Residência em Nutrição: o que cai na UERJ

Residência em Nutrição: o que cai na UERJ
Residência em Nutrição: o que cai na UERJ

Atenção nutricionistas! Se você quer impulsionar sua carreira, deve saber que fazer uma especialização é cada vez mais necessário. Se o seu sonho é ser residente, está no lugar certo!  Hoje vamos falar sobre Residência em Nutrição, mostrando o que mais cai nas provas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A UERJ é uma das mais importantes instituições de ensino superior do país. Ela possui 16 campi e unidades externas distribuídas em oito cidades do estado do Rio de Janeiro.

Uma vez por ano, a UERJ abre processo seletivo para os seus 13 programas de Residência em Saúde: 5 em área profissional da saúde e 8 multiprofissionais. Entre as profissões contempladas está a Nutrição, nosso foco por aqui.

Os cursos têm duração de dois anos (em alguns casos três) com carga horária de 5.760 horas divididas em 80% de prática e 20% de teoria. São 60 horas semanais.

A dedicação do residente precisa ser exclusiva, ok? Não é permitido realizar outra atividade profissional durante esse período.

Todos os residentes recebem, até o final de 2021, bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43.  A partir de janeiro de 2022, valor da bolsa para residentes será de R$ 4.106,09 (bruto).   O reajuste faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Para aproximar você da tão sonhada aprovação, compartilhamos a seguir o levantamento das disciplinas mais recorrentes da Residência em Nutrição da UERJ! Para isso, analisamos as provas de 2018 a 2021!

Confira!

Residência em Nutrição: o que cai na UERJ

Estar por dentro dos assuntos mais recorrentes nas provas de uma instituição é um diferencial e tanto. Então, acompanhe o que vem pela frente e faça seu planejamento de estudos ainda mais assertivo.

Lembre-se: para além desses tópicos, fique de olho no que traz o edital. É importante segui-lo á risca e contemplar todo o conteúdo previsto.

Confira abaixo o top 10 de disciplinas mais recorrentes nas provas UERJ dos últimos 4 anos e o top 5 com assuntos que mais caem!


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Disciplinas de Nutrição mais recorrentes na UERJ

Acabou o mistério! Veja o ranking das disciplinas que mais caem nas provas dessa universidade que é queridinha de quem deseja ser residente em Saúde!

1º Dietoterapia

2º Materno Infantil

3º Ciclos de Vida

4º Saúde Pública

5º Avaliação Nutricional

6º Técnica Dietética

7º Fundamentos da Nutrição

8º Alimentação Coletiva

9º Terapia Nutricional

10º Ética Profissional


Residência da UERJ: Programas, vagas, processo seletivo e mais!


Residência em Nutrição na UERJ: o que mais cai sobre Dietoterapia

Dietoterapia é a disciplina mais cobrada nas provas para residência em Nutrição da UERJ. Agora, vamos conferir quais são os assuntos mais recorrentes sobre o tema:

1º Aparelho Digestório

2º Doenças Endócrino Metabólicas

3º Pré e Pós-Operatório

4º Doenças Renais

5º Paciente Crítico

Materno Infantil: o que mais cai nas provas de residência da UERJ

Vimos acima que Materno Infantil é a segunda disciplina mais cobrada nas provas para residência em Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mas, o que será que é mais abordado? Veremos agora!

1º Crianças (menores de dois anos)

2º Lactação/ Nutrizes

3º Gestão/ Gestantes

Ciclos de Vida: o que é mais cobrado na UERJ

Quem quer se dar bem nas provas da UERJ também precisa estar por dentro desse tema.  Confira o ranking dos tópicos mais cobrados:

  • 1º Idoso
  • 2º Adolescente
  • 3º Criança

E não para por aqui! Vamos ao próximo tema!

Nutrição e Saúde Pública: o que mais cai nas provas

Esse é um tema que merece atenção na hora de estudar. A seguir, vamos conferir os pontos mais cobrados:

1º Política de Sustentabilidade do SUS – PNAB, Atenção Hospitalar

2º Segurança Alimentar e Nutricional – Guia Alimentar, PNAE, SISAN

Residência em Nutrição na UERJ:  o que saber em Avaliação Nutricional

Se você quer a tão sonhada aprovação na residência em Nutrição nessa instituição que é referência em Saúde, precisa estar por dentro dessa disciplina. Veja aqui os assuntos mais recorrentes:

1º Diagnóstico Nutricional

2º Exame Físico

3º Exames Bioquímicos


Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber


Residência em Nutrição da UERJ 2022

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou os editais dos Programas de Residência Profissional e Multiprofissional em Saúde.

São oferecidas 70 vagas no total para formados em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Também há vagas para as áreas de Fonoaudiologia e Serviço Social

Para Residência em Nutrição foram 18 vagas no total – 16 para o Programa em Nutrição Clínica e 2 para o Programa

Para o Programa de Residência em Nutrição Clínica, foram 16 para Nutrição Clínica e 2 par ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.

O processo seletivo será realizado em única etapa: Prova Objetiva, com 25 questões, sendo: 05 (cinco) questões sobre o SUS e 20 (vinte) de Conhecimentos Específicos ou Prova Discursiva (apenas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso).

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!  

Não deixe de conferir também:

Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

RESIDÊNCIAS ABERTAS NO BRASIL

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?