Enfermagem do Trabalho: 5 coisas que você deve saber

Enfermagem do Trabalho: 5 coisas que você deve saber
Enfermagem do Trabalho: 5 coisas que você deve saber

Estudantes de Enfermagem e profissionais da área: cheguem mais! Hoje vamos falar sobre um campo de atuação que merece atenção: a Enfermagem do Trabalho.  O que você gostaria de saber a respeito dessa especialização? A seguir, compartilhamos 5 coisas que você precisa entender sobre a área.

A atuação do profissional de Enfermagem é bem ampla. São várias as possibilidades para quem atua ou quer atuar como enfermeiro. Entre elas está a Enfermagem do Trabalho que, como o próprio nome diz, tem foco na saúde do trabalhador.

Normalmente, o profissional especializado atua de forma conjunta com o médico do trabalho e com o técnico de segurança do trabalho.

Confira abaixo o top 5 de coisas que você precisa saber sobre esse campo que vem contratando cada vez mais. Sim! Vamos falar também sobre mercado de trabalho, claro!

5 coisas sobre Enfermagem do Trabalho

1. O que é a Enfermagem do Trabalho

Bom, trata-se de uma especialização voltada para Enfermeiros que vem crescendo nos últimos anos, principalmente, após a sua regulamentação.

Ela pode ser traduzida como uma área de atuação dentro da Enfermagem que tem como foco a segurança, a proteção e a saúde do trabalhador. É uma área que está sendo bem demandada por empresas e indústrias dos mais diferentes ramos, em todo o Brasil.

A sua regulamentação, claro, contribuiu para que os especialistas da área tivessem mais destaque no mercado de trabalho. Isso porque a Norma Reguladora (NR4) prevê que empresas cumpram uma série de regras que, por sua vez, precisam de enfermeiros especialistas em Enfermagem do Trabalho para serem realizadas, entendeu?

Então, essa Norma foi realmente uma conquista e tanto para os enfermeiros. E, também, para os trabalhadores, que passaram a contar com um aliado e tanto na hora de assegurar melhores condições de trabalho, de olho na segurança e na saúde.

2. O que faz um enfermeiro do Trabalho

Como podemos imaginar, ele atua cuidando da saúde do trabalhador, integrando a equipe multiprofissional do serviço especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho.  

As atividades principais da Enfermagem do Trabalho giram em torno de planejamento e de ações como elaborar projetos, palestras e cursos que visam minimizar doenças relacionadas ao trabalho e acidentes.

Entre as principais atividades, estão:

  • Primeiros socorros aos trabalhadores, em urgência, dentro da empresa;
  • Identificar riscos e coletar dados de doenças ocupacionais;
  • Treinar os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Supervisionar as condições de trabalho, principalmente em relação à insalubridade e riscos de acidente;
  • Explicar sobre a importância dos equipamentos de proteção individual para os funcionários.

3. Qual a diferença entre o enfermeiro e enfermeiro do trabalho

A diferença é que o enfermeiro do trabalho fez uma especialização (pós-graduação ou residência) em Enfermagem do Trabalho e vai atuar no mercado ocupacional, com uma rotina bem diferente do que ele teria em um hospital, por exemplo.

Os principais temas que irão fazer parte do dia a dia do enfermeiro do Trabalho são:

  • Doenças Ocupacionais;
  • Biossegurança;
  • Legislação em Saúde do Trabalhador;
  • Segurança do Trabalho.

Mas, claro, todo o conhecimento aprendido na graduação é aproveitado. O especialista é, antes de tudo, um enfermeiro! Com uma pós-graduação na área o profissional terá a chance de ampliar a visão sobre outros campos do saber, de forma complementar sua formação!

Entre as disciplinas que costumam compor um curso de Enfermagem do Trabalho estão:

  • Políticas públicas de Saúde do Trabalhador;
  • Aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho;
  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional;
  • Atendimento às doenças ocupacionais.

4. Como está o mercado para Enfermagem do Trabalho

Está aquecido. É cada vez maior o número de seleções e concursos para enfermeiro do Trabalho. O salário pode variar bastante, indo de R$ 2.000,00 a R$ 12.000,00.

Com a legislação sobre saúde e segurança do trabalho abarcando a regulamentação da profissão, não é de se estranhar que a demanda por esse tipo de profissional esteja crescendo.

Quem se especializa em Enfermagem do Trabalho pode atuar empresas de todos os portes e setores, assim como em hospitais, escolas, comércios e sindicatos.


Residências multiprofissionais previstas para 2022: confira!


5. Como se tornar um Enfermeiro do Trabalho

Por último, mas não menos importante! É bom saber que para se tornar um Enfermeiro do Trabalho você precisa, em primeiro lugar, ser graduado em Enfermagem por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Depois, quem tem interesse em se especializar deve buscar uma especialização em Enfermagem do Trabalho. Nessa hora, é fundamental pesquisar sobre a instituição ( que deve ter o curso reconhecido pelo MEC), conferir a grade de disiciplinas e o corpo docente.

Quem quer ser um especialista em Enfermagem do Trabalho pode recorrer à uma pós-graduação ou à uma residência – há algumas pelo Brasil. E, nesse caso, é preciso ficar de olho no edital da seleção e seguí-lo a risca!

Além disso, em ambos os casos, é preciso ter o registro no Corem – Conselho Regional de Enfermagem.

Gostou desse conteúdo?

Não deixe de conferir esse vídeo incrível que resume bem o que falamos aqui e não leva nem 3 minutos para você asssitir!

Ei, antes de ir, aproveite para ler também:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?