O Hospital Tacchini, localizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, acaba de receber o prêmio nacional de Excelência em Enfermagem.
A pesquisa de mercado e os cases de sucesso da instituição foram decisivos. Isso fez com que a instituição fosse indicada pelo conselho editorial do Grupo Mídia, responsável por idealizar o evento de premiação. A cerimônia aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, no último final de semana.
Na ocasião, a diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, dra. Roberta Pozza, recebeu o prêmio, ao lado da gerente de Enfermagem, Marcela Dachery.
Segundo a diretora, um diferencial do Tacchini que contribuiu para a conquista do prêmio nacional de Excelência em Enfermagem é a flexibilização do trabalho de Enfermagem dentro da instituição.
“É a flexibilidade das nossas equipes que permite implementarmos novos protocolos de segurança e introduzirmos novas tecnologias. Tudo isso para que nossos profissionais dediquem menos tempo para questões burocráticas e invistam toda a atenção nas necessidades do paciente, sejam elas quais forem”, explica.
Ainda de acordo com ela, essa característica fez com que o Tacchini, com 40 leitos regulares de UTI, fosse capaz de manter a qualidade de atendimento para 73 pacientes críticos ao mesmo tempo em meio à segunda onda da covid-19.
Boas práticas em Enfermagem
Sobre esse contexto, a gerente de Enfermagem, Marcela Dachery, destaca as boas práticas implementadas recentemente:
- Round Diário (espaço para troca de informações entre profissionais);
- Safety Huddle, (ferramenta estratégica para segurança do paciente),
- Escala Mews (protocolo que permite identificar precocemente níveis de deterioração clínica do paciente) como avanços significativos na melhora da qualidade no tratamento dos pacientes.
A respeito da importância do prêmio nacional de Excelência em Enfermagem , ela diz: “No Tacchini não trabalhamos para receber prêmios ou reconhecimentos. Nosso trabalho é voltado para salvar vidas e transformar a experiência dos nossos pacientes, independentemente da função ou da unidade de assistência do nosso sistema de saúde. Enquanto essa atividade estiver sendo realizada com excelência, teremos como consequência premiações como essas, que nos enchem o peito de orgulho por toda equipe.”
Os profissionais de Enfermagem representam 800 dos 2.200 colaboradores do Hospital.
É bom saber também que, desde 2018, o Hospital Tacchini integra a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), uma organização que congrega os 120 maiores e mais bem conceituados hospitais privados de excelência do Brasil.
Residência Hospital Tacchini
Vai nesse sentido de busca por qualidade, o projeto de implementar a oferta de residência multiprofissional. Nesse contexto, o Hospital Tacchini realizou, em maio deste ano, o ato de nomeação dos profissionais que farão parte das suas Comissões de Residência Médica e Multiprofissional.
A iniciativa é um importante passo para a realização dos programas para 2022, o que é meta para a instituição.
No entanto, o Tacchini precisa passar por uma série de etapas técnicas e burocráticas. Para isso, conta com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, uma das principais referências da área na América Latina.
A previsão é que a residência multiprofissional seja dividida em três áreas:
Intensivismo Pediátrico, com vagas para Enfermagem (1), Farmácia (1), Fisioterapia (1) e Nutrição (1);
Atenção à Clínica Intensiva, com vagas para Enfermagem (8), Farmácia (4), Fisioterapia (8) e Nutrição (4);
Atenção ao Paciente Oncológico, com vagas para Enfermagem (1), Farmácia (1), Fisioterapia (1), Nutrição (1) e Psicologia (1);
Além da implementação do Programa de Residência, outro avanço importante que está no radar da instituição é o monitoramento de pacientes ligados a aparelhos por meio de inteligência artificial.
Se Enfermagem é sua praia, aproveite e leia também:
Reflexões de um profissional de enfermagem em tempos de pandemia
Diário de uma residente de Enfermagem: confira!
Yellowbook Enfermagem: entenda por que você precisa ter o seu