Nós sabemos que os programas de residência, tanto multiprofissional quanto uniprofissional, possuem uma rotina complexa que transita entre o aprendizado (a formação) e a prática (o trabalho).
A carga horária extensa de atendimentos, somada aos plantões e as pesquisas (que na maioria das vezes é obrigatória) é o que torna esse programa tão desafiador. Para lidar com essa rotina exaustiva, e com o máximo de aproveitamento, listamos abaixo algumas dicas que podem contribuir com desempenho durante a residência.
Saco vazio não para de pé
A rotina é desgastante, são documentos para preencher, trabalhos para entregar e isso tudo somado a rotina de atendimento.
A alimentação por vezes fica em segundo plano. Comer alimentos de rápido preparo ou somente quando fome “aperta”, pode comprometer a saúde, podendo levar a um pico de hipoglicemia ou até mesmo a uma baixa na imunidade.
Adaptar hábitos alimentares saudáveis a sua rotina, é importantíssimo, assim como, respeitar o tempo de descanso. Afinal o profissional precisa estar bem de saúde, para cuidar de quem precisa.
Na dúvida, anota
Por mais preparado que o residente esteja, sempre tem um assunto outro que foge da cabeça, afinal somos humanos. Anotar o assunto que se deve revisar, anotar dicas, conceitos, ou qualquer outra informação que julgue pertinente e relevante, para pesquisar depois, é muito válido. Aplicativos com a função bloco de notas, ou com áreas para anotações, são ideais para esse objetivo.
Olhos treinados garantem um diagnóstico mais preciso
Treinar, treinar e treinar. Não existe outra forma de aprender a interpretar exames de imagens se não treinando. Praticando nós aumentamos nossa percepção visual, e com o tempo, nossos olhos vão quase que institivamente procurando algo que se apresente fora da normalidade. Tomografias, Ressonâncias, Radiografias e até Ultrassonografias são alguns exemplos de exames de imagens que precisam de prática e treinamento.
Replay
Revise conteúdos quantas vezes forem necessárias. Crie o hábito de pesquisar. Organize um tempo em sua rotina semanal para ler artigos recentes, dessa forma se manterá atualizado sobre os assuntos da sua área de atuação. Seguem algumas dicas de plataformas que contem publicações de artigos para pesquisa:
- MedLine
- Web of Science
- Lilacs
- Google Scholar
- Scopus
- Embase
Alguns aplicativos são muitos uteis, eles otimizam atendimento e a rotina profissional. Servem como meio de consulta rápida, que ajudam na hora da dúvida. Seguem algumas dicas:
- CID-10 Pro (Classificação Internacional de Doenças)
Aplicativo direcionado a orientar os profissionais da saúde o código de cada doença. Sua atualização é feita pelo DataSUS.
- Genéricos Br
Aplicativo que contém informações sobre os medicamentos genéricos disponíveis no Brasil, com informações sobre o princípio ativo, bulas e fabricantes.
- Yellowbook – SANAR
Um dos aplicativos mais dinâmicos e funcionais direcionados aos profissionais da saúde, nele você encontra : orientações para prescrições, fluxos de condutas, escores, calculadora, bulário e orientações sobre algumas doenças.
A mudança de pequenos hábitos pode trazer grandes resultados, e na residência não é diferente. Saber aproveitar os momentos de aprendizado, estar bem (física e mentalmente) para receber toda a riqueza de conhecimento que esse ambiente proporciona, é o que fará a diferença na formação.
Matérias relacionadas:
Referências:
http://prceu.usp.br/residenciamulti/a-residencia/
http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional