista?  

– A Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. As terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente compõem a polpa, que é a parte de interesse dessa área da Odontologia. Assim, o endodontista realiza o tratamento do canal do dente, para reparar e salvar aqueles que estejam muito danificados ou infectados. 

O que faz um periodontista?  

A periodontia é uma especialidade que cuida das estruturas nobres que estão ao redor do dente: gengiva, osso e ligamento periodontal. O periodontista realiza um tratamento que minimiza os processos inflamatórios e infecciosos da gengiva, que é o tecido que reveste o osso, promovendo sustentação aos dentes.

O que faz um ortodontista?  

Ortodontia é a especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada. Esse problema pode levar à perda precoce dos dentes, pois a limpeza se torna mais difícil de ser realizada, podendo causar doença periodontal.

Além disso, esse mal posicionamento acarreta estresse aos músculos de mastigação que podem resultar em síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. E, por fim, essa correção melhora a estética do paciente, o que geralmente é a queixa principal.

O que faz um protesista?  

O protesista é o especialista que orienta a confecção de todos os tipos de próteses dentárias, definindo qual a melhor opção para a necessidade de cada paciente. Dentre os tipos de prótese, temos: PPR (Prótese Parcial Removível); PT (Prótese total); PF (Prótese fixa); Próteses sobre implantes; Coroas e facetas em porcelana.

O que faz um implantodontista?  

Essa é a especialidade que capacita o profissional a realizar implantação de materiais aloplásticos (implantes de titânio) na mandíbula e na maxila, que funciona como substituto da raíz do dente para suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

O implantodontista deve dominar as técnicas cirúrgicas específicas ou nas colocações de implantes; realizar a manutenção e o controle dos mesmos; e, quando necessário, realizar cirurgia de enxertos ósseos e gengivais.


Residência em Odontologia 2022: saiba tudo aqui


O que faz um dentista especialista em Dentística?

A Dentística é a área da odontologia designada a questões estéticas relacionadas aos dentes e às gengivas. Um especialista pode realizar uma série de tratamentos para a recuperação do sorriso que estejam comprometidos por problemas como: manchas, desgastes no esmalte ou estrutura dental e destruições causadas por doenças como a cárie.

Para isso, o dentista utiliza materiais como resina composta (e amálgama), para devolver a função e a estética dos dentes.
Ademais, a evolução dos materiais dentários vem possibilitando cada vez mais o número de técnicas nesse ramo. O especialista em dentística atua fazendo procedimentos estéticos como clareamento dental, facetas, lentes de contato, fechamento de diastemas, entre outros.

Qual o manejo de um odontopediatra?

O paciente odontopediátrico apresenta algumas peculiaridades comparado ao adulto, o que torna necessário conhecê-las para realizar o atendimento individualizado.
O odontopediatra é capaz de acompanhar as mudanças que acontecem ao longo dos anos, tanto fisiológicas quanto emocionais. Sendo assim, é o profissional mais capacitado para atender essa faixa etária.

Como é realizado o trabalho do Cirurgião Buco Maxilo Facial?  

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais, traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.


A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, geralmente sob anestesia local, pare remoção de dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas.


As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar, já que demandam mais cuidados. São elas: Cirurgias de grandes tumores; Fraturas faciais; Cirurgias ortognáticas, entre outras.

Harmonização Orofacial (HOF) na Odontologia

Quando um CD analisa um paciente, está em busca da integração da face com sorriso, dentes, lábios, medidas ósseas faciais, conseguindo realizar uma estética facial mais harmônica. Este conhecimento mais amplo do CD o diferencia de outros profissionais da saúde na atuação em HOF.

Atualmente, por meio de técnicas especiais, é possível equilibrar a parte funcional e estética da face, dentro do consultório.
A toxina botulínica é uma das principais técnicas usadas no tratamento estético orofacial. Sua ação além de estética, é terapêutica funcional, de forma que minimiza problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o sorriso gengival, o bruxismo e as dores de cabeça tensionais.

Qual o trabalho de um Odontolegista?

O Odontolegista pode trabalhar com identificação humana, perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odonto legal, balística forense, entre outras atividades.


E, além de atuar no desvendamento de crimes, o odontolegista também desempenha importante papel nas áreas cível, trabalhista e administrativa. A função do odontolegista também é importante, na prática, para ações de indenização em decorrência de erro praticado por cirurgiões-dentistas, assim como na identificação de criminosos e de pessoas vítimas de desastres aéreos e incêndios.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Oportunidades de trabalho em Odontologia

O principal local de trabalho do dentista é em consultórios odontológicos, podendo trabalhar em clínicas que contratem dentistas, sendo autônomo (recebendo pelos pacientes que atende) ou um funcionário (tendo um salário fixo).

Porém, para um dentista recém-formado montar um consultório é uma opção bastante arriscada, já que o mercado está cada vez mais competitivo, e muitas vezes, bem saturado. Além disso, é necessário um grande investimento em materiais e equipamentos, o que nem sempre é viável logo no início da carreira.        

É notório que, apesar de todo o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico, a capacidade de exercer nossa profissão com segurança só ocorre quando são iniciadas as experiências individuais no dia a dia.

O cargo público oferece essa oportunidade de aprendizado e o profissional recém-formado estará trabalhando de forma conjunta com outros profissionais, tendo a chance de receber auxílio quando necessário e assim, adquirir um maior conhecimento associada à experiência.


Sendo assim, a opção mais viável é procurar uma alternativa como prestar um concurso público.

No setor público existem as mais diversas oportunidades, principalmente na saúde pública e nas prefeituras municipais. E, além dessas, há os concursos das forças armadas, que oferecem salários bastante atrativos.

A carreira de Odontologia militar está em constante crescimento, graças ao nível do trabalho, que é dedicado à pesquisas e cursos de capacitação. Os dentistas do exército são profissionais cada vez mais qualificados e referência em atendimento clínico.

E isso acontece também no Exército, na Marinha, na Aeronáutica, na Polícia Militar e no corpo de bombeiros que atualmente têm um amplo quadro de dentistas, afirmando a valorização dessa área da saúde bucal para o regime militar.

Além dessas áreas, os profissionais de Odontologia também exercem um importante papel na área acadêmica. Essa área se dedica a pesquisas científicas com o intuito de obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo e passar conhecimento.

Para trabalhar em uma universidade pública é preciso passar por um concurso, ou como temporário. Já em faculdades particulares o currículo acadêmico é o que importa.

Em algumas cidades os salários não são altos, mas trabalhar em um cargo público fornece a estabilidade financeira inicial que é necessária a todo profissional recém-formado.       

É bom saber que há uma razoável oferta de concursos públicos para profissionais de Odontologia nas mais diversas instituições – desde a Polícia Militar até universidades públicas.  Os ganhos podem ultrapassar os R$ 10 mil.


Concursos para Saúde abertos no Brasil!


Comece já a sua preparação!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Para se preparar para qualquer um desses assuntos, nós temos produtos especializados totalmente focados, dá só uma olhada:

Coleções de Manuais da Odontologia (a coleção completa barca praticamente todos esses assuntos!)

Legislação do SUS Comentada e Esquematizada

Livro de 1.000 Questões Comentadas de Concursos em Odontologia

Cursos preparatórios online para concursos e residências!

Antes de ir, confira ainda:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?