Uma perspectiva sobre bruxismo e DTM | Colunista

Diante da existência de diversos imbróglios associados à cavidade oral mostra-se a necessidade de análise de cada um individualmente para compreensão da sua existência e o que motiva o seu surgimento.

Hoje vamos abordar sobre dois dos problemas mais comuns: Bruxismo, DTM e a associação existente entre eles. Mas antes, é necessário entendermos o que é e do que se trata cada qual para a partir disso percebermos a importância do tratamento e da sua eficácia para a melhoria de vida do indivíduo que sofre com tais distúrbios.

Mas afinal, o que diferencia um do outro?

As disfunções temporomandibulares (DTM) são classificadas em articulares ou musculares associadas ao sistema estomatognático e ainda não tem um motivo claro para o seu desenvolvimento, causam alterações, dores e mobilidade comprometida das articulações e músculos próximos, originando desconfortos orofaciais em tal conjunto.

Já o bruxismo é caracterizado por atividade muscular mastigatórias com hábitos de ranger, apertar, encostar e bater os dentes ou realizar a movimentação da mandíbula com força, provocando uma redução na corrente sanguínea, dando origem a dores, espasmos e desgaste dental.

Quais as principais causas/motivos para a ocorrência desses eventos?

Dentre inúmeras razões para o acontecimento desses problemas podem-se citar instabilidades emocionais e psicológicas, etilismo e crises de ansiedade, tais fatores acarretam  uma sobrecarga do sistema estomatognático de acordo com a gravidade e persistência dos sintomas, ocasionando desconfortos e dores ou até na limitação da abertura bucal, perpetuando o quadro de bruxismo e DTM e gerando tensão e hiperatividade muscular.

Em que faixa etária ou sexo é mais comum a presença destes distúrbios?

Normalmente, há uma predominância do sexo feminino e média de idade entre 20 e 40 anos e podem estar ligadas a questões hormonais, estresses diários e condições emocionais desfavoráveis, ocasionando na necessidade de acompanhamento e  orientação para que o paciente possa perceber e interromper os hábitos orais viciosos e eliminar possíveis desconfortos, dores e desgastes.

O que se entende com isso?

Fica claro, portanto, que mesmo que existam associações de causas e efeitos para tais doenças ainda existem dúvidas acerca da existência de um tratamento que seja único e efetivo para essas  já que são de causas multifatoriais ,mas, embora ainda não se encontre, algumas medidas como acompanhamentos psicológicos, com cirurgiões dentistas e o uso de placas interoclusais são realizadas, ofertando uma abordagem multidisciplinar para promoção da reabilitação e destacando mais uma vez a importância da assistência terapêutica afim de diminuir o impacto gerado no grupamento oral e proporcionar bem-estar e melhoria de vida ao paciente.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA: Reabilitação no tratamento conservador das desordens temporomandibulares (DTM). Einstein. São Paulo. 1 p. Disponível em: https://www.einstein.br/especialidades/ortopedia/exames-tratamentos/reabilitacao-tratamento-dtm.

ARTIGOS de Saúde: Bruxismo. Boa Saúde. 2021. 1 p. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4829/-1/bruxismo.html.

PINHEIRO, Marcelle. Disfunção temporomandibular (DTM): o que é sintomas e como tratar. Tua Saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/dor-na-atm/. 

LIMOEIRO, Diego. ATM E DTM: VEJA O QUE É CADA UMA E QUAIS AS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS PARA AS DISFUNÇÕES NA ARTICULAÇÃO DA MANDÍBULA. Sorrisologia. Rio de janeiro. Disponível em: https://sorrisologia.com.br/w/atm-e-dtm-veja-o-que-e-cada-uma-e-quais-as-causas-sintomas-e-tratamentos-para-as-disfuncoes-na-articulacao-da-mandibula_a9155. 

BARRETO, Rhianna. PROBLEMAS NA MANDÍBULA: DTM, BRUXISMO, FRATURA… ENTENDA O QUE PODE PREJUDICAR ESSA REGIÃO. Sorrisologia. Disponível em: https://sorrisologia.com.br/w/problemas-na-mandibula-dtm-bruxismo-fratura-entenda-o-que-pode-prejudicar-essa-regiao_a10847.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?