Residência emodontologia: caminhos dos egressos | Colunista

Iniciar algo novo sempre é motivo de ansiedade e euforia. Esses sentimentos com certeza apavoram a mente de um residente nos seus primeiros dias. O medo de lidar com a rotina de trabalho e estudos em uma carga horária de 60 horas sempre será uma das principais angústias de um R1 iniciante. Por isso, hoje vou compartilhar um pouco da minha experiência como residente com vocês, e o que aprendi para lidar com esta rotina.

 Se organize e Otimize seu Tempo

O dia a dia do residente é extremamente cansativo, principalmente nas primeiras semanas de adaptação. Por isso, aproveite cada momento livre dentro das 12 horas diárias em serviço, se isso for possível, para manter os estudos em dia. Evite acumular trabalho ou estudo para o dia seguinte.  A rotina hospitalar ou de uma USF é dinâmica e nunca se sabe o que nos espera no dia posterior.

Procure se atualizar diariamente na sua rotina de estudos. Questione as práticas clínicas diárias, os casos novos, e procure se aprofundar para estar cada dia mais preparado para cada nova patologia, e procedimento. Com o tempo o que um dia foi novo, será corriqueiro no seu cotidiano.  A ânsia por conhecimento é tão grande que chegar em casa e estudar não se tornará um fardo.

Tudo é Aprendizado.

Aproveite ao máximo o conhecimento dos seus preceptores, e tire todas as suas dúvidas. Se sua residência for multiprofissional, a troca com os colegas de outras profissões é engrandecedora e nos abre os horizontes para um atendimento mais perspicaz e humanizado.

Errar é humano, e você poderá errar um dia, ou ter um desempenho abaixo do esperado. Ou quem sabe, este erro possa ser do seu colega, ou outro profissional. Essas situações tem um grande potencial para nos ensinar, talvez mais que o acerto.

Valorize sua Saúde

Para uma assistência de excelência, primeiramente cuide-se. Procure manter suas horas de sono em dias, valorize as relações interpessoais no trabalho e fora dela. Dê atenção a sua família, amigos, valorize os momentos de lazer. Além disso, leia livros não científicos, assista a filmes, medite, sua mente precisa de descanso.

Pratique exercício físico! Um residente precisa de resistência, então procure uma atividade esportiva que te faça bem. Ademais, exercícios físicos também fazem bem ao controle do estresse e ansiedade.  Aliado a esta rotina, introduza uma alimentação saudável.

Cuide também da sua saúde mental, procure profissionais que te ajudem com isso, como psicólogos e terapeutas. Introduza com sabedoria o autocuidado na sua rotina e não abra mão dela.

A residência, para mim fio um grande momento de aprendizado pessoal e profissional. No início a rotina foi pesada, e a ansiedade e o emocional realmente se abalam. A maior dúvida é: será que vou da conta? Mas com organização e amor ao que faz o peso do início se torna cada dia mais leves e as atividades que causavam temos no início se tornam leves e corriqueiras, e alguns meses depois já estamos habituados a rotinas e suas exigências.

Matérias relacionadas:

Referências:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?