Investimento: pós-graduação! | Colunista

Saudações a todos! Dúvidas sobre qual caminho seguir após o bacharelado? Ingressar em uma pós-graduação lhe permitirá adquirir um conhecimento muito mais aprofundado naquela área que você mais se identificou por afinidade durante seu curso (No meu caso foi a neurologia, por este motivo fiz uma pós-graduação em fisioterapia neurofuncional).

Escolhendo o caminho

Você pode optar por trabalhar diretamente com atendimentos em hospitais, clínicas, domicílios, outra opção seria a docência onde é possível lecionar em cursos técnicos e faculdades, ou ainda atuar em linhas de pesquisa. Para todas essas opções, a pós-graduação apresenta duas categorias:

➢ Lato sensu – capacitações com foco na prática, na melhora de mão de obra:

✔ Especializações.

✔ MBA (Master of Business Administration): semelhante à especialização, porém com foco em gestão de negócios.

➢ Stricto sensu – são cursos específicos para área acadêmica:

✔ Mestrado: configura-se como um aprofundamento na área de pesquisa, pode ser uma continuidade de um projeto de pesquisa científica já começada durante a graduação, assemelhando-se a uma atualização do conhecimento.

✔ Doutorado: são estudos que levam a elaboração de uma tese que conduzirá a novos achados dentro de uma linha de pesquisa.

Quais os benefícios?

Mas efetivamente, para que fazer uma pós-graduação? Estamos adentrando o segundo semestre de 2021 e o cenário do mercado trabalhista aponta para uma demanda de profissionais cada vez mais especializados.

De acordo com a Agência Brasil (canal de divulgação de notícias da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação), no período de 2016 a 2019 houve um aumento de 74% de alunos na modalidade de pós-graduação (chegando a aproximadamente seis milhões de alunos).

Na prática:

(1) Competitividade: sob análise de um empregador, é mais vantajoso contratar alguém mais especializado.

(2) Empregabilidade/plano de carreira: um pós-graduado está adiantado em relação aos demais no quesito treinamento, além disso, se o curso foi iniciado com planejamento no plano de carreira da empresa a chance de crescimento profissional é maior.


(3) Remuneração: cada área de atuação tem sua remuneração específica, a possibilidade de aumento para pós-graduados fica em torno de 80 a 100%.

Concluindo

Após a conclusão do seu bacharelado, você passa da condição de estudante para empregado ou desempregado, em ambas notará que seus colegas que fizeram algum tipo de especialização terão maiores chances de crescimento profissional e também melhores remunerações.

Mais ainda, durante sua própria graduação, se for atento notará que seus professores possuem em sua maioria algum título, seja de mestre ou doutor (PhD) devido também a própria exigência da instituição em que cursou.


Sendo assim, não importa o caminho que queira trilhar, se o seu objetivo é crescer e evoluir em sua profissão, a alternativa a seguir é se especializar. Ainda que os custos para cursar uma pós-graduação possam ser elevados, avaliando todo o processo e o resultado final, pode certamente ser considerado como um tipo de investimento, pois trará retorno financeiro e também crescimento profissional.

Matérias relacionadas:

Referências

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/pesquisa-revela-crescimento-de-74-dos-alunos-de-pos-graduacao-no-pais

https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/quanto-ganha-um-profissional-de-fisioterapia

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?